Nome do Projeto
Gestão em Odontologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 28/09/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O serviço essencial prestado pelos profissionais da área de saúde é tratar de aspectos relacionados à qualidade de vida das pessoas. Contudo, para viabilizar esse tipo de atuação, em muitos casos, esses profissionais devem constituir-se como empresas. Dessa forma, ainda que o processo de gestão não seja a dimensão essencial de atuação do cirurgião-dentista, é ele quem apóia a viabilização da prestação do atendimento dado ao paciente envolvendo questões relacionadas à qualidade. Sendo assim, esses profissionais, uma vez graduados, necessitarão comportarem-se como gestores, e, portanto, desenvolver habilidades para administração. Um mau gestor prejudica seus clientes, colaboradores e a própria sociedade, pois intervém de forma equivocada em aspectos que impactam a qualidade de vida dos agentes organizacionais.

Objetivo Geral

O presente projeto pretende desenvolver nos alunos a gestão de negócios aplicados à atuação profissional na odontologia, no sentido de citar os aspectos básicos sobre gestão clínica voltados para odontologia no SUS, identificar as necessidades que o mercado odontológico apresenta na atualidade quanto à gestão e apontar quais as habilidades e ferramentas necessárias para uma adequada e produtiva gestão no setor odontológico.
O aluno irá adquirir:
- Visão abrangente e de longo prazo relativa às demandas da Saúde
- Técnicas para mediar conflitos e lidar com as mudanças
- Capacidade para desenvolvimento de equipes
- Competência para trabalhar com planos de ação e resultados
- Capacidade de manter ambiente produtivo de trabalho centrado na responsabilidade ética e social.

Justificativa

Manter uma clínica bem organizada com atendimentos ágeis, sem erros ou atrasos, pode ser um desafio constante para muitas instituições de ensino. E, justamente por isso, é fundamental que todos os profissionais priorizem uma estrutura que seja adequada aos fluxos e rotinas das clínicas.
A resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002, traz as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. No artigo 4, inciso V, está declarado que a formação do Cirurgião-dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício de competências e habilidades gerais. Sobre administração e gerenciamento, preconiza-se que os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde (CNE/CES Resolução 3/2002).
Esse projeto visa suprir, pelo menos parcialmente, a formação do acadêmico no aspecto da capacidade de gestão em clínica.

Metodologia

Será realizada uma análise situacional inicial da gestão da faculdade de Odontologia para definição de metas e realização de planejamento estratégico. Após planejamento, executaremos as ações propostas através de intervenções nos locais de trabalho identificados com problemas e após, através de indicadores de produção iremos analisar os resultados obtidos e realizar ajustes necessários nos fluxos de trabalho.
Você irá adquirir:
- Visão abrangente e de longo prazo relativa às demandas da Saúde
- Técnicas para mediar conflitos e lidar com as mudanças no setor
- Capacidade para desenvolvimento de equipes
- Competência para trabalhar com planos de ação e resultados
- Capacidade de manter ambiente produtivo de trabalho centrado na responsabilidade ética e social.

Diagnóstico de situação inicial
Definições de metas
Plano Estratégico
Execução de ações propostas
Análise de resultados

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores e metas serão elaborados em conjunto com os alunos no desenvolver do projeto, mas acredita-se que basicamente serão a avaliação dos registros de produção da Faculdade de Odontologia, assim como dos fluxos de pacientes na mesma.
Espera-se que o projeto possa aumentar os registros de produção, adequar fluxos e solicitações de pacientes, além de suprir demanadas de falta de funcionários na instituição.

Página gerada em 16/07/2025 15:35:21 (consulta levou 0.718977s)