Nome do Projeto
CineAmbientalGA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/09/2025 - 14/09/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Assistir, refletir e debater filmes/curtas é uma experiência única e marcante. Em geral a projeção de filmes/curtas em sala de aula contribui com práticas pedagógicas e, possibilitam o contato com a uma determinada produção audiovisual. Além disso, a utilização como instrumento de trabalho é motivadora, inovadora, bem como é capaz de envolver várias disciplinas e conteúdos programáticos num mesmo contexto e momento. Nesse sentido, o uso do audiovisual em sala de aula possibilita o desenvolvimento de um saber crítico e consciente por parte do educando, tornando as aulas dinâmicas e contribuindo para a reflexão, debate e sobre o conteúdo teórico programado para uma determinada disciplina.

Objetivo Geral

Contribuir para ampliação do conhecimento acerca da questão ambiental, por meio da exibição de filmes/curtas em sala de aula.

Justificativa

Assistir, refletir e debater filmes/curtas é uma experiência única e marcante e ainda de pouco acesso aos diferentes públicos. Em geral a utilização de filmes em sala de aula tem por objetivo o estimulo de novas práticas pedagógicas, bem como possibilitar o contato com a uma determinada produção audiovisual. O cinema é uma ferramenta de trabalho motivadora, inovadora, bem como instrumento capaz de envolver várias disciplinas e conteúdos programáticos num mesmo contexto e momento. De acordo com Napolitano (2003) “a utilização do cinema na escola pode ser inserida, em linhas gerais, num grande campo de atuação pedagógica”. O uso do audiovisual é motivador no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de um saber crítico e consciente por parte do educando, tornando as aulas dinâmicas e reflexivas, possibilitando o debate acerca do conteúdo teórico programado para a disciplina e os temas exibidos nos filmes/curtas. A exibição e o debate acerca dos filmes/curtas selecionados contribuirá para ampliação do conhecimento acerca da questão ambiental. Por fim, a exibição de filmes/curtas/documentários também possibilita o estimulo ao olhar seu meio e traduzir, em linguagem de audiovisual, suas realidades, buscando a conscientização das pessoas sobre a importância de suas ações no processo de gestão socioambiental.

Metodologia

O uso do audiovisual em sala de aula necessita de uma metodologia consistente e aplicável. A exibição e debate de filmes/curtas/documentários diversifica a prática de ensino-aprendizagem, tornando o ambiente da sala de aula um espaço multidisciplinar, transdisciplinar e transversal. O presente projeto de ensino será desenvolvido/executado no âmbito do curso de Gestão Ambiental (Bacharelado), em diferentes disciplinas. Prevendo a participação de docentes, pesquisadores, discentes e convidados (na condição de colaboradores/debatedores). A dinâmica prevê a exibição de filmes/curtas/documentários sobre diferentes temáticas que permeiam a questão ambiental, tais como biodiversidade, água, agricultura, pecuário, unidades de conservação, urbanização, mudanças climáticas, ocupação urbana, desmatamento, saneamento, educação ambiental, responsabilidade socioambiental, comunidades tradicionais, resíduos sólidos e outras que possibilitem a reflexão e o debate, relacionando-os com os conteúdos teóricos das referidas disciplinas.

Indicadores, Metas e Resultados

- promover um espaço para o exercício da reflexão, debate e diálogo relacionados à temática socioambiental por meio da exibição de filmes/curtas/documentários;
- estimular o contato audiovisual com diferentes temas e realidades sobre a questão ambiental;
- contribuir com a reflexão dos discentes para a elaboração e desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso – TCC;
- potencializar o uso do audiovisual como metodologia no processo ensino-aprendizagem no curso de Gestão Ambiental;
- contribuir com a percepção, a identificação e o desenvolvimento de novas oportunidades de estudo, pesquisa e extensão para o curso de Gestão Ambiental da UFPel;
- promover a sensibilização, reflexão e mobilização de docentes e discentes sobre o meio em que vivem;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRA MARREIRO DE MELO DOS SANTOS
ANA CLARA RODRIGUES GIL
CELSO ELIAS CORRADI2
CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER5
EDUARDA MEDRAN RANGEL2
GIOVANNI NACHTIGALL MAURICIO2
JAMMILI VITORIA EBEL TESSMANN
JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN2
KETHLIN GIOVANNA DA SILVA RAMOS
MAURICIO PINTO DA SILVA10
ROBERTA MACHADO KARSBURG2
ROSAURA ESPIRITO SANTO DA SILVA2
SABRINA LESSA DA SILVA LIMA

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