Nome da Atividade
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) NA PRÁTICA
CÓDIGO
16400120
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina aborda os princípios e diretrizes do SUS, com ênfase na sua aplicação prática no cotidiano da rede de atenção à saúde municipal e suas interfaces com demais serviços de saúde, inclusive nas esferas estaduais e federais. Serão estudados os processos de organização e gestão do SUS, desde a atenção básica até a alta complexidade e reabilitação, incluindo os mecanismos de financiamento. Através de atividades práticas, visitas técnicas e estudos de caso, o aluno terá a oportunidade de analisar e vivenciar as estratégias de implementação do SUS, suas diretrizes de integralidade, universalidade e equidade, além dos desafios enfrentados na gestão do sistema e no atendimento à população. A disciplina também promove a reflexão crítica sobre a eficiência e a sustentabilidade do SUS, incentivando o protagonismo dos cidadãos e dos profissionais da saúde, incluindo o controle social, na construção de um sistema público mais acessível e eficaz.

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVO
O objetivo da disciplina "Sistema Único de Saúde (SUS) na Prática" é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada do funcionamento, da organização e da gestão do SUS, exercitando, a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, em situações práticas no contexto de Rede de Atenção à Saúde. A disciplina visa desenvolver habilidades para a atuação profissional dentro das políticas públicas de saúde, promovendo a integração dos serviços e o cuidado integral ao paciente, além de estimular a reflexão crítica sobre os desafios e as potencialidades do sistema em diferentes cenários.

Conteúdo Programático

1. Introdução ao Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e diretrizes
2. Organização e Gestão do SUS
3. Redes de Atenção à Saúde e integração entre os níveis de assistência
4. Gestão de Serviços e Unidades de Saúde: aspectos práticos
5. A regulação do SUS e o acesso ao Sistema
6. Análise Crítica do SUS: Avanços, Desafios e Perspectivas
7. Atividades Práticas: estudo de caso, simulações e visitas técnicas
8. O papel do profissional de saúde e do cidadão no SUS

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. BRASIL. Ministério da Saúde. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 1990. 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2021. Aprova a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Doença Crônica.

Bibliografia Complementar:

  • 1. Plano Municipal de Saúde 2022-2025. Secretaria Municipal de Saúde, município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Disponível em: 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Lei N° 8142, de 28 de dezembro de 1990. 3. Fertonani, HP; Pires, DEP; Biff, D; Scherer, MDA. Modelo assistencial em saúde: conceitos e desafios para a atenção básica brasileira. Ciênc. saúde coletiva 20 (6) - Jun 2015. 4. Luís Paulo Souza e Souza (Org). Atenção primária à saúde no Brasil: resultados, avanços e desafios. Campo Grande: Editora Inovar, 2020. 573p. 5. Giovanella, L; Escorel, S; Lobato, LVC; Noronha, JC; Carvalho, AI (Orgs). Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2012. 1097p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2025 / 1 37 37 Nutrição (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SAMANTA WINCK MADRUGA
Professor responsável pela turma

Página gerada em 08/05/2025 06:51:20 (consulta levou 0.083696s)