Nome do Projeto
CineAmbientalGA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/09/2025 - 14/09/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Assistir, refletir e debater filmes/curtas é uma experiência única e marcante. Em geral a projeção de filmes/curtas em sala de aula contribui com práticas pedagógicas e, possibilitam o contato com a uma determinada produção audiovisual. Além disso, a utilização como instrumento de trabalho é motivadora, inovadora, bem como é capaz de envolver várias disciplinas e conteúdos programáticos num mesmo contexto e momento. Nesse sentido, o uso do audiovisual em sala de aula possibilita o desenvolvimento de um saber crítico e consciente por parte do educando, tornando as aulas dinâmicas e contribuindo para a reflexão, debate e sobre o conteúdo teórico programado para uma determinada disciplina.
Objetivo Geral
Contribuir para ampliação do conhecimento acerca da questão ambiental, por meio da exibição de filmes/curtas em sala de aula.
Justificativa
Assistir, refletir e debater filmes/curtas é uma experiência única e marcante e ainda de pouco acesso aos diferentes públicos. Em geral a utilização de filmes em sala de aula tem por objetivo o estimulo de novas práticas pedagógicas, bem como possibilitar o contato com a uma determinada produção audiovisual. O cinema é uma ferramenta de trabalho motivadora, inovadora, bem como instrumento capaz de envolver várias disciplinas e conteúdos programáticos num mesmo contexto e momento. De acordo com Napolitano (2003) “a utilização do cinema na escola pode ser inserida, em linhas gerais, num grande campo de atuação pedagógica”. O uso do audiovisual é motivador no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de um saber crítico e consciente por parte do educando, tornando as aulas dinâmicas e reflexivas, possibilitando o debate acerca do conteúdo teórico programado para a disciplina e os temas exibidos nos filmes/curtas. A exibição e o debate acerca dos filmes/curtas selecionados contribuirá para ampliação do conhecimento acerca da questão ambiental. Por fim, a exibição de filmes/curtas/documentários também possibilita o estimulo ao olhar seu meio e traduzir, em linguagem de audiovisual, suas realidades, buscando a conscientização das pessoas sobre a importância de suas ações no processo de gestão socioambiental.
Metodologia
O uso do audiovisual em sala de aula necessita de uma metodologia consistente e aplicável. A exibição e debate de filmes/curtas/documentários diversifica a prática de ensino-aprendizagem, tornando o ambiente da sala de aula um espaço multidisciplinar, transdisciplinar e transversal. O presente projeto de ensino será desenvolvido/executado no âmbito do curso de Gestão Ambiental (Bacharelado), em diferentes disciplinas. Prevendo a participação de docentes, pesquisadores, discentes e convidados (na condição de colaboradores/debatedores). A dinâmica prevê a exibição de filmes/curtas/documentários sobre diferentes temáticas que permeiam a questão ambiental, tais como biodiversidade, água, agricultura, pecuário, unidades de conservação, urbanização, mudanças climáticas, ocupação urbana, desmatamento, saneamento, educação ambiental, responsabilidade socioambiental, comunidades tradicionais, resíduos sólidos e outras que possibilitem a reflexão e o debate, relacionando-os com os conteúdos teóricos das referidas disciplinas.
Indicadores, Metas e Resultados
- promover um espaço para o exercício da reflexão, debate e diálogo relacionados à temática socioambiental por meio da exibição de filmes/curtas/documentários;
- estimular o contato audiovisual com diferentes temas e realidades sobre a questão ambiental;
- contribuir com a reflexão dos discentes para a elaboração e desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso – TCC;
- potencializar o uso do audiovisual como metodologia no processo ensino-aprendizagem no curso de Gestão Ambiental;
- contribuir com a percepção, a identificação e o desenvolvimento de novas oportunidades de estudo, pesquisa e extensão para o curso de Gestão Ambiental da UFPel;
- promover a sensibilização, reflexão e mobilização de docentes e discentes sobre o meio em que vivem;
- estimular o contato audiovisual com diferentes temas e realidades sobre a questão ambiental;
- contribuir com a reflexão dos discentes para a elaboração e desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso – TCC;
- potencializar o uso do audiovisual como metodologia no processo ensino-aprendizagem no curso de Gestão Ambiental;
- contribuir com a percepção, a identificação e o desenvolvimento de novas oportunidades de estudo, pesquisa e extensão para o curso de Gestão Ambiental da UFPel;
- promover a sensibilização, reflexão e mobilização de docentes e discentes sobre o meio em que vivem;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRA MARREIRO DE MELO DOS SANTOS | |||
ANA CLARA RODRIGUES GIL | |||
CELSO ELIAS CORRADI | 2 | ||
CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER | 5 | ||
EDUARDA MEDRAN RANGEL | 2 | ||
GIOVANNI NACHTIGALL MAURICIO | 2 | ||
JAMMILI VITORIA EBEL TESSMANN | |||
JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN | 2 | ||
KETHLIN GIOVANNA DA SILVA RAMOS | |||
MAURICIO PINTO DA SILVA | 10 | ||
ROBERTA MACHADO KARSBURG | 2 | ||
ROSAURA ESPIRITO SANTO DA SILVA | 2 | ||
SABRINA LESSA DA SILVA LIMA |