Nome da Atividade
DESIGN E PUBLICIDADE
CÓDIGO
05001917
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Breve histórico da publicidade brasileira. Conceito de Publicidade e Propaganda. A relação entre o design e a publicidade. Funções e estrutura de agência. Mídia. Campanha publicitária. Abordagem prática de peças publicitárias. Tendências de mercado.
Objetivos
Objetivo Geral:
Fornecer conhecimento sobre as relações entre as áreas de publicidade e design, suas diferenças e semelhanças. Permitir o embasamento e capacitar o estudante para atuar como designer no meio publicitário.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 1999. 185 p.
- PEREZ, Clotilde. & BARBOSA, Ivan Santo. (org.). Hiperpublicidade 1: fundamentos e interfaces. São Paulo: Cengage Learning, 2007.
- SANT'ANNA, Armando. Propaganda teoria, técnica e prática. 9.ed. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. Acervo online UFPEL.
Bibliografia Complementar:
- CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. 3. ed. São Paulo: Ática, 2009. 175 p. (Série Fundamentos ; 114).
- ROSSI, Jéssica de Cássia [et al.]. Direção de arte. Porto Alegre: SAGAH, 2022. Acervo online UFPEL.
- FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: CosacNaify, 2007.
- MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí! Um guia para novos anunciantes e futuros publicitários. São Paulo: Grupo Almedina, 2020. Acervo online UFPEL.
- WAITEMAN, Flavio. Manual prático de criação publicitária: o dia a dia da criação em uma agência. São Paulo: Nobel, 2006.