Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DO DESENHO II
CÓDIGO
05000070
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Investigação e experimentação em Desenho de observação e Imaginação. Expressão e Representação Gráfica. Espaço e Forma. Apreciação e Crítica

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:
Instrumentalizar o aluno com os princípios elementares da linguagem gráfica com materiais coloridos.

Específicos:
- Experimentar e praticar técnicas diversas de desenho com materiais policromáticos;
- Propor a experimentação e a aplicação de técnicas comuns ao desenho tradicional às ferramentas do desenho digital;
- Vivenciar e observar as potencialidades visuais dos diversos tipos de formas (orgânicas e geométricas) enquanto possibilidades espaciais diversas;
- Perceber a potência do desenho como elaboração estética tanto no processo quanto no resultado final inseridos no campo do design;
- Propiciar a vivência de métodos diferentes de desenho: observação imaginação, interpretação e imitação.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ASUNCIÓN, Josep e GUASCH, Gemma .Pintura CriativaForma. Lisboa: Estampa 2004 _______. Espaço. Lisboa: Estampa 2005. _______. Traço. Lisboa: Estampa, 2006. ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Pioneira, 1988. DERDYK, Edith. Formas de Pensar o Desenho. São Paulo: Scipione, 1994. _______(org.). Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Ed. SENAC, 2007. Dondis, Donis. A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991. EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro, 198 MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2001. LUPTON, Ellen & MILLER, J. Abbott (orgs.) ABC da Bauhaus. São Paulo: Cosac Naify, 2008. OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campus, 1987. ROIG, Gabriel (org.). Fundamentos do Desenho Artístico. São Paulo: Martins Fontes, 2007. SIMBLET, Sarah. Desenho. São Paulo: Ambiente & Costume editora, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • BERGER, John. Draw to that moment. In: The sense of Sight: writings. New York: Vintage Books, 1993. BERNARDAC, Marie-Laure (org). Louise Bourgeois: pensées-plumes. Paris: Édition Du Centre Pompidou, 1995. CRISTIANO, Giuseppe. Storyboard Design Course. Principle, practice, and techniques: the ultimate guide for artists, directors, producers, and scriptwriters. New York: Barron’s edition, 200 . JOHN, Richard. 16 Notas para uma definição do desenho. In: MARTINS COSTA, C.; JOHN, R. (orgs). Vetor. Novo Hamburgo: Editora FEEVALE, 2009. ROSE, Bernice. Drawing Now. New York: Metropolitan Museum of Art, 1976. GOMBRICH, Ernst Hans. Arte e Ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins fontes, 2007. GONÇALVES, Flavio. Um olhar de través, In: MARTINS COSTA, C.; JOHN, R. (orgs). Vetor. Novo Hamburgo: Editora FEEVALE, 2009. ___________________. Um percurso para o olhar: o desenho e a terra. In: Porto Arte, Porto Alegre, v 13, n 23, nov. 2005. ___________________. O desenho e a infância das imagens in: Projeto Revista de Educação, Porto Alegre, v 3 n 5 Jun./ dez., 2001. ___________________. Armas do desenho: análise da minha produção de 1992 e 1993. Dissertação de mestrado – PGAV – IA – UFRGS, Porto Alegre, 1994.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 30 29 Design Digital (Bacharelado)
Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
NADIA MIRANDA LESCHKO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DESENHO II Artes Visuais (Bacharelado)
DESENHO II Design Gráfico (Bacharelado)
DESENHO II Design Digital (Bacharelado)

Página gerada em 19/04/2024 18:38:05 (consulta levou 0.123122s)