Nome do Projeto
Da Escola Básica para a Universidade - trajetórias de jovens rumo à UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/03/2023 - 10/03/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto "Articulação entre Universidade e Escolas Básicas - ações a partir do PAVE-UFPel" objetiva consolidar um grupo de trabalho permanente com professores das escolas de educação básica e da Universidade, tendo como eixo articulador a perspectiva de acesso à UFPel através do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). O PAVE, programa seriado de seleção para o ingresso na UFPel, concentra 20% das vagas para o acesso à Instituição, sendo 90% dessas para escolas públicas de Ensino Médio.
Esse Projeto busca mobilizar estudantes da UFPel para o estudo de textos sobre o acesso ao Ensino Superior, em suas múltiplas dimensões - institucionais, sociais, educativas, entre outras. Complementarmente, objetiva a aproximação com os estudantes de Ensino Médio das escolas de Pelotas e região, como forma de reconstituir empiricamente suas trajetórias e apresentar a Universidade como possibilidade de experiências futuras para esses jovens.
Objetivo Geral
O Projeto "Articulação entre Universidade e Escolas Básicas - ações a partir do PAVE-UFPel" tem como objetivo atuar junto as Escolas de Educação Básica de Pelotas e região, especialmente as públicas de Ensino Médio, tendo em vista a perspectiva de estudar o acesso à Universidade e mostrar aos estudantes do Ensino Médio que é possível acessar à UFPel através do Programa de Avaliação da Vida Escolar.
Justificativa
O PAVE-UFPel se constitui num processo seletivo seriado de acesso à UFPel, que responde por 20% das vagas anuais de ingresso no ensino de graduação, sendo 90% dessas destinadas aos estudantes das escolas públicas.
O Programa se operacionaliza através de 3 etapas, constituintes de um Subprograma, com avaliações anuais aos estudantes matriculados no Ensino Médio.
Os dados de ingressantes por este Programa indicam que ele favorece a territorialização das vagas na região sul do Estado, mas apresenta grande discrepância em relação ao aproveitamento das vagas ofertadas, tendo alta concorrência em alguns cursos, e ausência de candidatos em outros.
O Programa se operacionaliza através de 3 etapas, constituintes de um Subprograma, com avaliações anuais aos estudantes matriculados no Ensino Médio.
Os dados de ingressantes por este Programa indicam que ele favorece a territorialização das vagas na região sul do Estado, mas apresenta grande discrepância em relação ao aproveitamento das vagas ofertadas, tendo alta concorrência em alguns cursos, e ausência de candidatos em outros.
Metodologia
O projeto contará com duas ações permanentes:
- estudo de pesquisas sobre o acesso ao Ensino Superior;
- a divulgação do PAVE e dos cursos de graduação da UFPel nas Escolas Básicas da região sul do Rio Grande do Sul, com exposição aos professores, gestores e estudantes do modo de funcionamento, organização e cronograma anual do Programa e estrutura básica da Universidade, suas unidades acadêmicas, áreas de conhecimento e cursos existentes;
- articulação de grupos de trabalhos com professores do Ensino Médio e de curso da Universidade, com vista à reconstituição de trajetórias de estudantes dessa etapa de ensino, de modo a qualificar as estratégias de trânsito dessa etapa para a Universidade.
- estudo de pesquisas sobre o acesso ao Ensino Superior;
- a divulgação do PAVE e dos cursos de graduação da UFPel nas Escolas Básicas da região sul do Rio Grande do Sul, com exposição aos professores, gestores e estudantes do modo de funcionamento, organização e cronograma anual do Programa e estrutura básica da Universidade, suas unidades acadêmicas, áreas de conhecimento e cursos existentes;
- articulação de grupos de trabalhos com professores do Ensino Médio e de curso da Universidade, com vista à reconstituição de trajetórias de estudantes dessa etapa de ensino, de modo a qualificar as estratégias de trânsito dessa etapa para a Universidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Entre os resultados esperados, buscamos:
- a ampliação dos inscritos no PAVE, em especial nos cursos até então menos procurados;
- a qualificação do PAVE, como meio de acesso ao Ensino Superior público em nossa região.
- a ampliação dos inscritos no PAVE, em especial nos cursos até então menos procurados;
- a qualificação do PAVE, como meio de acesso ao Ensino Superior público em nossa região.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ANA BEATRIZ SCHERDIEN GUTKNECHT | |||
| ANA CLARA BOTÃO MENDES DOMINGUES | |||
| ANDERSON LIMA RIBEIRO | |||
| ANNA DOS SANTOS | |||
| CAIO BEDAQUE BARBOSA | |||
| CAMILA ROCHA DA CRUZ | |||
| CAMILA ROCHA DA CRUZ | |||
| CAROLINE COI ROSA | 38 | ||
| CAROLINE GUTKNECHT DORO | |||
| CLEUNICE ALVES DE AZEVEDO | |||
| DANIELLE BORGES LOPES | |||
| DIANDRA DA SILVA COUTO | |||
| EDUARDO BUGONI | |||
| EMILENI TESSMER | 4 | ||
| ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO | 2 | ||
| ESTHER SOARES GOMES | |||
| FABIANA FERREIRA DOS SANTOS | |||
| FRANCISCO DOS SANTOS KIELING | 25 | ||
| GIOVANA DE SÁ COSTA | |||
| GIOVANA LUZ DIAS | |||
| GRACE ZIEMANN VELASCO | |||
| HERISON DE CARVALHO SILVA | |||
| IAN DA COSTA OLIVEIRA DE OLIVEIRA | |||
| ISABELA FERNANDES ANDRADE | 2 | ||
| ISABELLY FELIPE MARQUES | |||
| IVAN MACHADO DE CAMARGO | |||
| IVY ESPILMAN LAZARI | |||
| JAQUELINE SCHNEIDER | |||
| JULIA SILVA GOEBEL | |||
| JULIA WICKBOLDT STARK | 2 | ||
| KEROLIN RODRIGUES GUADALUPE | |||
| LAIS BASSO | 11 | ||
| LIZ FERNANDA CARRARD DE LIMA | 11 | ||
| LUANA BARRETO VAZ | |||
| LUCIO FLAVIO GONCALVES | |||
| LUIZA SARAIVA MENDES | |||
| MAIKEL BORGES LOPES | |||
| MANUELA MARTINS OLIVEIRA | |||
| MARCIO JOSE PEREIRA MARTINS | 6 | ||
| MARCOS BRENNO BEZERRA BATISTA | |||
| MARCOS BRITTO CORREA | 2 | ||
| MARIA DE FATIMA COSSIO | 2 | ||
| MARIELLE MENDES SACHARUK | |||
| MARILIZA DOS SANTOS GOMES | |||
| MATEUS KAWABE | |||
| MICHEL DE MOURA FONSECA | |||
| MICHELE BOTAO MENDES | |||
| MILENA RODRIGUES ESTEVÃO | |||
| MILENA RODRIGUES ESTEVÃO | |||
| MÁRCIO SCHELLIN BERGMAN | 28 | ||
| NATHAN BATISTA SALES | |||
| NILTON ROBERTO PINHEIRO | |||
| REBECA NOGUEIRA PACHECO | |||
| RENAN TERRA DE OLIVEIRA | |||
| RODAIKA XAVIER SERRATE | |||
| RODRIGO BASSI PACHECO | |||
| ROSANE MARIA DOS SANTOS BRANDAO | 2 | ||
| SAIONARA ABDALLA MHAMED MAIHUB | |||
| SAMANTA MACHADO DA SILVA NUNES | |||
| SANDRA BEATRIZ PEREIRA DA SILVA | |||
| SHELEN DOS REIS DA SILVA | |||
| SILVIA LETICIA DE OLIVEIRA FONSECA | |||
| TATIELE BEATRIZ DANEMBERG DE OLIVEIRA LEAL | |||
| THALES MORBACH LANGE | |||
| THALIA VIEBRANTZ CASSURIAGA | |||
| URSULA ROSA DA SILVA | 2 |