Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À MEDICINA
CÓDIGO
07450006
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Experiência prática da atividade do cotidiano e da identidade médica através da participação no atendimento ambulatorial nas diferentes áreas da prática médica e contato inicial com as Diretrizes e Organização do Sistema Único de Saúde, relação médico – paciente e ética do estudante de Medicina.
Objetivos
Objetivo Geral:
Gerais: Oferecer precocemente uma vivência médica, para que o acadêmico possa ter contato com o indivíduo sadio ou doente, observando o médico e demais membros da equipe de saúde no seu exercício profissional. Inserir o aluno no Sistema Único de Saúde para observar seu funcionamento nos diferentes níveis de atenção.Específicos: Permitir que o acadêmico recém-ingressante no curso médico vivencie, de forma expectante, o desempenho de atividades médicas nos três principais cenários do desempenho das atividades deste profissional. Os locais acompanhados pelos acadêmicos serão: unidades básicas de saúde, ambulatório e hospital. Participar das discussões em grupo a respeito das experiências nos serviços de saúde.Discutir as premissas éticas associadas a atividade médica, incluindo o compromisso com o ser humano e a coletividade, e o princípio fundamental de exercer suas atividades sem discriminação de nenhuma natureza.
Conteúdo Programático
Atividades teóricas: ética para o estudante de medicina; cuidados para o estudante de medicina; conceitos básicos em saúde; Sistema Único de Saúde: história e princípios; consulta médica: características e aspectos envolvidos; primeiros-socorros.
Atividade teórico-prática: Discussão sobre as atividades vivenciadas nos cenários de aprendizagem. Vincular as discussões com o assunto da semana anterior. Destacar questões relacionadas ao acolhimento, relação estudantes, equipe, professores e pacientes.
Atividade teórico-prática: Discussão sobre as atividades vivenciadas nos cenários de aprendizagem. Vincular as discussões com o assunto da semana anterior. Destacar questões relacionadas ao acolhimento, relação estudantes, equipe, professores e pacientes.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Código de ética do estudante de medicina / Conselho Federal de Medicina. – Brasília, DF: CFM, 2018. Recurso online, disponível em: http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=23
- DUNCAN, Bruce B.; SCHMIDT, Maria Ines; GIUGLIANI, Elsa R. J. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2013. [Minha Biblioteca]. Recurso online, disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582711149/
- PORTO, Celmo Celeno. Cartas aos Estudantes de Medicina. Guanabara Koogan, 2014. [Minha Biblioteca]. Recurso online, disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2433-3/
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência de Média e Alta Complexidade no SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/colec_progestores_livro9.pdf
- BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Legislação Estruturante do SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/para_entender_gestao_sus_v13.pdf
- CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Código de ética médica: Resolução CFM nº 1931, de 17 de setembro de 2009 (versão de bolso) / Conselho Federal de Medicina. – Brasília: Conselho Federal de Medicina, 2010. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/stories/biblioteca/codigo%20de%20etica%20medica.pdf
- GUSSO, Gustavo. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. [Minha Biblioteca]. Recurso online, disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582715369/
- CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO DISTRITO FEDERAL. Código de ética do estudante de medicina. 4ª ed. Brasília: CRM; 2006. Disponível em http://www.portalmedico.org.br/arquivos/codigodeeticaestudantes.pdf
- NEUMAR RW, et al. 2015 American Heart Association Guidelines Update for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation. 2015;132(18)(suppl 2).
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 57 | 53 |
Medicina (Bacharelado) Horários
|
EVERTON JOSE FANTINEL Professor responsável pela turma CAMILA IRIGONHE RAMOS Professor Regente |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INTRODUÇÃO À MEDICINA | Medicina (Bacharelado) |