Nome do Curso / Conceitos (*)
Ciências Sociais
Enade (2014)3CPC (2014)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
3210
Código e-MEC
113739
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
PAVE 2019/121111111110
SISU 2019/1215555142
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 08 de 20/07/1990.
Curso reconhecido pela Portaria nº 212 de 11/02/1999. Publicada no D.O.U. de 17/02/1999.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 921 de 27/12/2018. Publicada no D.O.U. de 28/12/2018.

Contextualização

O Curso de Ciências Sociais Bacharelado visa à formação de pesquisadores que poderão atuar tanto na área acadêmica (na docência e no desenvolvimento de projetos de pesquisa social) como no setor público ou privado, na elaboração, planejamento, supervisão, implantação, execução, acompanhamento e/ou avaliação de projetos de pesquisa ou de intervenção na área social. Neste sentido, através da mobilização de suas habilidades e competências teóricas e metodológicas, o profissional das ciências sociais (Sociologia, Ciência Política e Antropologia) contribui para a compreensão e interpretação da realidade social, para o debate teórico e o diálogo intra e interdisciplinar, bem como para a reflexão e o debate público a respeito dos problemas sociais. A Profissão de Sociólogo e as condições necessárias ao seu exercício, habilitação e competências são previstos e regulamentados pela Lei nº 6.888, de 10 de dezembro de 1980, e pelo Decreto nº 89.531, de 05 de abril de 1984.

Objetivos

O curso de Ciências Sociais visa à formação de cientistas sociais em nível de bacharelado procurando:
a) Garantir o pleno desenvolvimento do cientista social, seu aprimoramento como pessoa, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
b) Estimular a conformação de um imaginário social comprometido com os ideais democráticos da justiça e da solidariedade sociais e com a prática política que consagre o Estado de Direito, a democracia e as Políticas Sociais;
c) Criar uma dinâmica de formação profissional de qualidade crescente, fundada na indissociável relação do ensino, pesquisa e extensão;
d) Traduzir os conhecimentos sobre as pessoas, a sociedade, a economia, a história, as práticas sociais e culturais, em condutas de indagação, análise, problematização para a resolução dos problemas atuais;
e) Fornecer os meios necessários à consecução destes objetivos através de sua efetiva formação teórica e uma sólida qualificação para a pesquisa.

Perfil do Egresso

Como egresso do curso de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas, o futuro profissional deverá possuir: - Capacidade de analisar e interpretar a realidade social, política e cultural do país; - Disposição para refletir sobre a realidade brasileira; - Compreensão de conhecimentos teóricos e técnicos relacionados ao processo de investigação social e política; - Afinidade com a atividade de pesquisa social e disposição para investigar e apontar alternativas que visem transformações que resultem em melhorias nas condições de vida da sociedade. Será desejável que o aluno desenvolva ainda: dinamismo, capacidade de questionamento, autonomia, gosto por desafios e resolução de problemas, objetividade, capacidade de trabalho em equipe e habilidade no uso de tecnologias de informação e de comunicação.

Competências e habilidades

o curso deverá desenvolver:
  1. capacidade de analisar e interpretar a realidade social, política e cultural do país;
  2. disposição para refletir sobre a realidade brasileira;
  3. compreensão de conhecimentos teóricos e técnicos relacionados ao processo de investigação social e política;
  4. afinidade com a atividade de pesquisa social e disposição para investigar e apontar alternativas que visem transformações que resultem em melhorias nas condições de vida da sociedade.
Será desejável que o aluno desenvolva ainda: dinamismo, capacidade de questionamento, autonomia, gosto por desafios e resolução de problemas, objetividade, capacidade de trabalho em equipe e habilidade no uso de tecnologias de informação e de comunicação.

Organização Curricular

O aluno deverá cursar 152 créditos, completando 2.784 horas/atividade e só obterá o grau após a aprovação de monografia no final do curso Disciplinas Curriculares: 2.584 h/a Disciplinas Complementares: 200h/a http://wp.ufpel.edu.br/cienciassociais/projeto-politico-pedagogico/grade-curricular/bacharelado/

Procedimentos e metodologias de ensino

O Currículo do Curso de Ciências Sociais – habilitação bacharelado foi organizado na perspectiva de proporcionar integração entre atividades de ensino, pesquisa e extensão. A proposta terá o desafio de romper com práticas tradicionais de ensino–aprendizagem e, então, formar cidadãos críticos.
Trabalhar com afinco para que tal objetivo seja não só perseguido mas também exeqüível, já traduz a própria essência que justifica a criação de um CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Há, não obstante, outros aspectos mais específicos a considerar, não menos importantes, dadas as peculiaridades e necessidades do meio social em que está inserida a Universidade Federal de Pelotas, a saber:
- A exigência constitucional de cursos noturnos;

Avaliação do ensino e da aprendizagem

O processo avaliativo do Curso de Graduação em Ciências Sociais é qualitativo e contínuo, desenvolvendo-se a partir do diálogo e da reflexão que se estabelece, principalmente, no Colegiado do Curso ou em suas instâncias específicas e no cotidiano das atividades de ensino, pesquisa e extensão. 
Considerando as competências e habilidades a serem constituídas, a avaliação dos alunos deve ter como finalidade a orientação do trabalho dos futuros cientistas sociais, permitindo-lhes identificar o acerto das escolhas adotadas e a correção de percurso quando for necessário. Deverão ser periódicas e sistemáticas, com procedimentos diversos, incluindo conteúdos desenvolvidos, procedimentos metodológicos e instrumentos de avaliação que conduzam ao perfil do egresso contido na proposta do curso.

Ressalta-se que o curso atende a proposta pedagógica da UFPel, que envolve currículos enxugados, maior tempo para leitura, maior carga horária de pesquisa cuja consequência é um processo de ensino-aprendizado construtivo e não repetitivo, e, portanto, um aluno crítico e racional com maiores possibilidades de enfrentar o mercado de trabalho.

O sistema de avaliação dos alunos desenvolve-se, fundamentalmente, através de seminários temáticos ou bibliográficos, fichas de leitura e resenhas, trabalhos de pesquisa de campo, elaboração de artigos e realização de provas escritas individuais ou em grupos.
 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Desde 2015, o Projeto de Ensino intitulado “Construção do Conhecimento, Metodologia e Prática Profissional nas Ciências Sociais” que tem como foco a melhoria da qualidade do ensino e da formação profissional dos Cientistas Sociais nos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais da UFPel, vem proporcionando uma maior formação teórico-metodológica, a preparação para a docência e, para a atuação do egresso no mercado de trabalho.
Nessa proposta, atualmente estão vinculadas seis bolsas de monitoria, contemplando três discentes da licenciatura e três do bacharelado, cinco professores efetivos, e mais um bolsista do Programa de Pós-graduação em Sociologia, que atua como colaborador do projeto. Essa experiência em curso aponta para a possibilidade de institucionalização de um programa de tutoria e de apoio acadêmico aos alunos de graduação, sendo este fomentado pelos próprios alunos da pós-graduação e ex-alunos oriundos dos Cursos de Ciências Sociais vinculados aos Cursos de Mestrado em Sociologia e Ciência Política, conjuntamente com os PNPDs dos Programas de Pós-Graduação, como forma de promover tal interação.
Além deste projeto, existe um conjunto de eventos acadêmicos e científicos que estão sendo organizados de forma integrada, com o aval dos Programas de Pós-Graduação, Coordenação de Colegiados e Departamentos vinculados ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel, como o Encontro Internacional de Ciências Sociais (EICS), Semanas Acadêmicas, Seminários e Jornadas.

Acompanhamento de Egressos

Para o acompanhamento dos egressos, a ideia é lançar em 2016 um Portal de Egressos dos alunos dos Cursos de Ciências Sociais da UFPel, momento em que o curso de Bacharelado completa 25 anos e a Licenciatura 20 anos de existência. O objetivo é manter um vínculo contínuo com nossos ex-alunos, saber de seus sucessos e dificuldades, e acompanhar os profissionais que formamos em seu ingresso no mercado de trabalho. Assim, poderemos melhorar nossos cursos de graduação e pós-graduação a cada ano, e direcionar nossos projetos de formação continuada às necessidades dos profissionais de cada área. Manter aberto este canal de comunicação é uma forma de continuar esta relação que começou nas salas de aula, estimulando o convívio universitário e a troca permanente de informações entre egressos, alunos e a universidade. Estar cadastrado ao portal trará alguns benefícios para os profissionais da área, pois a aprendizagem é um processo contínuo, que não acaba com a graduação e/ou pós-graduação. O portal de egressos dos Cursos em Ciências Sociais da UFPel com a sua atualização periódica é mais uma ferramenta para ajudá-los nessa caminhada.

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10910087ANTROPOLOGIA I Obrigatória460
06560066CIÊNCIA POLÍTICA IObrigatória460
06730028FILOSOFIAObrigatória460
10060104GEOGRAFIAObrigatória230
10900075HISTÓRIAObrigatória230
06560065SOCIOLOGIA IObrigatória460

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10910005ANTROPOLOGIA IIObrigatória460
10910091ANTROPOLOGIA IIObrigatória460
06560002CIÊNCIA POLÍTICA IIObrigatória460
06560044EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAISObrigatória460
06560093PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOSObrigatória460
06560029SOCIOLOGIA II06560065 - SOCIOLOGIA IObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10910088ANTROPOLOGIA IIIObrigatória460
06560006CIÊNCIA POLÍTICA IIIObrigatória460
11100062ESTATÍSTICA IObrigatória230
06560075METODOLOGIA I 06560044 - EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAISObrigatória460
06560005SOCIOLOGIA III06560029 - SOCIOLOGIA IIObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10910089ANTROPOLOGIA IVObrigatória460
06560008CIÊNCIA POLÍTICA IVObrigatória460
11100063ESTATÍSTICA II11100062 - ESTATÍSTICA IObrigatória460
06560076METODOLOGIA II06560075 - METODOLOGIA I Obrigatória460
06560009SOCIOLOGIA IV06560005 - SOCIOLOGIA IIIObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10910090ANTROPOLOGIA VObrigatória460
06560027CIÊNCIA POLÍTICA VObrigatória460
06560077METODOLOGIA III06560076 - METODOLOGIA IIObrigatória460
06560030SOCIOLOGIA V06560009 - SOCIOLOGIA IVObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06560078METODOLOGIA IV06560077 - METODOLOGIA IIIObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06560083ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I06560078 - METODOLOGIA IVObrigatória10150
06560085ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIAObrigatória230

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06560084ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II06560083 - ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IObrigatória10150

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06560045ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICASOptativa460
10910027ANTROPOLOGIA DA ALIMENTAÇÃOOptativa460
10910029ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO IOptativa460
10910025ANTROPOLOGIA POLÍTICAOptativa460
06560091A SOCIOLOGIA DE HENRI LEFEBVREOptativa460
06560049COMPORTAMENTO ELEITORALOptativa460
06560050CULTURA POLÍTICAOptativa460
10910052ESTUDOS ANTROPO DE GÊNERO E TEORIA FEMINISTAOptativa460
06560067ESTUDOS DE CIÊNCIA POLÍTICA IOptativa460
06560079ESTUDOS DE CIÊNCIA POLÍTICA IIOptativa460
06560087ETNOGRAFIA SOCIOLÓGICATodas Disciplinas até o 3 semestreOptativa460
10910003ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA IOptativa460
10910011ETNOLOGIA AMERÍNDIA IOptativa460
10910069LEITURAS ETNOGRÁFICAS IOptativa460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
06730045MICHEL FOUCAULT E SUA PERSPECTIVA TEÓRICA ESTRUTURALISTA E PÓS-ESTRUTURALISTATodas Disciplinas até o 6 semestreOptativa460
06560080MOVIMENTOS SOCIAIS E CIDADANIAOptativa460
10910053OFICINA DE IMAGEM E SOM EM ANTROPOLOGIAOptativa460
06560081PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIROOptativa460
06560082POLÍTICA COMPARADAOptativa460
06560012POLÍTICA SOCIALOptativa460
06730046PÓS-MOD, PÓS-ESTRUT, PÓS-MARX, PÓS-FUND: UM DEB. TEÓRICO EUROPEUOptativa460
06560089RAÇA E GÊNERO NAS CIÊNCIAS SOCIAISOptativa460
06560046REGIMES E IDEOLOGIAS POLÍTICASOptativa460
06560086SOCIOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃOTodas Disciplinas até o 3 semestreOptativa460
06560090SOCIOLOGIA DA GLOBALIZAÇÃOOptativa460
06560092SOCIOLOGIA DO TRABALHOOptativa460
06560088SOCIOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTEOptativa460
06560052TEORIA DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICAOptativa460
06560054TEORIAS DA DEMOCRACIAOptativa460
06560042TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADES06560065 - SOCIOLOGIA I06560029 - SOCIOLOGIA IIOptativa460
06560068TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADES II06560042 - TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADESOptativa460

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALVARO AUGUSTO DE BORBA BARRETOInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
ANA INEZ KLEINInstituto de Ciências Humanas
ATTILA MAGNO E SILVA BARBOSAInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
BIANCA DE FREITAS LINHARESInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
CARLOS ARTUR GALLO CABRERAInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
DANIEL DE MENDONCAInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
EDUARDO ROBERTO JORDÃO KNACKInstituto de Ciências Humanas
ELAINE DA SILVEIRA LEITEInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
FLAVIA MARIA SILVA RIETHInstituto de Ciências Humanas
FRANCISCO EDUARDO BECKENKAMP VARGASInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
GISELDA MARIA PEREIRAInstituto de Física e Matemática
LEO PEIXOTO RODRIGUESInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
LORI ALTMANNInstituto de Ciências Humanas
LUÍS GUSTAVO TEIXEIRA DA SILVAInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
MANOEL LUIS CARDOSO VASCONCELLOSInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
MARIA REGINA CAETANO COSTAInstituto de Ciências Humanas
MARIA THEREZA ROSA RIBEIROInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
PATRÍCIA POSTALI CRUZInstituto de Ciências Humanas
PATRICIA RODRIGUES CHAVES DA CUNHAInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
PEDRO ALCIDES ROBERTT NIZInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
RAFAEL BRAZ DA SILVAInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
ROGERIO COSTA CAMPOSInstituto de Física e Matemática
ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSAInstituto de Ciências Humanas
ROMERIO JAIR KUNRATHInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
ROSANE APARECIDA RUBERTInstituto de Ciências Humanas
ROSANGELA MARIONE SCHULZInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
SIMONE DA SILVA RIBEIRO GOMESInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
VIVIANE ADRIANA SABALLAInstituto de Ciências Humanas
WILLIAM HECTOR GOMEZ SOTOInstituto de Filosofia, Sociologia e Política

Turmas ofertadas em 2019 / 1

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10910087 - ANTROPOLOGIA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1600
06560066 - CIÊNCIA POLÍTICA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1600
06730028 - FILOSOFIAProfessor responsável pela turma: MANOEL LUIS CARDOSO VASCONCELLOS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1500
10060104 - GEOGRAFIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1400
10900075 - HISTÓRIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T1400
06560065 - SOCIOLOGIA I
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1600

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10910088 - ANTROPOLOGIA III
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1250
06560006 - CIÊNCIA POLÍTICA IIIProfessor responsável pela turma: ROSANGELA MARIONE SCHULZ
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1250
11100062 - ESTATÍSTICA I
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T1400
06560075 - METODOLOGIA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1250
06560005 - SOCIOLOGIA IIIProfessor responsável pela turma: PEDRO ALCIDES ROBERTT NIZ
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1250

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10910090 - ANTROPOLOGIA V
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1250
06560027 - CIÊNCIA POLÍTICA V
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1200
06560077 - METODOLOGIA III
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1200
06560030 - SOCIOLOGIA V
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1200

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
06560083 - ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
P1250
06560085 - ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
P1250

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10910029 - ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO I
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T150
10910025 - ANTROPOLOGIA POLÍTICA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T150
06560050 - CULTURA POLÍTICA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1200
10910052 - ESTUDOS ANTROPO DE GÊNERO E TEORIA FEMINISTA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T150
10910003 - ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA I
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T150
06560080 - MOVIMENTOS SOCIAIS E CIDADANIA
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1200
10910053 - OFICINA DE IMAGEM E SOM EM ANTROPOLOGIA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P150
06560089 - RAÇA E GÊNERO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1200
06560068 - TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADES II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
P1100

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
Dimas Gouvêa Sodré 20191
Odilom Júnior da Costa Segovia20191

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
JOSÉ CARLOS TEIXEIRA GIORGIS19701965
ROBERTA RODRIGUES TRIERWEILER19942000
SANDRA MARA VIDAL DE SOUZA19962000
ALBERTO LUIS GARCIA OLIVEIRA20022006
ELIANA PIRES CARÚS20042007
LUCIANA MUSZINSKI20042007
PÂMELA MORAES VÖLZ20042007
André Luis Pereira20042008
BARBY DE BITTENCOURT MARTINS20052008
CAROLINA VERGARA RODRIGUES20052008
DAÍSA VIANNA BRIÃO20052008
DÓRIS VIRGÍNIA NEVES DOS SANTOS20042008
ÍGOR LESSA LIMA20052008
JACKSON FAUSTINO DAS CHAGAS LIMA20052008
JACQUELINE RODRIGUES GARCIA20042008
JOAO DANIEL DORNELES RAMOS20042008
JULIANA FERRACINI CARDOSO FARIA20042008
Paulo Isaías Hermes de Oliveira20042008
PEDRO COIMBRA LIMA20042008
RENATA SILVA DOS SANTOS20052008
SERES SENIR DA SILVA MATTOS20042008
VIRGINIA OLIVEIRA BORGES20052008
ALAIDES CATARINA MONTEIRO DOS SANTOS20062009
ALINE GAIA VELEDA20062009
ALINE GONÇALVES DE MOURA20052009
ALINE MOURA GONÇALVES20042009
BIANCA FERREIRA OLIVEIRA20042009
CINTIA BIELEMANN20062009
CRISTIANE TROINA FERREIRA20062009
FLÁVIO LUÍS FARIAS GARCIAS20092009
GIOVANA LUZ DIAS20062009
JULIANE SANTANA BENTO20062009
LIZIANE NOLASCO DE FREITAS20062009
MAICON DUARTE KUHN20062009
MICHELE SANTOS MARTINEZ20062009
ANDRÉ SELAYARAN NICOLETTI20072010
CAMILA LISKE KUHN20072010
CRISTIANE MACHADO DUARTE20052010
ELIANA SILVEIRA DA COSTA20052010
ÉRICO ANDRÉ SOARES20072010
FELIPE CORRAL DE FREITAS20072010
FRANCINE BORGES BORDIN20072010
HELENA DOS SANTOS CANDIOTA20062010
JOSUÉ KLUMB REICHOW20072010
KAREN DA CRUZ QUADROS20052010
LEANDRO PRIBERNOW MASSIA20072010
LUIS RENATO SILVA DA SILVA20092010
MARA GODOY PORTO20062010
MATHEUS MULLER SCHWANZ20072010
Patricia Maria Chini20062010
RAFAEL NACHTIGALL DE LIMA20072010
SANDRA TANHOTE SOUSA20062010
TIAGO MENNA FRANCKINI20072010
ALINE LUZ DA SILVA20072011
DARINNI MOREIRA MACHADO20082011
FERNANDA DA SILVA CHAGAS20082011
MÁRCIA DA SILVA PEREIRA20062011
MARIA DO CARMO DA SILVA FRANCO20092011
NELI ROSINHA REIS20082011
ROVAM SIMÕES GONÇALVES DE CASTRO20082011
TANARA PALACIO STEIN20082011
ANDERSON LUÍS MESQUITA DA MARTHA20082012
CAMILA SILVEIRA DOS SANTOS20052012
CAMILLA FAGUNDES MAFALDO20082012
CARLOS GUILHERME MADEIRA20072012
DANIELE REHLING LOPES20092012
DANIEL VAZ LIMA20092012
HILBERT DAVID DE OLIVEIRA SOUSA20092012
KAMILA LIMA DO NASCIMENTO20102012
MARINA DOS SANTOS LANDA20092012
RAFAEL CESAR ILHA PINTO20102012
ANA CRISTINA PORTO FABRES20102013
ANDRIA CAROLINE ANGELO SANTIN20102013
ÁUREO LUIZ DA ROCHA20102013
JULIANA NUNES BEHREND20102013
JULIANA SODRÉ CHEVARRIA20092013
MARILENE COSTA SANTOS20102013
MIGUEL ÂNGELO POTENZA20062013
REJANI BERNADETE HAMMES GARCIA20092013
SÉRGIO LUÍS GONÇALVES AQUINO20112013
ALEXANDRE HOFFMANN REMBOSKI20052014
ALEX CARDOSO DE OLIVEIRA20092014
BERENICE DE LEMOS SILVA SALVADOR20112014
CÁRMEN LÚCIA LEMOS BIERHALZ20112014
ELENICE DA SILVA CARDOZO20112014
JÉSSICA DA SILVA20102014
LARISSA RUSSO GONÇALVES20112014
MICHELE DIANA DA LUZ20112014
RENATA DELUCIS HILAL NECCHI20102014
VIVIANE KNOPP NEUTZLING20102014
BRUNA BRZOSKOWSKI BRAGA20102015
GUILLERMO STEFANO ROSA GÓMEZ20122015
MURILO PAIOTTI DIAS20122015
TAÍS RODRIGUES DE AGUIAR20122015
Alfredo Luiz Falchi Silveira20092016
FRANCIELE DOS SANTOS DA SILVA20102016
YURI RODRIGUES RICCORDI20112016
CAROLINA COSTA DOS SANTOS20132017
EMERSON MOTTA MOREIRA20122017
FLÁVIA TEIXEIRA CORRÊA20152017
HELENA PERES DE AVILA20122017
JÚLIO CESAR FRANÇA DA SILVA20142017
LAURA MARASCIULO DIAS BASTOS20132017
NILTON GARCIA SAINZ20142017
PATRÍCIA CABRAL DOROW20132017
STEPHANIE DA SILVA FREITAS20112017
THIAGO BESSA PUCCINI NOVAES TOGEIRO20122017
VANESCA PIRES TRINDADE CANTARELLI20082017
LAION LOESTER DE PAULA DIAS GONÇALVES20152018
Pierre Quirino Conceição Ochôa20152018
SABRINA PINHEIRO CHAGAS20132018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página gerada em 16/02/2019 01:34:55 (consulta levou 0.548237s)