Nome da Atividade
IMAGEM E CONSUMO NA CONTEMPORANEIDADE
CÓDIGO
05000740
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo crítico acerca da importância da imagem para as sociedades contemporâneas. O discurso imagético nos cenários do espetáculo contemporâneo. Imagem e Consumo, inter-relações e representações na Arte: leitura de imagens. A imagem mediando a comunicação de
massa: leitura de imagens midiáticas, da web e das redes sociais. Fotografia, cinema e vídeo: leitura de imagens.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
Possibilitar a acadêmicos dos cursos de graduação da UFPel a compreensão e sistematização de conhecimentos sobre a produção e circulação de Imagens na contemporaneidade, fomentando uma cultura de cunho simbiótico entre a visão funcionalista e as visões estéticas e simbólicas dos elementos sociais, que constituem os espaços contemporâneos, reais e virtuais.

Objetivo específico:
- Colaborar para a construção de saberes estéticos, artísticos e pedagógicos que
considerem a mediação das imagens em processos pessoais e coletivos de investigação
e compreensão dos códigos contemporâneos;
- Aprofundar conhecimentos sobre Imagem, em especial a fotográfica, no cotidiano das
práticas acadêmicas;
- Propiciar a (auto)construção de conhecimento interdisciplinar, através da criação de
suportes simbólicos para o pensamento crítico/reflexivo;
- Estimular a produção de textos verbais e não-verbais dos envolvidos;
- Instigar a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem como suporte
complementar à formação presencial.

Conteúdo Programático

UNIDADE I
- A presença maciça de imagens no âmbito de sociedades líquidas.
- Imagem, imaginário e imagerie
- Imagem e comunicação: argumentação e persuasão na relação das imagens com os espectadores
- A imagem como discurso não-verbal: leitura de imagens.

UNIDADE II
- Da Pop às intervenções urbanas contemporâneas: a imagem como testemunho social e histórico.
- Imagens da Arte na publicidade: leitura de imagens.

UNIDADE III
- A imagem como objeto do mundo: representação, ilusão e realismo.
- Sedução e manipulação da linguagem dos objetos no espetáculo contemporâneo: leitura de imagens midiáticas
- O universo imagético da web e a produção de subjetividades: leitura de imagens
- Fotografia, cinema e vídeo: leitura de imagens.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas, SP: Papirus, 1993. BAUMAN, Zygmunt. O Mal-Estar da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. DOMINGUES, Diana (org). ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Passado, presente e futuro. São Paulo: UNESP, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas; v.1). 7a ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. DEBORD, Guy. Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000. DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2a ed. São Paulo: Ed. 34, 2010. DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro, DIFEL, 1998. MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens. São Paulo: Cia das Letras, 2001.

Página gerada em 21/11/2024 06:08:06 (consulta levou 0.120449s)