Nome da Atividade
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
CÓDIGO
17360097
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina Filosofia da Educação I tem como escopo a discussão sobre os contributos da área para a formação de educadoras e educadores. Nesse sentido, propõe a reflexão sobre como a educação realiza a mediação que insere os seres humanos no âmbito do trabalho, da cultura e da sociabilidade/política (mediações básicas da existência humana). Potencializa o debate sobre os fundamentos histórico-filosóficos dos projetos de sociedade e de educação a partir dos eixos axiológico, epistemológico e antropológico e analisa as bases de diferentes correntes filosóficas e suas repercussões no campo pedagógico. É intencionalidade da disciplina o aprofundamento teórico de elementos que são fulcrais para a compreensão do fenômeno educativo, como: humanização e desumanização, relações de poder, ideologia e contraideologia. A identificação das bases filosóficas e políticas das perspectivas redentora, reprodutora e transformadora da educação são também objeto de exame. Considerando o movimento reflexivo engendrado, pretende oferecer subsídios para o debate acerca das propostas de construção de pedagogias que, através da história e do diálogo entre as Ciências Humanas e a Educação, colaboram com processos político-pedagógicos humanizadores de formação em diferentes tempos-espaços (não-formal, informal e formal) e com a edificação de uma sociedade radicalmente democrática, justa e igualitária.

Objetivos

Objetivo Geral:

Identificar as contribuições da Filosofia da Educação para os debates no campo da Pedagogia e na formação de educadoras e educadores. Compreender a educação como mediação das mediações da existência histórica dos seres humanos. Reconhecer as perspectivas filosóficas da educação na história da humanidade: tempos pré-históricos, antiguidade, mundo medieval e modernidade. Identificar as filósofas e os filósofos e suas contribuições para a educação. Identificar os fundamentos das correntes filosóficas do Racionalismo, do Empirismo, do Iluminismo, do Romantismo e seus contributos para as discussões no âmbito da Filosofia da Educação. Problematizar os processos de humanização e desumanização, consenso e conflito, as relações de poder, os conceitos de ideologia e contraideologia e suas manifestações no âmbito da educação. Reconhecer as bases filosóficas e políticas da educação como redenção, reprodução e transformação social. Identificar o papel político-pedagógico da educação em seus diferentes tempos-espaços (informal, formal e não-formal) e seus contributos para o processo de formação humana.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 1999.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
  • LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
  • SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.
  • SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da Educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994.

Bibliografia Complementar:

  • CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
  • GADOTTI, Moacir. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. 16. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
  • GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Editora Ática, 2008.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2022 / 1 30 28 Pedagogia (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
DIRLEI DE AZAMBUJA PEREIRA
Professor responsável pela turma

T2 2022 / 1 30 22 Pedagogia (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
18:00 - 18:50
DIRLEI DE AZAMBUJA PEREIRA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ENSINO-APRENDIZAGEM.CONHEC. E ESCOLARIZAÇÃO I Pedagogia (Licenciatura)

Página gerada em 15/08/2022 09:23:56 (consulta levou 0.121386s)