Nome do Projeto
Ciência nas Escolas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/09/2025 - 31/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto consiste em um conjunto de atividades imersivas nas instalações da Faculdade de Meteorologia e do Instituto de Física e Matemática. Os alunos participarão de atividades experimentais e observacionais interativas na estação meteorológica, nos laboratórios de física e de educação matemática.

Objetivo Geral

Esse projeto tem como objetivo promover a popularização da ciência, aproximando os alunos do ensino fundamental dos conceitos básicos de Física, Matemática e Meteorologia de forma lúdica, acessível e contextualizada. Ainda, visa estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico, incentivando a observação, a investigação e a capacidade de relacionar fenômenos científicos ao cotidiano.

Para além dos tópicos de Física, Matemática e Meteorologia, espera-se contribuir para a melhoria da aprendizagem escolar, fortalecendo a compreensão de conteúdos curriculares por meio de atividades práticas, experimentos e jogos educativos.

Ainda, visamos despertar vocações científicas e tecnológicas, incentivando jovens a considerarem carreiras nas áreas das ciências exatas e ambientais. Além disso, buscamos integrar universidade, escola e comunidade, criando espaços de diálogo, aprendizagem mútua e valorização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social fortalecendo a formação cidadã dos estudantes, proporcionando discussões sobre temas atuais, como mudanças climáticas, uso sustentável da energia e impacto da ciência na sociedade.

Justificativa

A proposta deste projeto de extensão fundamenta-se na necessidade de aproximar alunos do ensino fundamental das áreas de Física, Matemática e Meteorologia, estimulando a curiosidade científica e promovendo a compreensão de fenômenos presentes no cotidiano. Para além dessa aproximação o projeto tem um caráter divulgador dos cursos de Meteorologia, Física e Matemática. A ciência, muitas vezes, é percebida pelos estudantes de forma abstrata e distante de sua realidade; no entanto, ao integrar conteúdos teóricos com atividades práticas e experimentais, torna-se possível despertar o interesse, consolidar aprendizagens e desenvolver o pensamento crítico.

A Matemática, base para o raciocínio lógico e para a compreensão quantitativa, será apresentada de forma contextualizada, vinculando-se a problemas reais. A Física permitirá compreender conceitos como movimento, energia, eletricidade e ondas, relacionando-os a situações comuns do dia a dia. Já a Meteorologia, por sua vez, dialoga diretamente com a vida cotidiana, pois auxilia na interpretação de fenômenos naturais, previsão do tempo e compreensão das mudanças climáticas, além de conectar-se às discussões ambientais atuais.

Assim, a integração dessas três áreas possibilita a construção de um conhecimento interdisciplinar, contribuindo para a formação de estudantes mais engajados e conscientes do papel da ciência na sociedade. Além de apoiar o aprendizado escolar, o projeto busca democratizar o acesso ao conhecimento científico e despertar vocações, incentivando jovens a seguirem carreiras em ciência e tecnologia.

Metodologia

A quantidade e tipo de atividades serão definidas a partir de conversas com a comunidade escolar de cada instituição de ensino que desejar receber a equipe deste projeto.

Desta forma, as equipes envolvidas nas ações deste projeto participarão de reuniões com instituições de ensino com o propósito de definir o escopo das atividades a serem realizadas, procurando a integração das áreas da Meteorologia, Física e Matemática com os tópicos em desenvolvimento ou a serem desenvolvidos pelos estudantes das instituições de ensino.

As atividades terão em termos gerais duas abordagens principais que poderão ser realizadas em separado ou em conjunto, a depender da logística disponível:

1. Atividades in loco: este grupo de atividades englobará toda e qualquer atividade que será desenvolvida nas instituições de ensino. Tais atividades podem abranger, por exemplo, (i) experimentos científicos, (ii) jogos lúdicos e (iii) apresentações e/ou palestras sobre temas importantes e conectados aos conteúdos desenvolvidos nas escolas. É importante destacar que todo e qualquer experimento científico proposto aos alunos levará em consideração o escopo pedagógico, bem como condições de segurança.

2. Atividades na Universidade: estas atividades contemplarão visitas dos estudantes ao Campus Capão do Leão, Universidade Federal de Pelotas, permitindo que eles conheçam a estrutura universitária, composta por laboratórios didáticos e de pesquisa, propiciando uma profunda aproximação dos estudantes de ensino fundamental com a vivência universitária. A realização destas atividades estará vinculada à logística necessária para o transporte dos estudantes à UFPel, bem como da disponibilidade dos espaços da Universidade.

Indicadores, Metas e Resultados

1. Indicadores esperados
Número de alunos atendidos.
Frequência média dos participantes nas atividades.
Engajamento e interesse científico
Participação ativa dos alunos em perguntas, debates ou trabalhos práticos.
Avaliação de satisfação dos estudantes e professores (questionários curtos).
Aumento da compreensão de conceitos básicos em Física, Matemática e Meteorologia.
Capacidade de relacionar ciência ao cotidiano (respostas a situações-problema).

2. Metas
Atender pelo menos 170 alunos do ensino fundamental por evento realizado.
Promover pelo menos 1 evento aberto por ano.
Expandir o número de escolas participantes.
Garantir que os alunos demonstrem melhora em testes atividades que envolvam conceitos aplicados antes e depois das atividades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON LENA BALDEZ12
ANDRE SELLE GARCIA
ARTHUR MADEIRA CARDOSO
BIANCA SCHULZ VARGAS
BRUNO DE OLIVEIRA BENTOS
CARLOS ALBERTO VAZ DE MORAIS JUNIOR12
CHRISTIAN MICHEL DA CUNHA GARCIA12
CRISTIAN DIAS FERNANDES12
DANIELI MOLON
DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN12
DÉBORA DE SOUZA SIMÕES12
EDUARDO FERREIRA DA SILVA
ELIANA VELEDA KLERING12
FABIO TEIXEIRA DIAS12
FERNANDO ALONSO VALENTE HÄRTER
FERNANDO JAQUES RUIZ SIMOES JUNIOR14
GRACIELA REDIES FISCHER12
JOAO VICTOR FARIAS RODRIGUES
JONAS DA COSTA CARVALHO12
JULIA ELVIRA MADIERO
JÚLIA PACHECO NUNEZ
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER12
MARTA CRISTINA CEZAR POZZOBON12
MARUAN SILVA DOS SANTOS
MATEUS DA SILVA TEIXEIRA14
MIGUEL LIMA DA SILVA
NATHALY ALVES PICANÇO
NEIDE PIZZOLATO ANGELO12
OTAVIO PETER BELONI
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL12
PATRICK RITTER
POLIANA KENDERLI PACINI SELAU12
REYNERTH PEREIRA DA COSTA
RITA DE CÁSSIA DE SOUZA SOARES RAMOS12
RODRIGO MACHADO DE ANDRADE BARTELL DA CRUZ
RONALDO REIS CARDOSO JUNIOR
ROSE ANE PEREIRA DE FREITAS
SAMANTHA ALVES LAMEIRO
SERGIO ANTONIO MIRANDA DE ALBUQUERQUE
SOFIA SORIA GOMES DE MELLO AFFONSO

Página gerada em 05/10/2025 15:28:01 (consulta levou 0.405206s)