Nome da Atividade
				LINGUÍSTICA II
				CÓDIGO
				20000245
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Unidade responsável
				
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Fundamentos teóricos e termos básicos de Linguística Textual, Análise de Gêneros Textuais, Teorias em Análise do Discurso.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Oferecer aos alunos condições que lhes permitam:• discutir as abordagens mais recentes sobre os estudos linguisticos, identificando os mecanismos constitutivos da linguagem na perspectiva do texto, do gênero textual e do discurso;
• analisar a linguagem em suas dimensões textuais, enunciativas e discursivas.
Conteúdo Programático
•	A Linguística Textual. Origem, causas do surgimento e precursores. Concepções de língua, sujeito, texto e sentido. Texto e contexto. Fatores de textualidade. 
• Análise de Gêneros Textuais. Principais abordagens: Sociointeracionismo bakhtiniano, Escola Australiana, Estudos em Nova Retórica Norte-americana, Gêneros para Fins Específicos (ESP). Configuração contextual e Estrutura Potencial de Gênero.
• Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso. Discurso, identidade, representação, ideologia, interdiscurso.
					• Análise de Gêneros Textuais. Principais abordagens: Sociointeracionismo bakhtiniano, Escola Australiana, Estudos em Nova Retórica Norte-americana, Gêneros para Fins Específicos (ESP). Configuração contextual e Estrutura Potencial de Gênero.
• Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso. Discurso, identidade, representação, ideologia, interdiscurso.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
 - BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Ana Raquel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003.
 - FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Tradução: Izabel Magalhães. Brasília: Ed. UnB, 2001.
 
Bibliografia Complementar:
- MARCUSCHI, L.A. Gêneros Textuais, Definição e Funcionalidade, In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A . R. & BEZERRA, M. A. Gêneros textuais & ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
 - BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. Tradução e organização de Angela Paiva Dionísio e Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2005. Trad. Ana Raquel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003.
 - KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
 - MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
 - RAJAGOPALAN, K. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética.São Paulo: Parábola, 2004. 143 p.
 - MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais & ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.