Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À MEDICINA
CÓDIGO
07450006
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Experiência prática da atividade do cotidiano e da identidade médica através da participação no atendimento ambulatorial nas diferentes áreas da prática médica e contato inicial com as Diretrizes e Organização do Sistema Único de Saúde, relação médico – paciente e ética do estudante de Medicina.
Objetivos
Objetivo Geral:
Gerais: Oferecer precocemente uma vivência médica, para que o acadêmico possa ter contato com o indivíduo sadio ou doente, observando o médico e demais membros da equipe de saúde no seu exercício profissional. Inserir o aluno no Sistema Único de Saúde para observar seu funcionamento nos diferentes níveis de atenção.Específicos: Permitir que o acadêmico recém-ingressante no curso médico vivencie, de forma expectante, o desempenho de atividades médicas nos três principais cenários do desempenho das atividades deste profissional. Os locais acompanhados pelos acadêmicos serão: unidades básicas de saúde, ambulatório e hospital. Participar das discussões em grupo a respeito das experiências nos serviços de saúde.Discutir as premissas éticas associadas a atividade médica, incluindo o compromisso com o ser humano e a coletividade, e o princípio fundamental de exercer suas atividades sem discriminação de nenhuma natureza.
Conteúdo Programático
Atividades teóricas: ética para o estudante de medicina; cuidados para o estudante de medicina; conceitos básicos em saúde; Sistema Único de Saúde: história e princípios; consulta médica: características e aspectos envolvidos; primeiros-socorros.
Atividade teórico-prática: Discussão sobre as atividades vivenciadas nos cenários de aprendizagem. Vincular as discussões com o assunto da semana anterior. Destacar questões relacionadas ao acolhimento, relação estudantes, equipe, professores e pacientes.
Atividade teórico-prática: Discussão sobre as atividades vivenciadas nos cenários de aprendizagem. Vincular as discussões com o assunto da semana anterior. Destacar questões relacionadas ao acolhimento, relação estudantes, equipe, professores e pacientes.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Código de ética do estudante de medicina / Conselho Federal de Medicina. – Brasília, DF: CFM, 2018. Recurso online, disponível em: http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=23
- DUNCAN, Bruce B.; SCHMIDT, Maria Ines; GIUGLIANI, Elsa R. J. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2013. [Minha Biblioteca]. Recurso online, disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582711149/
- PORTO, Celmo Celeno. Cartas aos Estudantes de Medicina. Guanabara Koogan, 2014. [Minha Biblioteca]. Recurso online, disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2433-3/
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência de Média e Alta Complexidade no SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/colec_progestores_livro9.pdf
- BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Legislação Estruturante do SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/para_entender_gestao_sus_v13.pdf
- CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Código de ética médica: Resolução CFM nº 1931, de 17 de setembro de 2009 (versão de bolso) / Conselho Federal de Medicina. – Brasília: Conselho Federal de Medicina, 2010. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/stories/biblioteca/codigo%20de%20etica%20medica.pdf
- GUSSO, Gustavo. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. [Minha Biblioteca]. Recurso online, disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582715369/
- CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO DISTRITO FEDERAL. Código de ética do estudante de medicina. 4ª ed. Brasília: CRM; 2006. Disponível em http://www.portalmedico.org.br/arquivos/codigodeeticaestudantes.pdf
- NEUMAR RW, et al. 2015 American Heart Association Guidelines Update for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation. 2015;132(18)(suppl 2).
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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M1 | 2024 / 2 | 57 | 55 |
Medicina (Bacharelado) Horários
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EVERTON JOSE FANTINEL Professor responsável pela turma CAMILA IRIGONHE RAMOS Professor Regente ANA CAROLINA OLIVEIRA RUIVO Professor Regente ANA MARIA FERREIRA BORGES TEIXEIRA Professor Regente BÁRBARA HEATHER LUTZ Professor Regente JUVENAL SOARES DIAS DA COSTA Professor Regente MARCELO FERNANDES CAPILHEIRA Professor Regente MARIA AURORA DROPA CHRESTANI CESAR Professor Regente MARIA LAURA VIDAL CARRETT Professor Regente NADIA SPADA FIORI Professor Regente |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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INTRODUÇÃO À MEDICINA | Medicina (Bacharelado) |