Nome do Servidor
PAULO AFONSO RHEINGANTZ
Matrícula SIAPE
6420023
Data de ingresso no serviço público
01/10/2018
Data de ingresso na UFPel
01/10/2018
Data de ingresso no cargo
01/10/2018
Data de saída do Cargo
01/07/2019
Cargo
Professor Visitante Titular/Vis. Tit.
Classe / Nível
8 / 801
Titulação
Doutorado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Contratado / Dedicação Exclusiva

(VÍNCULO ENCERRADO) - 420023 - Professor Adjunto
Matrícula SIAPE
420023
Data de ingresso no serviço público
Data de ingresso na UFPel
01/10/1977
Data de ingresso no cargo
01/05/1992
Data de saída do Cargo
01/05/1993
Cargo
Professor Adjunto
Classe / Nível
6 / 003
Titulação
Especialização NS
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva

Resumo

Arquiteto, Doutor em Engenharia de Produção (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Pós-doutorado no City and Regional Planning Department, California Polytechnic State University, San Luis Obispo. Professor Colaborador Voluntário do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro [nov 2012-atual] e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas [jul2019-atual]; Professor Visitante Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas [out2018 - atual]; Professor Visitante Nacional Senior/Capes do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas [out/2014-set2018]. Co-autor dos livros Projeto do Lugar (2002) O Lugar do Projeto (2007), Observando a Qualidade do Lugar (2009), O Lugar do Pátio Escolar no Sistema de Espaços Livres (2011), Qualidade do Lugar e Cultura Contemporânea: controvérsias e ressonâncias em coletivo urbanos (2012), Projetos Complexos e Seus Impactos na Cidade e na Paisagem (2012), Qualidade do Lugar e Cultura Contemporânea: modos de ser e viver as cidades (2016), Do Espaço Escolar ao Território Educativo: O Lugar da Arquitetura na conversa da Escola de Educação Integral com a cidade (2016). Temas de interesse: Ensino de Projeto de Arquitetura, Avaliação Pós-Ocupação e Qualidade do Lugar na perspectiva dos estudos Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Bolsista produtividade 1D CNPq. Lidera o Grupo de Pesquisa Lugares e Paisagens - ProLUGAR (www.fau.ufrj.br/prolugar).

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Produção (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000)
Mestrado em Arquitetura (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1995)
Especialização em Metodologia da Pesquisa Educacional (Universidade Católica de Pelotas, 1979)
Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Instituto Metodista Bennett, 1976)

Áreas de atuação

Psicologia - Percepção Ambiental
Arquitetura e Urbanismo - Avaliação Pós-ocupação
Ensino-Aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino
Projeto de Arquitetura e Urbanismo - Planejamento e Projetos da Edificação
Projeto de Arquitetura e Urbanismo - Planejamento e Projeto do Espaço Urbano
Psicologia - Estudos Ciência-Tecnologia-Sociedade

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
TECENDO A QUALIDADE DO LUGAR: Espacialidades, urbanidades e lugares em açãoCOORDENADOR DO PROJETO15/01/201921/02/202120
ARQUITETURA ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: avaliação do desempenho socio-ambiental e termoenergético das novas creches municipais de Pelotas01/08/201931/07/202040

Disciplinas ministradas nos três últimos semestres

Ano Turma Disciplina CH * Curso
2019/11TEORIA E PRáTICA DE ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
1+1Arquitetura e Urbanismo (Mestrado acadêmico)

* CH - na Graduação indica a carga horária no período; na Pós-Graduação indica a carga horária semanal.

Página gerada em 26/11/2020 23:18:59 (consulta levou 1.576477s)