Nome da Atividade
GESTÃO DO DESIGN
CÓDIGO
05001911
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Fundamentos da Gestão. Gestão estratégica do Design. Design e Empreendedorismo. Design e Inovação. Marketing e comunicação de marca. Branding. Metodologias Estratégicas. Modelos de Negócios.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar e estimular que, como um designer, o estudante tenha visão empreendedora para criar soluções sociais por meio de produtos, serviços e empreendimentos, além de liderar e gerir pessoas, projetos, marcas e organizações com o foco em Design.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BEST, Kathryn. Fundamentos da Gestão do Design. Porto Alegre: Bookman, 2012.
  • MOZOTA, Brigitte Borja de; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Gestão do Design: usando o Design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman Editora, 2011.
  • NEUMEIER, Marty. A empresa orientada pelo Design – como construir uma cultura de inovação permanente. Porto Alegre: Bookman Editora, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • AMBROSE, Gavin. Design thinking. Porto Alegre: Bookman, 2015.
  • CONSOLO, Cecilia. Marcas, design estratégico do símbolo à gestão da identidade corporativa. São Paulo: Blucher, 2015.
  • FARAH, Osvaldo Elias. Empreendedorismo estratégico, criação e gestão de pequenas empresas. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017.
  • KELLER, Kevin Lane; MACHADO, Marcos. Gestão Estratégica das Marcas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
  • OROFINO, Maria Augusta. Liderança para a inovação como aprender, adaptar e conduzir a transformação cultural nas organizações. São Paulo: Pearson Education, 2012.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2025 / 1 36 31 Design (Bacharelado)
Design Digital (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
HELENA DE ARAUJO NEVES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MARKETING APLICADO AO DESIGN Design Gráfico (Bacharelado)
MARKETING APLICADO AO DESIGN Design Digital (Bacharelado)
MARKETING APLICADO AO DESIGN Design (Bacharelado)
MARKETING APLICADO AO DESIGN Design (Bacharelado)

Página gerada em 08/05/2025 19:38:12 (consulta levou 0.164549s)