Nome da Atividade
SEMINÁRIO AVANÇADO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E REC DIDÁTICOS ADAPTADOS
CÓDIGO
0108345
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Compreensão da diversidade dos sujeitos escolares numa perspectiva multicultural e inclusiva, as políticas e a legislação pertinente, construindo alternativas pedadógicas e materiais adaptados que possibilitem a inclusão.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Analisar a trajetória educacional dos chamados “diferentes” e os modelos de atendimento a que foram e são submetidos, como forma de entendimento do contexto histórico e contemporâneo;
- Compreender os princípios subjacentes à educação multicultural e inclusiva, no que refere às políticas públicas, legislações, processos e práxis;
- Caracterizar as necessidades educativas especiais, tanto transitórias quanto permanentes, compreendendo os fatores causais, as formas de manifestação e os processos de desenvolvimento, de aprendizagem, escolarização e inclusão social;
- Compreender as bases neuropsicológicas da aprendizagem, seus transtornos e perspectivas de mediação/intervenção;
- Analisar os processos de aprendizagem e ensinagem, em relação com os fatores de desenvolvimento humano, as problemáticas inerentes e os reflexos na prática pedagógica e na organização escolar;
- Desenvolver propostas, atividades, políticas e programas que possibilitem a inclusão educacional e social, de forma qualificada;
- Construir alternativas pedagógicas e materiais adaptados para o Ensino de Ciências e Biologia, numa perspectiva inclusiva e inovadora que qualifiquem as práticas pedagógicas e as aprendizagens das pessoas com NEE.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez. Políticas Públicas e a práxis da Inclusão. In: CAMARGO, Ieda (org.) Gestão e Políticas da Educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006
  • MANTOAN, Maria Teresa Eglér, BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani e CARICO, Janaína Speglich Amorim. Todos Nós – Unicamp acessível. In: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org.). O Desafio das Diferenças nas Escolas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008
  • ALVES, D. O.; GOTTI, M. O. Atendimento educacional especializado: concepções, princípios e aspectos organizacionais. Ensaios Pedagógicos. Brasília: MEC/SEESP, 2006
  • BEYER, Hugo Otto. Inclusão e Avaliação no Sistema Escolar. In: . Inclusão e Avaliação na Escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2005
  • CORREIA, Luís de Miranda (org.) Educação Especial e Inclusão. Quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu juízo perfeito. Coleção Educação Especial. Porto: Porto Editora, 2010

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Experiências educacionais inclusivas. Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Especial, 2006
  • CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre:Mediação, 2005
  • RIESGO, R.S. Anatomia da aprendizagem. In Transtornos da aprendizagem. Rotta, Ohlweiler e Riesgo (organizadores). Porto Alegre, Artmed, 2006
  • PACHECO, José. Caminhos para a inclusão. Porto Alegre: Artmed, 2007

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