Nome da Atividade
SOCIOLOGIA PÓS-CLÁSSICA
CÓDIGO
06560158
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Abordam-se os desdobramentos da disciplina em um período posterior ao da sociologia clássica. Analisa o desenvolvimento do marxismo a partir de suas diversas perspectivas, tratando, entre outros, autores da primeira e segunda geração da Escola de Frankfurt, Gramsci e Lukács. Traz também as contribuições de diversos autores da Escola de Chicago nas suas diversas gerações. Discute a teoria estrutural funcionalista de Talcott Parsons e as contribuições de Robertt Merton para um funcionalismo renovado e das teorias de médio alcance. Debate as propostas da sociologia norte-americana de pesquisas quantitativas, particularmente, de Paul Lazarsfeld; e a crítica etnometodológica como abordagem sociológica alternativa.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
Analisar a capacidade analítica dos conceitos elaborados pelos teóricos que buscavam compreender e interpretar a vida social no mundo contemporâneo entre as décadas de 1920 e 1960 (pós-guerras mundiais até os anos 60). Tais intelectuais produziram teorias que formaram o
perfil sociológico norte-americano da Escola de Chicago, do interacionismo simbólico, da fenomenologia, da etnometodologia; da corrente funcionalista e do estrutural-funcionalismo. Por sua vez, analisa-se a reflexão da tradição marxista pós-Marx a partir da teoria crítica da Escola de Frankfurt, de António Gramsci e de outros intelectuais dessa corrente teórica..

Objetivos Específicos
- Recuperar a contribuição original da psicologia social de Georg Herbert Mead, da filosofia pragmática norteamericana (Dewey, Peirce) e da fenomenologia de Alfred Shutz.
- Conhecer os estudos sobre cidade e mudança social de Robert Park, Ernest Burgess, William Thomas e Florian Znaniecki.
- Aprofundar nos diferentes autores da chamada Escola de Chicago, nas suas diferentes gerações, com autores como Herbert Blumer Erving Goffman e Howard Becker.
- Desenvolver a perspectiva etnometodológica, a partir de Harold Gafinkel.
- Examinar a teoria geral estrutural-funcionalista de Talcott Parsons sobre sistema social, estrutura e função.
- Analisar a teoria geral funcionalista de Robert Merton: particularmente a teoria de médio alcance e a distinção entre funções latentes e manifestas.
- Analisar as contribuições da sociologia quantitativista norteamericana, a partir dos estudos de pesquisa social de Paul Lazarsfeld.
- Interpretar a reformulação do marxismo no século XX a partir de diferentes vertentes a tradição marxista. Especialmente, tratar da chamada Escola de Frankfurt. Assim, são aprofundados conceitos tais como os de ciência tradicional e teoria crítica, dominação, racionalização
instrumental, indústria cultural, sociedade “unidimensional”, recuperando autores como Max Horkheimer, Theodor Adorno, e Herbert Marcuse.
- Trabalhar os conceitos razão instrumental e racionalidade comunicativa na modernidade, e as distinções entre trabalho e interação e entre ação instrumental/estratégica e ação comunicativa de Jürgen Habermas.
-Tratar da contribuição de Antônio Gramci, a partir de conceitos como os de Estado ampliado, sociedade civil e sociedade política, hegemonia, guerra de posição, Oriente e Ocidente, entre outros.

Conteúdo Programático

A primeira Escola de Frankfurt. Ciência tradicional e teoria crítica, dominação, racionalização instrumental e indústria cultural, entre outros conceitos. As obras de Max Horkheimer e Theodor Adorno.
Contribuições iniciais psicologia social, da filosofia pragmática norteamericana e da fenomenologia sociológica para a sociologia norteamericana.
Os estudos fundacionais da Escola de Chicago sobre a cidade e a mudanças social e suas diversas gerações. Os conceito de interacionismo simbólico, de desvio e de interação social em situações de microinteração.
- A perspectiva etnometodológica. Os estudos de Gafinkel.
A teoria geral estrutural-funcionalista de Talcott Parsons sobre sistema social, estrutura e função.
A teoria geral funcionalista de Robert Merton: teoria de médio alcance e as categorias de “funções manifestas e latentes”;
Um segundo momento da Escola de Frankfurt. Herbert Marcuse e Jurgen Habermas. Conceitos de dominação e de sociedade unidimensional; bem como de razão instrumental e racionalidade comunicativa na modernidade; a distinção trabalho e interação e entre ação comunicativa de Jürgen Habermas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GOFFMAN, Erving. A representação do Eu na vida cotidiana. Prefácio e Introdução. pp. 9-24. Petrópolis, RJ. Vozes. Várias Edições.
  • HORKHEIMER, Max. Filosofia e teoria crítica. In: Textos escolhidos. Benjamin, Habermas, Horkheimer, Adorno. Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979. pp. 155-161.
  • MERTON, Robert. Sociologia: teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou, 1968.

Bibliografia Complementar:

  • ANDERSON, Perry. Considerações sobre o marxismo ocidental. São Paulo: Brasiliense, 1976.
  • COLLINS, Randall. Quatro tradições sociológicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
  • DOMINGUES, José Maurício. A sociologia de Talcott Parsons. São Paulo: Annablume.2012.
  • GIDDENS, Anthony. Em defesa da sociologia: ensaios, interpretações e tréplicas. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.
  • GIDDENS, Anthony. Problemas centrais em teoria social: ação, estrutura e contradição na análise sociológica. Petrópolis: Vozes, 2018.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SOCIOLOGIA III Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno)
SOCIOLOGIA III Ciências Sociais (Bacharelado - Noturno)

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