Nome da Atividade
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA
CÓDIGO
17360009
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aborda os fundamentos da Educação Especial, analisando sua constituição como campo de saber sobre as alteridades deficientes. Problematiza os significados da normalidade e os discursos que produzem o “outro” e o “mesmo” na Educação. Analisa as recomendações e proposições da Política de Educação Inclusiva e suas implicações nas práticas educacionais nos espaços escolares.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:
Proporcionar a aproximação ao campo da chamada Educação Especial, problematizando os diferentes discursos que permeiam a Educação e as Ciências Humanas e Sociais e que fundamentam as atuais diretrizes educacionais na perspectiva da educação inclusiva.

Específicos:
- Analisar os fundamentos da Educação Especial em suas implicações históricas, sociais, culturais e educacionais;
- Problematiza a constituição da anormalidade no discursos científico e educacional e as formas de nomeação e classificação que inventam a alteridade deficiente;
- Proporcionar aos alunos e às alunas uma aproximação às práticas educacionais pensadas e organizadas a partir da diferença, com ênfase nas necessidades educacionais especiais;
- Analisar o currículo e as possibilidades de uma pedagogia da diferença.

 

Objetivos Específicos:

- Analisar os fundamentos da Educação Especial em suas
implicações históricas, sociais, culturais e educacionais;
- Problematiza a constituição da anormalidade no discursos científico
e educacional e as formas de nomeação e classificação que
inventam a alteridade deficiente;
- Proporcionar aos alunos e às alunas uma aproximação às práticas
educacionais pensadas e organizadas a partir da diferença, com
ênfase nas necessidades educacionais especiais;
- Analisar o currículo e as possibilidades de uma pedagogia da
diferença.

Conteúdo Programático

A emergência da Educação Especial e a constituição de um campo de saber sobre a alteridade deficiente

- A Educação Especial e seus campos de saberes.
- A constituição da anormalidade: os usos escolares da diversidade e da diferença.
- As representações sociais do “outro” e do “mesmo”.

Educação Especial e Educação Inclusiva

- Implicações dos textos legais (internacionais e nacionais) na constituição da Política de Educação Inclusiva.
- A Política Nacional de Educação Inclusiva: estratégias de implementação nas redes de ensino.
- Os sujeitos da Educação Especial – as necessidades educacionais especiais e as condições pedagógicas, sociais e culturais na organização do espaço educativo.

Possibilidades da Pedagogia da Diferença

- O currículo na/para a diferença e a perspectiva da Educação Inclusiva.
- Adaptações curriculares ou novas formas de pensar a escola.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva. Com os pingos nos “is”. 8.ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
  • Revista Educação Especial, v. 32, Centro de Educação (UFSM), 2019 Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/issue/view/1402/showToc
  • STAINBACK, S. & STAINBACK, W. Inclusão - Um guia para Educadores. Trad. M. Lopes. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • KASSAR, Mônica C.M. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. In: Educação e Sociedade.. vol.33 no.120 Campinas jul./set. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302012000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
  • MIRANDA, A.A.B. Educação especial no Brasil: Desenvolvimento histórico. Cadernos de História da Educação, n. 7, 2008. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/1880
  • Revista Educação em Revista. Dossiê - Educação inclusiva: das políticas às práticas educacionais, v. 27, n. 41, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2011) Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/issue/view/1246
  • Revista MOMENTO - Diálogos em Educação. Dossiê, v. 29, p. 187-202, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/issue/view/745
  • SILVA, Luciene M. da. O estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência. In: RBE - Revista Brasileira de Educação/ANPED, vol.11 n.33. Rio de Janeiro, Set./Dec., 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300004&lng=en&nrm=iso

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2022 / 2 30 13 Pedagogia (Licenciatura)
Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO
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T2 2022 / 2 40 24 Teatro (Licenciatura - Noturno)
Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
MADALENA KLEIN
Professor responsável pela turma

T15 2022 / 2 40 21 Teatro (Licenciatura)
Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
MADALENA KLEIN
Professor responsável pela turma

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