Nome da Atividade
HISTÓRIAS DO TEATRO I
CÓDIGO
05001084
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
O conceito de história e a sua relação com a historiografia teatral. O homem da pré-história e o surgimento do teatro. As manifestações teatrais na Grécia Antiga, na Roma Antiga e na Idade Média. O teatro renascentista em Portugal, Espanha e na Itália. Estudo de peças teatrais clássicas.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Desenvolver noções acerca da historiografia teatral.- Especular sobre o surgimento da linguagem dramática na pré-história.
- Estudar aspectos históricos, sociais, culturais e estéticos do campo teatral na Grécia e Roma antigas, assim como nos períodos medieval e renascentista.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1 – QUESTÕES HISTORIOGRÁFICAS
1.1 O teatro e as histórias
1.2 Rastros, pluralidade e parcialidade
UNIDADE 2 – A PRÉ-HISTÓRIA
2.1 O possível surgimento do teatro
2.2 As relações entre mito, rito e o acontecimento teatral
UNIDADE 3 – O TEATRO NA GRÉCIA ANTIGA
3.1 Mitos fundadores do teatro
3.2 A tragédia clássica
3.3 A poética de Aristóteles
3.4 O drama satírico
3.5 A Comédia Antiga, Intermediária e a Comédia Nova
3.6 A encenação grega
UNIDADE 4 – AS MANIFESTAÇÕES CÊNICAS DA ROMA ANTIGA
4.1 O Império Romano e a política do “pão e circo”
4.2 Mimos, pantomimas e os artistas circenses
4.3 A tragédia e a comédia: herança grega
4.4 A encenação romana
UNIDADE 5 – O TEATRO MEDIEVAL
5.1 A sociedade feudal
5.2 A encenação medieval: teatro litúrgico e teatro profano
UNIDADE 6 – O TEATRO RENASCENTISTA EM PORTUGAL E NA ESPANHA
6.1 Os autos portugueses e seus principais autores.
6.2 As artes da cena no século de ouro espanhol e dramaturgia.
UNIDADE 7 – O TEATRO RENASCENTISTA ITALIANO
7.1 A Commedia dell’arte
7.2 As encenações no palco italiano
1.1 O teatro e as histórias
1.2 Rastros, pluralidade e parcialidade
UNIDADE 2 – A PRÉ-HISTÓRIA
2.1 O possível surgimento do teatro
2.2 As relações entre mito, rito e o acontecimento teatral
UNIDADE 3 – O TEATRO NA GRÉCIA ANTIGA
3.1 Mitos fundadores do teatro
3.2 A tragédia clássica
3.3 A poética de Aristóteles
3.4 O drama satírico
3.5 A Comédia Antiga, Intermediária e a Comédia Nova
3.6 A encenação grega
UNIDADE 4 – AS MANIFESTAÇÕES CÊNICAS DA ROMA ANTIGA
4.1 O Império Romano e a política do “pão e circo”
4.2 Mimos, pantomimas e os artistas circenses
4.3 A tragédia e a comédia: herança grega
4.4 A encenação romana
UNIDADE 5 – O TEATRO MEDIEVAL
5.1 A sociedade feudal
5.2 A encenação medieval: teatro litúrgico e teatro profano
UNIDADE 6 – O TEATRO RENASCENTISTA EM PORTUGAL E NA ESPANHA
6.1 Os autos portugueses e seus principais autores.
6.2 As artes da cena no século de ouro espanhol e dramaturgia.
UNIDADE 7 – O TEATRO RENASCENTISTA ITALIANO
7.1 A Commedia dell’arte
7.2 As encenações no palco italiano
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARISTÓTELES. Poética. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
- BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2017.
- FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: SENAC, 2004.
Bibliografia Complementar:
- BAKHTIN, M. M. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Brasilia: Edunb, 1996.
- BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
- LESKY, Albin. A tragédia grega. São Paulo: Perspectiva, 1976, 2006.
- VERNANT, Jean Pierre; VIDAL-NAQUET, Pierre. Mito e tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva, 2005.
- PERRY, Marvin. Civilização ocidental: uma história concisa. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 35 | 35 |
Teatro (Licenciatura) Horários
|
MARINA DE OLIVEIRA Professor responsável pela turma |