Nome da Atividade
S.A.: DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: GESTÃO, CURRÍCULO E POLÍTICAS EDUCATIVAS
CÓDIGO
17350329
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
O Seminário Avançado propõe estudos e debates sobre questões relacionadas à democratização da Educação no contexto atual, tendo como foco principal a análise da gestão educacional, do currículo e das políticas educativas.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
Introdução: apresentação e discussão da proposta de trabalho.
I – Democratização da Educação
II – Gestão, Currículo e Políticas Educativas
III – Nova gestão pública, políticas avaliativas e reforma curricular
IV – Políticas de currículo, BNCC, Novo Ensino Médio.
V – Políticas Curriculares, Gênero e Relações Étnico-raciais
- Currículo e relações de gênero;
- Currículo antirracista;
- Política curricular e Educação indígena;
VI - Currículo intercultural e decolonial. Descolonização curricular;
VII - Trabalho docente na pós-pandemia. Reconfigurações na educação no pós-pandemia.
VIII - Políticas de Currículo; Justiça curricular; Democracia.
IX - Formação de Gestores Escolares; Parcerias público-privadas; Performatividade.
Avaliação
I – Democratização da Educação
II – Gestão, Currículo e Políticas Educativas
III – Nova gestão pública, políticas avaliativas e reforma curricular
IV – Políticas de currículo, BNCC, Novo Ensino Médio.
V – Políticas Curriculares, Gênero e Relações Étnico-raciais
- Currículo e relações de gênero;
- Currículo antirracista;
- Política curricular e Educação indígena;
VI - Currículo intercultural e decolonial. Descolonização curricular;
VII - Trabalho docente na pós-pandemia. Reconfigurações na educação no pós-pandemia.
VIII - Políticas de Currículo; Justiça curricular; Democracia.
IX - Formação de Gestores Escolares; Parcerias público-privadas; Performatividade.
Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Básica: