Nome da Disciplina
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA
CÓDIGO
17360009
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aborda os fundamentos da Educação Especial, analisando sua
constituição como campo de saber sobre as alteridades deficientes.
Problematiza os significados da normalidade e os discursos que
produzem o “outro” e o “mesmo” na Educação. Analisa as
recomendações e proposições da Política de Educação Inclusiva e
suas implicações nas práticas educacionais nos espaços escolares.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar a aproximação ao campo da chamada Educação
Especial, problematizando os diferentes discursos que permeiam a
Educação e as Ciências Humanas e Sociais e que fundamentam as
atuais diretrizes educacionais na perspectiva da educação inclusiva.

 

Objetivos Específicos:

- Analisar os fundamentos da Educação Especial em suas
implicações históricas, sociais, culturais e educacionais;
- Problematiza a constituição da anormalidade no discursos científico
e educacional e as formas de nomeação e classificação que
inventam a alteridade deficiente;
- Proporcionar aos alunos e às alunas uma aproximação às práticas
educacionais pensadas e organizadas a partir da diferença, com
ênfase nas necessidades educacionais especiais;
- Analisar o currículo e as possibilidades de uma pedagogia da
diferença.

Conteúdo Programático

- A emergência da Educação Especial e a constituição de um campo
de saber sobre a alteridade deficiente
- A constituição da anormalidade: os usos escolares da diversidade e
da diferença.
- As representações sociais do “outro” e do “mesmo”.
- Educação Especial e Educação Inclusiva
- Implicações dos textos legais (internacionais e nacionais) na constituição da Política de Educação Inclusiva.
- Os sujeitos da Educação Especial – as necessidades educacionais
especiais e as condições pedagógicas, sociais e culturais na
organização do espaço educativo.
- Possibilidades da Pedagogia da Diferença
- O currículo na/para a diferença e a perspectiva da Educação
Inclusiva.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 1 45 33 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
MADALENA KLEIN
Professor responsável pela turma

T2 2019 / 1 45 38 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
MADALENA KLEIN
Professor responsável pela turma

T3 2019 / 1 30 26 Pedagogia (Licenciatura)
Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA Pedagogia (Licenciatura)
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA História (Licenciatura - Noturno)
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA Teatro (Licenciatura - Noturno)
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA Química (Licenciatura)

Página gerada em 20/06/2019 20:33:32 (consulta levou 0.175574s)