Nome da Atividade
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL II
CÓDIGO
20000554
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Análise e produção de textos visando tanto ao desenvolvimento da habilidade de
compreensão leitora como ao de uma escrita capaz de provocar o efeito de sentido almejado
pelo autor. Reconhecimento de características que alteram o grau de precisão ou de imprecisão
dos textos em seu funcionamento em diferentes gêneros textuais, incluindo temas relativos a
questões ambientais, étnicas, de acessibilidade e de gênero.

Objetivos

Objetivo Geral:

1.14 Objetivo(s) geral(ais)
- Desenvolver a habilidade de analisar o texto em relação aos aspectos linguísticos e
contextuais.
1.15 Objetivo(s) específico(s)
- Identificar os diferentes sistemas que compõem os textos e que concorrem para o seu
funcionamento como um todo que constrói sentido.
- Saber utilizar o conhecimento de recursos linguísticos para aferir a propriedade do texto em
análise, tanto na leitura quanto na produção textual.
- Garantir a discussão, através de textos, de diferentes temáticas, dentre elas políticas públicas
envolvendo questões ambientais, étnicas, de gênero e de acessibilidade.

Conteúdo Programático

Leitura e construção de sentido
- Fatores que concorrem para a construção dos sentidos
- Gêneros textuais e implicações linguísticas
- Fatores de textualidade: coerência, coesão, clareza, informatividade, adequação,
intertextualidade, conhecimento linguístico, conhecimento de mundo, conhecimento
partilhado
- Escrita e reescrita de textos
-Análise e síntese de textos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BENTO, N.A.S. Cidadania em preto e branco: discutindo as relações raciais. São Paulo: Ática, 2003. HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. KOCH, Ingedore V. e TRAVAGLIA, Luiz C. A coerência textual. São Paulo : Contexto, 2004. _____.Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2012. MARTINS, M.C., FROTA, P.R.O. Educação ambiental: a diversidade de um paradigma. Santa Catarina: Ediunesc, 2013.

Bibliografia Complementar:

  • FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Oficina de texto. Petrópolis: Vozes, 2003. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto – leitura e redação. São Paulo: Ática, 2002. KOCH, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. PINKER, Steven. Guia de escrita. São Paulo: Contexto, 2006. VAL, Maria da Graça da Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL II Letras - Redação e Revisão de Textos (Bacharelado - Noturno)

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