Nome da Atividade
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA
CÓDIGO
17360009
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aborda os fundamentos da Educação Especial, analisando sua constituição como campo de saber sobre as alteridades deficientes. Problematiza os significados da normalidade e os discursos que produzem o “outro” e o “mesmo” na Educação. Analisa as recomendações e proposições da Política de Educação Inclusiva e suas implicações nas práticas educacionais nos espaços escolares.
Objetivos
Objetivo Geral:
Geral:Proporcionar a aproximação ao campo da chamada Educação Especial, problematizando os diferentes discursos que permeiam a Educação e as Ciências Humanas e Sociais e que fundamentam as atuais diretrizes educacionais na perspectiva da educação inclusiva.
Específicos:
- Analisar os fundamentos da Educação Especial em suas implicações históricas, sociais, culturais e educacionais;
- Problematiza a constituição da anormalidade no discursos científico e educacional e as formas de nomeação e classificação que inventam a alteridade deficiente;
- Proporcionar aos alunos e às alunas uma aproximação às práticas educacionais pensadas e organizadas a partir da diferença, com ênfase nas necessidades educacionais especiais;
- Analisar o currículo e as possibilidades de uma pedagogia da diferença.
Objetivos Específicos:
- Analisar os fundamentos da Educação Especial em suasimplicações históricas, sociais, culturais e educacionais;
- Problematiza a constituição da anormalidade no discursos científico
e educacional e as formas de nomeação e classificação que
inventam a alteridade deficiente;
- Proporcionar aos alunos e às alunas uma aproximação às práticas
educacionais pensadas e organizadas a partir da diferença, com
ênfase nas necessidades educacionais especiais;
- Analisar o currículo e as possibilidades de uma pedagogia da
diferença.
Conteúdo Programático
A emergência da Educação Especial e a constituição de um campo de saber sobre a alteridade deficiente
- A Educação Especial e seus campos de saberes.
- A constituição da anormalidade: os usos escolares da diversidade e da diferença.
- As representações sociais do “outro” e do “mesmo”.
Educação Especial e Educação Inclusiva
- Implicações dos textos legais (internacionais e nacionais) na constituição da Política de Educação Inclusiva.
- A Política Nacional de Educação Inclusiva: estratégias de implementação nas redes de ensino.
- Os sujeitos da Educação Especial – as necessidades educacionais especiais e as condições pedagógicas, sociais e culturais na organização do espaço educativo.
Possibilidades da Pedagogia da Diferença
- O currículo na/para a diferença e a perspectiva da Educação Inclusiva.
- Adaptações curriculares ou novas formas de pensar a escola.
- A Educação Especial e seus campos de saberes.
- A constituição da anormalidade: os usos escolares da diversidade e da diferença.
- As representações sociais do “outro” e do “mesmo”.
Educação Especial e Educação Inclusiva
- Implicações dos textos legais (internacionais e nacionais) na constituição da Política de Educação Inclusiva.
- A Política Nacional de Educação Inclusiva: estratégias de implementação nas redes de ensino.
- Os sujeitos da Educação Especial – as necessidades educacionais especiais e as condições pedagógicas, sociais e culturais na organização do espaço educativo.
Possibilidades da Pedagogia da Diferença
- O currículo na/para a diferença e a perspectiva da Educação Inclusiva.
- Adaptações curriculares ou novas formas de pensar a escola.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva. Com os pingos nos “is”. 8.ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
- Revista Educação Especial, v. 32, Centro de Educação (UFSM), 2019 Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/issue/view/1402/showToc
- STAINBACK, S. & STAINBACK, W. Inclusão - Um guia para Educadores. Trad. M. Lopes. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Bibliografia Complementar:
- KASSAR, Mônica C.M. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. In: Educação e Sociedade.. vol.33 no.120 Campinas jul./set. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302012000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
- MIRANDA, A.A.B. Educação especial no Brasil: Desenvolvimento histórico. Cadernos de História da Educação, n. 7, 2008. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/1880
- Revista Educação em Revista. Dossiê - Educação inclusiva: das políticas às práticas educacionais, v. 27, n. 41, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2011) Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/issue/view/1246
- Revista MOMENTO - Diálogos em Educação. Dossiê, v. 29, p. 187-202, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/issue/view/745
- SILVA, Luciene M. da. O estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência. In: RBE - Revista Brasileira de Educação/ANPED, vol.11 n.33. Rio de Janeiro, Set./Dec., 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300004&lng=en&nrm=iso
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2022 / 2 | 30 | 13 |
Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO Professor responsável pela turma |
||||||
T2 | 2022 / 2 | 40 | 24 |
Teatro (Licenciatura - Noturno) Todos Os Cursos Horários
|
MADALENA KLEIN Professor responsável pela turma |
||||||
T15 | 2022 / 2 | 40 | 21 |
Teatro (Licenciatura) Todos Os Cursos Horários
|
MADALENA KLEIN Professor responsável pela turma |