Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
CÓDIGO
10770027
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
7
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Práticas de estágio curricular supervisionado no Ensino Fundamental, com ênfase na regência de classe e na reflexão crítica a respeito dos processos de ensino-aprendizagem da disciplina de História.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Desenvolver competência didático-pedagógica para o ensino escolar de História no Ensino Fundamental, realizando reflexão teórica a partir das atividades práticas de regência de classe.
Objetivos específicos:
- Permitir a experiência de Regência de turma nos anos finais do Ensino Fundamental, em instituições escolares;
- Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício da profissão docente, a partir de uma vivência participativa;
- Realizar a reflexão da prática docente a partir da experiência possibilitada pela realização do estágio supervisionado.
- Produzir relatório crítico-reflexivo em que constem todas as atividades e aprendizagens que resultaram da experiência vivenciada no contexto escolar.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARROSO, Vera; et ali. Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: EST: EXCLAMAÇÃO: ANPUH/RS, 2010. Disponível em: https://www.ufrgs.br/gtensinohistoriaedurs/livro-ensino-de-historia- desafios-contemporaneos/
  • MANKE, Lisiane Sias. Leitura em aulas de História: práticas e possibilidades de ensino-aprendizagem. Revista Educação, PUCRS. v. 42, p. 287-297, 2019. Recurso online. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/faced/article/view/28677
  • MONTEIRO, Ana Maria; AMORIM, Mariana. “Narrativas de si” e afetos nos caminhos iniciais da docência em história. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n.1, jan./ abr.2019, p.23-38. Recurso online. Disponível em: Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/amorim-monteiro.pdf
  • SEFFNER, Fernando. Escola pública e professor como adulto de referência: indispensáveis em qualquer projeto de nação. In: Educação Unisinos, v. 20, n.1, janeiro/abril, 2016, p. 48-57. Recurso online. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2177-2102016000100048&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf CAMPI. Helenice. Ensinar história no século XXI: dilemas curriculares. Exposição na Mesa Redonda ocorrida no XX Encontro Regional da ANPUH - Seção São Paulo, em Franca, em 10/09/2010. Disponível em: https://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=11917 HORN, Geraldo Balduino; GERMINARI, Geyso Dongley. O ensino de história e seu currículo: teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2010. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel - número de registro 907 H813e 3.ed. (BCS) LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós- estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. Disponível em: https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e- educacao-guacira-lopes-louro.pdf PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS / Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. – Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/promocaodh/

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
P1 2025 / 2 1150 117 História - Polo Agudo (Licenciatura)
História - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
História - Polo Balneário Pinhal (Licenciatura)
História - Polo Cacequi (Licenciatura)
História - Polo Constantina (Licenciatura)
História - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
História - Polo Faxinal do Soturno (Licenciatura)
História - Polo Gramado (Licenciatura)
História - Polo Herval (Licenciatura)
História - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
História - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
História - Polo Mostardas (Licenciatura)
História - Polo Panambi (Licenciatura)
História - Polo Picada Café (Licenciatura)
História - Polo Quaraí (Licenciatura)
História - Polo Rosário do Sul (Licenciatura)
História - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
História - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
História - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
História - Polo Sapiranga (Licenciatura)
História - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
História - Polo Sobradinho (Licenciatura)
História - Polo Três Passos (Licenciatura)
JULIANA PORTO MACHADO
Professor Regente

LETÍCIA CAMPAGNOLO CAVALHEIRO
Professor responsável pela turma

NEUZA REGINA DAS NEVES JANKE
Professor Regente

CECILIA DECARLI
Professor Regente

Página gerada em 23/08/2025 19:31:44 (consulta levou 0.076124s)