Nome da Atividade
SEMINÁRIO AVANÇADO
CÓDIGO
06560250
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

A construção do campo de estudo sobre política, mídia e eleição: mídia e vínculo eleitoral. O
conceito de mídia: comunicação e política. Política, mídia e eleição no Brasil. Grande mídia e
eleições: as eleições de 1989 (e o impeachment de Collor), 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e
2018. A relação entre partidos, candidatos e candidaturas em tempos de mídia. Política, mídia,
eleições e desigualdades. Política, Mídia e conflito político: o Horário Gratuito de Propaganda
Eleitoral (HGPE). Formação de agendas: mídia e eleição. Política, mídia, eleições e a influência na
vontade do eleitor: tratando sobre o voto. Novo panorama de estudo: as disputas de sentidos
discursivos. Releituras e avanços: novos pontos e velhas críticas

Objetivos

Objetivo Geral:

O objetivo da disciplina é o de apresentar e problematizar os estudos que relacionam Política, Mídia
e Eleições no Brasil pós 1989, momento da primeira eleição direta para Presidente da República,
dando destaque para a controvérsia do papel da mídia ao longo destes trinta anos desde a eleição de
Fernando Collor de Melo. Primeiramente será apresentado o campo de estudo sobre mídia e política
(internacionalmente e nacionalmente). Em seguida serão discutidos os primeiros estudos realizados
no Brasil e a eleição de Fernando Collor de Melo. Logo, será examinado o papel da mídia na
eleição e na reeleição de Fernando Henrique Cardoso, em 1994 e 1998, respectivamente. Depois
será exposto o novo panorama e a nova relação da mídia com a política a partir de seus efeitos com
base nas vitórias de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 e 2006 e Dilma Rousseff em 2010 e 2014.
Por fim, além de apontar novos elementos em relação à eleição presidência de 2018, em que Jair
Bolsonaro foi eleito Presidente da República, será recuperado o debate e será apresentada uma
releitura dos indicadores de intenção de voto relacionados ao papel da grande mídia a partir do
conceito de antagonismo e do conflito político emergente durante o Horário Gratuito de Propaganda
2
Eleitoral (HGPE), como uma variável relevante na produção da vontade do eleitor e em seu
processo de tomada de decisão associado ao voto.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SEMINÁRIO AVANÇADO Ciência Política (Mestrado acadêmico)
SEMINÁRIO AVANÇADO Ciência Política (Doutorado)

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