
Resumo
Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Pedagogo pela Faculdade Intervale; Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (FAE - PPGE - UFPEL), na linha de pesquisa Epistemologias descoloniais, Educação transgressora e Práticas de transformação; Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, do Instituto de Educação, na linha de pesquisa: Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos; Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande, no programa de Pós-Graduação em História (PPGH - FURG) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), na linha de pesquisa Campos e linguagens da História; Especialista em Ensino de Artes, pela Faculdade Intervale; Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG; Discente do curso de graduação em Dança - licenciatura (UFPEL) e Técnico em Enfermagem (SENAC/ COREN - RS). Pesquisador do CORPOGRAFIAS - Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, Movimento e Gesto: o centenário da dança em Rio Grande/ RS (1920-2020) (IE/ FURG); do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS), do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA UFPEL - CNPq/ CAPES) e, também do Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO - FURG). Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas, modernas étnico e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica, Recreação e Lazer, na Educação Popular em cursos Pré-ENEM, Professor conteudista, revisor de textos e materiais didático pedagógicos para instituições de ensino superior (graduação e pós-graduação) e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande com atuação nos cursos do Instituto de Educação (IE), Instituto de Letras e Artes (ILA), Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), bem como, nas práticas desportivas ofertadas a todos os cursos desta instituição.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2021)
Mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde (Universidade Federal do Rio Grande, 2016)
Especialização em Educação Física Escolar (Universidade Federal do Rio Grande, 2016)
Especialização em Metodologia do Ensino de Artes (Faculdade Mantenense dos Vales Gerais, 2021)
Graduação em Educação Física - Licenciatura (Universidade Federal do Rio Grande, 2013)
Graduação em Dança (Universidade Federal de Pelotas, Em andamento)
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (Faculdade Mantenense dos Vales Gerais, 2021)
Áreas de atuação
Educação - Educação
Educação - Educação Física
Educação - Dança
Educação - Alongamento
Educação - Ginástica Artística (Ginástica Olímpica)
Educação - Educação para sexualidade
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Ensino | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Conhecendo a Criança com Síndrome de Down | 23/08/2018 | 24/08/2018 | 5 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Coreolab - Laboratório de Estudos Coreográficos | 06/02/2017 | 19/01/2026 | ||
LADAIA - Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas | 14/04/2020 | 14/04/2022 | ||
NÚCLEO DE FOLCLORE DA UFPEL - NUFOLK | 05/02/2017 | 30/12/2021 | ||
Pesquisa | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
CONTA-ME A SUA HISTÓRIA: CURRÍCULOS HETERONORMATIVOS E EXPERIÊNCIAS ANDROCÊNTRICAS NA ESCOLA | 11/05/2020 | 15/12/2023 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2022/2 | M1 | CORPO E MOVIMENTO NAS INFÂNCIAS I Horários
| 36+0 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2022/2 | P1 | PRÁTICA ORIENTADA I : ESPAÇOS EDUCATIVOS E CULTURAIS Horários
| 0+18 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2022/2 | T1 | CORPO E MOVIMENTO NAS INFÂNCIAS I Horários
| 54+0 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | P1 | PRÁTICA ORIENTADA II: OS SUJEITOS DA AÇÃO EDUCATIVA E A ESCOLA Horários
| 0+18 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | T2 | PROFISSÃO DOCENTE Horários
| 72+0 | Matemática (Licenciatura) Matemática (Licenciatura - Noturno) Química (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | T1 | PROFISSÃO DOCENTE Horários
| 72+0 | Matemática (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | T4 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Horários
| 72+0 | Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2022/1 | T5 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Horários
| 72+0 | Filosofia (Licenciatura - Noturno) Música (Licenciatura) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.