Nome do Projeto
Ciência nas Escolas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/09/2025 - 31/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto consiste em um conjunto de atividades imersivas nas instalações da Faculdade de Meteorologia e do Instituto de Física e Matemática. Os alunos participarão de atividades experimentais e observacionais interativas na estação meteorológica, nos laboratórios de física e de educação matemática.
Objetivo Geral
Esse projeto tem como objetivo promover a popularização da ciência, aproximando os alunos do ensino fundamental dos conceitos básicos de Física, Matemática e Meteorologia de forma lúdica, acessível e contextualizada. Ainda, visa estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico, incentivando a observação, a investigação e a capacidade de relacionar fenômenos científicos ao cotidiano.
Para além dos tópicos de Física, Matemática e Meteorologia, espera-se contribuir para a melhoria da aprendizagem escolar, fortalecendo a compreensão de conteúdos curriculares por meio de atividades práticas, experimentos e jogos educativos.
Ainda, visamos despertar vocações científicas e tecnológicas, incentivando jovens a considerarem carreiras nas áreas das ciências exatas e ambientais. Além disso, buscamos integrar universidade, escola e comunidade, criando espaços de diálogo, aprendizagem mútua e valorização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social fortalecendo a formação cidadã dos estudantes, proporcionando discussões sobre temas atuais, como mudanças climáticas, uso sustentável da energia e impacto da ciência na sociedade.
Para além dos tópicos de Física, Matemática e Meteorologia, espera-se contribuir para a melhoria da aprendizagem escolar, fortalecendo a compreensão de conteúdos curriculares por meio de atividades práticas, experimentos e jogos educativos.
Ainda, visamos despertar vocações científicas e tecnológicas, incentivando jovens a considerarem carreiras nas áreas das ciências exatas e ambientais. Além disso, buscamos integrar universidade, escola e comunidade, criando espaços de diálogo, aprendizagem mútua e valorização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social fortalecendo a formação cidadã dos estudantes, proporcionando discussões sobre temas atuais, como mudanças climáticas, uso sustentável da energia e impacto da ciência na sociedade.
Justificativa
A proposta deste projeto de extensão fundamenta-se na necessidade de aproximar alunos do ensino fundamental das áreas de Física, Matemática e Meteorologia, estimulando a curiosidade científica e promovendo a compreensão de fenômenos presentes no cotidiano. Para além dessa aproximação o projeto tem um caráter divulgador dos cursos de Meteorologia, Física e Matemática. A ciência, muitas vezes, é percebida pelos estudantes de forma abstrata e distante de sua realidade; no entanto, ao integrar conteúdos teóricos com atividades práticas e experimentais, torna-se possível despertar o interesse, consolidar aprendizagens e desenvolver o pensamento crítico.
A Matemática, base para o raciocínio lógico e para a compreensão quantitativa, será apresentada de forma contextualizada, vinculando-se a problemas reais. A Física permitirá compreender conceitos como movimento, energia, eletricidade e ondas, relacionando-os a situações comuns do dia a dia. Já a Meteorologia, por sua vez, dialoga diretamente com a vida cotidiana, pois auxilia na interpretação de fenômenos naturais, previsão do tempo e compreensão das mudanças climáticas, além de conectar-se às discussões ambientais atuais.
Assim, a integração dessas três áreas possibilita a construção de um conhecimento interdisciplinar, contribuindo para a formação de estudantes mais engajados e conscientes do papel da ciência na sociedade. Além de apoiar o aprendizado escolar, o projeto busca democratizar o acesso ao conhecimento científico e despertar vocações, incentivando jovens a seguirem carreiras em ciência e tecnologia.
A Matemática, base para o raciocínio lógico e para a compreensão quantitativa, será apresentada de forma contextualizada, vinculando-se a problemas reais. A Física permitirá compreender conceitos como movimento, energia, eletricidade e ondas, relacionando-os a situações comuns do dia a dia. Já a Meteorologia, por sua vez, dialoga diretamente com a vida cotidiana, pois auxilia na interpretação de fenômenos naturais, previsão do tempo e compreensão das mudanças climáticas, além de conectar-se às discussões ambientais atuais.
Assim, a integração dessas três áreas possibilita a construção de um conhecimento interdisciplinar, contribuindo para a formação de estudantes mais engajados e conscientes do papel da ciência na sociedade. Além de apoiar o aprendizado escolar, o projeto busca democratizar o acesso ao conhecimento científico e despertar vocações, incentivando jovens a seguirem carreiras em ciência e tecnologia.
Metodologia
A quantidade e tipo de atividades serão definidas a partir de conversas com a comunidade escolar de cada instituição de ensino que desejar receber a equipe deste projeto.
Desta forma, as equipes envolvidas nas ações deste projeto participarão de reuniões com instituições de ensino com o propósito de definir o escopo das atividades a serem realizadas, procurando a integração das áreas da Meteorologia, Física e Matemática com os tópicos em desenvolvimento ou a serem desenvolvidos pelos estudantes das instituições de ensino.
As atividades terão em termos gerais duas abordagens principais que poderão ser realizadas em separado ou em conjunto, a depender da logística disponível:
1. Atividades in loco: este grupo de atividades englobará toda e qualquer atividade que será desenvolvida nas instituições de ensino. Tais atividades podem abranger, por exemplo, (i) experimentos científicos, (ii) jogos lúdicos e (iii) apresentações e/ou palestras sobre temas importantes e conectados aos conteúdos desenvolvidos nas escolas. É importante destacar que todo e qualquer experimento científico proposto aos alunos levará em consideração o escopo pedagógico, bem como condições de segurança.
2. Atividades na Universidade: estas atividades contemplarão visitas dos estudantes ao Campus Capão do Leão, Universidade Federal de Pelotas, permitindo que eles conheçam a estrutura universitária, composta por laboratórios didáticos e de pesquisa, propiciando uma profunda aproximação dos estudantes de ensino fundamental com a vivência universitária. A realização destas atividades estará vinculada à logística necessária para o transporte dos estudantes à UFPel, bem como da disponibilidade dos espaços da Universidade.
Desta forma, as equipes envolvidas nas ações deste projeto participarão de reuniões com instituições de ensino com o propósito de definir o escopo das atividades a serem realizadas, procurando a integração das áreas da Meteorologia, Física e Matemática com os tópicos em desenvolvimento ou a serem desenvolvidos pelos estudantes das instituições de ensino.
As atividades terão em termos gerais duas abordagens principais que poderão ser realizadas em separado ou em conjunto, a depender da logística disponível:
1. Atividades in loco: este grupo de atividades englobará toda e qualquer atividade que será desenvolvida nas instituições de ensino. Tais atividades podem abranger, por exemplo, (i) experimentos científicos, (ii) jogos lúdicos e (iii) apresentações e/ou palestras sobre temas importantes e conectados aos conteúdos desenvolvidos nas escolas. É importante destacar que todo e qualquer experimento científico proposto aos alunos levará em consideração o escopo pedagógico, bem como condições de segurança.
2. Atividades na Universidade: estas atividades contemplarão visitas dos estudantes ao Campus Capão do Leão, Universidade Federal de Pelotas, permitindo que eles conheçam a estrutura universitária, composta por laboratórios didáticos e de pesquisa, propiciando uma profunda aproximação dos estudantes de ensino fundamental com a vivência universitária. A realização destas atividades estará vinculada à logística necessária para o transporte dos estudantes à UFPel, bem como da disponibilidade dos espaços da Universidade.
Indicadores, Metas e Resultados
1. Indicadores esperados
Número de alunos atendidos.
Frequência média dos participantes nas atividades.
Engajamento e interesse científico
Participação ativa dos alunos em perguntas, debates ou trabalhos práticos.
Avaliação de satisfação dos estudantes e professores (questionários curtos).
Aumento da compreensão de conceitos básicos em Física, Matemática e Meteorologia.
Capacidade de relacionar ciência ao cotidiano (respostas a situações-problema).
2. Metas
Atender pelo menos 170 alunos do ensino fundamental por evento realizado.
Promover pelo menos 1 evento aberto por ano.
Expandir o número de escolas participantes.
Garantir que os alunos demonstrem melhora em testes atividades que envolvam conceitos aplicados antes e depois das atividades.
Número de alunos atendidos.
Frequência média dos participantes nas atividades.
Engajamento e interesse científico
Participação ativa dos alunos em perguntas, debates ou trabalhos práticos.
Avaliação de satisfação dos estudantes e professores (questionários curtos).
Aumento da compreensão de conceitos básicos em Física, Matemática e Meteorologia.
Capacidade de relacionar ciência ao cotidiano (respostas a situações-problema).
2. Metas
Atender pelo menos 170 alunos do ensino fundamental por evento realizado.
Promover pelo menos 1 evento aberto por ano.
Expandir o número de escolas participantes.
Garantir que os alunos demonstrem melhora em testes atividades que envolvam conceitos aplicados antes e depois das atividades.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALISSON DUARTE LEITE | |||
| AMANDA APARECIDA DE AQUINO | |||
| ANA CAROLINA DIAS BITENCOURT | |||
| ANA CRISTINA MORO | |||
| ANDRE SELLE GARCIA | |||
| ARTHUR MADEIRA CARDOSO | |||
| BIANCA SCHULZ VARGAS | |||
| BRUNO DE OLIVEIRA BENTOS | |||
| CARLOS ALBERTO VAZ DE MORAIS JUNIOR | 12 | ||
| CAROLINA ESTEVES DOS SANTOS | |||
| CHRISTIAN MICHEL DA CUNHA GARCIA | 12 | ||
| CRISTIAN DIAS FERNANDES | 12 | ||
| DANIELI MOLON | |||
| DEBORA XAVIER DA SILVA | |||
| DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN | 12 | ||
| DÉBORA DE SOUZA SIMÕES | 12 | ||
| EDUARDO FERREIRA DA SILVA | |||
| ELIANA VELEDA KLERING | 12 | ||
| ERICK BILHALVA SOARES | |||
| ESTEBAN CABRERA MUSLERA | |||
| ESTEFANIA CANEZ MIELKE | |||
| EVERTON DORNELLES CHARAO FILHO | |||
| FABIO TEIXEIRA DIAS | 12 | ||
| FERNANDO ALONSO VALENTE HÄRTER | |||
| FERNANDO JAQUES RUIZ SIMOES JUNIOR | 14 | ||
| GRACIELA REDIES FISCHER | 12 | ||
| GUILHERME PRIETSCH | |||
| HENRIQUE DA SILVA TRINDADE | |||
| HENRIQUE FUCHS BUENO REPINALDO | |||
| JOAO VICTOR FARIAS RODRIGUES | |||
| JONAS DA COSTA CARVALHO | 12 | ||
| JONAS HENRIQUE DA ROSA SILVA | |||
| JULIA ELVIRA MADIERO | |||
| JÚLIA PACHECO NUNEZ | |||
| JÚLIA VERÔNICA SOARES | |||
| KETELYN FERRO BURGUES | |||
| LARA CAROLINE NIZOLI MARTINS | |||
| LARISSA OLIVEIRA DE FREITAS | |||
| LEONARDO CORRÊA SABBADO | |||
| LEONARDO ROCHA XIMENEZ | |||
| LETICIA BARROS DIAS SOARES | |||
| LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER | 12 | ||
| LUANA DE VARGAS CAVALHEIRO | |||
| LUCAS OSORIO FERRARI | |||
| LUIS AFONSO PEREIRA ALARCAO | |||
| MARILIA KASTER PORTELINHA | |||
| MARTA CRISTINA CEZAR POZZOBON | 12 | ||
| MARUAN SILVA DOS SANTOS | |||
| MATEUS DA SILVA TEIXEIRA | 14 | ||
| MIGUEL BRUM RAMALHO | |||
| MIGUEL LIMA DA SILVA | |||
| NATHALY ALVES PICANÇO | |||
| NEIDE PIZZOLATO ANGELO | 12 | ||
| OTAVIO PETER BELONI | |||
| PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL | 12 | ||
| PATRICK RITTER | |||
| POLIANA KENDERLI PACINI SELAU | 12 | ||
| REYNERTH PEREIRA DA COSTA | |||
| RITA DE CÁSSIA DE SOUZA SOARES RAMOS | 12 | ||
| RODRIGO MACHADO DE ANDRADE BARTELL DA CRUZ | |||
| RONALDO REIS CARDOSO JUNIOR | |||
| ROSE ANE PEREIRA DE FREITAS | |||
| SAMANTHA ALVES LAMEIRO | |||
| SARA CRISTINA REIS BECKER | |||
| SERGIO ANTONIO MIRANDA DE ALBUQUERQUE | |||
| SOFIA SORIA GOMES DE MELLO AFFONSO | |||
| TIAGO SOARES CORREA | |||
| UAGATA MONIQUE DUARTE MADEIRA | |||
| VINICIUS NIZOLI BECKER |