Nome da Atividade
S.A.: REESTRUTURAÇÃO EDUCACIONAL, GESTÃO E TRABALHO DOCENTE
CÓDIGO
17350324
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
O curso discute a reorganização do Estado e suas implicações para o sistema educacional, apresenta ideias a respeito do Estado gerencial como tendência hegemônica e conservadora para, em seguida, demonstrar como esta noção tem sido construída no campo educacional. O curso analisa as repercussões do modelo gerencialista para a gestão democrática e para o trabalho docente, discutindo sua pretensa eficácia na solução de problemas da escola básica.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
Introdução para apresentação do seminário
I – Reestruturação Produtiva e reorganização do Estado
- Estado de Bem-Estar Social
- Reestruturação produtiva – crise do fordismo, revolução tecnológica, reorganização do trabalho
- Crise fiscal do estado, neoliberalismo e Terceira Via;
- Estado Gerencialista e Nova Gestão Pública – globalização, auto- administração e sociedade de consumo.
Redes Globais de Governança e Reformas Educativas
II – Reestruturação e reformas educativas
- Neoliberalismo, Terceira Via e Educação
- Parcerias Público-Privado
Políticas gerencialistas em educação
III – Gerencialismo e Gestão Escolar
- Programas de Gestão – financeiro, governança, gestão escolar
- Políticas de Avaliação e gerencialismo
Parcerias Público-Privado e educação
IV – Trabalho Docente, gerencialismo e redes de governança
- Aspectos históricos do trabalho docente
- Profissão docente e Estado de Bem-Estar Social
- Reestruturação educativa, neoliberalismo e Trabalho docente
Trabalho docente, gerencialismo e políticas de tecnologias – Ensino Híbrido
V – Seminário síntese das discussões
Avaliação
I – Reestruturação Produtiva e reorganização do Estado
- Estado de Bem-Estar Social
- Reestruturação produtiva – crise do fordismo, revolução tecnológica, reorganização do trabalho
- Crise fiscal do estado, neoliberalismo e Terceira Via;
- Estado Gerencialista e Nova Gestão Pública – globalização, auto- administração e sociedade de consumo.
Redes Globais de Governança e Reformas Educativas
II – Reestruturação e reformas educativas
- Neoliberalismo, Terceira Via e Educação
- Parcerias Público-Privado
Políticas gerencialistas em educação
III – Gerencialismo e Gestão Escolar
- Programas de Gestão – financeiro, governança, gestão escolar
- Políticas de Avaliação e gerencialismo
Parcerias Público-Privado e educação
IV – Trabalho Docente, gerencialismo e redes de governança
- Aspectos históricos do trabalho docente
- Profissão docente e Estado de Bem-Estar Social
- Reestruturação educativa, neoliberalismo e Trabalho docente
Trabalho docente, gerencialismo e políticas de tecnologias – Ensino Híbrido
V – Seminário síntese das discussões
Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
S.A.: REESTRUTURAÇÃO EDUCACIONAL, GESTÃO E TRABALHO DOCENTE | Educação (Mestrado acadêmico) |
S.A.: REESTRUTURAÇÃO EDUCACIONAL, GESTÃO E TRABALHO DOCENTE | Educação (Doutorado) |