Nome da Atividade
O LIVRO DIDÁTICO E SEU CIRCUITO: PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
CÓDIGO
10770081
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Ementa: a disciplina dará ênfase aos estudos históricos desenvolvidos acerca dos livros didáticos, nas suas variadas dimensões - produção, circulação e recepção -. Sendo problematizado, em especial, o livro didático de História enquanto instrumento pedagógico, suporte curricular, veículo de um sistema de valores, e mercadoria editorial.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender e problematiza o livro didático em seus diferentes aspectos: produção,circulação e usos.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CHOPPIN, A.; BASTOS, T. M. H. C. O historiador e o livro escolar. Revista História da Educação, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 5–24, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30596 - CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GNrkGpgQnmdcxwKQ4VDTgNQ/?format=pdf&lang=pt. - ROSA, FGMG. Os primórdios da inserção do livro no Brasil. In PORTO, CM. (org.). Difusão e cultura científica: alguns recortes [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 75-92. Disponível em: http://books.scielo.org
Bibliografia Complementar:
- .15. Bibliografia complementar: - CHOPPIN, A.; BASTOS, T. M. H. C. O manual escolar: uma falsa evidência histórica - The school textbook: a falsely obvious historic fact. Revista História da Educação, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 9–75, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29026 - FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Livros didáticos em dimensões materiais e simbólicas. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 531-545, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/xHpd4pX4jxcQwSfFQXWdqcG/?format=pdf&lang=pt. - FREITAG, Bárbara; MOTTA, Valéria Rodrigues; COSTA, VAnderly Ferreira. O Estado da Arte do Livro Didático no Brasil. Brasília, INEP Coordenadoria de Editoração e Divulgação, 1987. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001994.pdf. - MEUCCI, Simone. Os livros didáticos da perspectiva da sociologia do conhecimento: uma proposição teórico-metodológica. Revista Brasileira de História da Educação. V. 20, 2020, dossiê. p. 1-18. Disponível em : https://www.scielo.br/j/rbhe/a/CV7vnC7HvkhQjBRj4YsK9Dc/?lang=pt - SILVA, Marco Antônio. A Fetichização do Livro Didático no Brasil. In: Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 803-821, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade.