Nome do Projeto
PROJETO DE PERMANÊNCIA E QUALIDADE ACADÊMICA DO CURSO DE BIOTECNOLOGIA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 24/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A Biotecnologia é uma área multidisciplinar que compreende o uso de organismos vivos para desenvolvimento de produtos e processos aplicados à saúde humana, animal e ambiental. O Curso de Bacharelado em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas já possui mais de dez anos de existência, com o primeiro ingresso em agosto de 2008. Desde então, o curso passou por diversas atualizações visando a formação de recursos humanos qualificados, com comprometimento ético e pensamento crítico. A fim de manter as constantes melhorias que tem ocorrido nos últimos anos, esse projeto propõe uma série de ações que contribuirão para o acolhimento e bem-estar dos discentes no ambiente universitário, para a redução das taxas de retenção, reprovação e evasão do curso, e para a popularização desta área do conhecimento junto à sociedade. Salienta-se que, com o crescimento do curso de Graduação, os espaços disponíveis até então compartilhados com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia tornaram-se bastante limitados para atender às demandas de ambos os cursos. Assim, as ações aqui propostas, sejam no âmbito de ensino, pesquisa ou extensão, dependem amplamente de melhorias estruturais, visando a conquista de espaços constantemente requeridos pelos discentes, incluindo salas de ensino, laboratórios de aulas práticas, laboratório de bioinformática e espaços de convivência que, por sua vez, permitam que a totalidade de alunos do curso seja atendida com qualidade.
Objetivo Geral
Promover ações e buscar soluções junto à gestão da UFPel para problemas de infra-estrutura, consideradas hoje as principais limitações do curso de Graduação em Biotecnologia, visando contribuir para melhorar indicadores acadêmicos do Curso, incluindo índices de retenção, reprovação, evasão e ingresso, e buscando estimular a permanência dos alunos e a qualidade acadêmica do curso.
Justificativa
O presente projeto se justifica pela proposição de ações que visam melhorar a qualidade do curso de Bacharelado em Biotecnologia da UFPel, promover o acolhimento e estimular a sensação de pertencimento dos alunos ao curso e à Instituição, reforçar práticas acadêmicas exitosas e sanar deficiências pedagógicas. Ainda, a importância dessas ações se justifica pelo crescimento do curso de Graduação em Biotecnologia nos últimos 15 anos, inviabilizando o compartilhamento de espaços com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia na mesma proporção e com a mesma qualidade existente no período em que o curso foi criado, em 2008. Assim, espera-se contribuir para redução dos índices de reprovação, evasão e abandono, bem como promover a popularização do conhecimento acerca desta área do conhecimento, contribuindo para manutenção do ingresso regular de discentes neste curso. Ainda, espera-se gerar dados para alimentar um sistema de indicadores educacionais do ensino superior que subsidiem a Pró-Reitoria de Ensino da UFPel a propor políticas institucionais visando a resolução de índices desfavoráveis.
Metodologia
A metodologia envolverá o planejamento, a proposição e a divulgação de ações de ensino e de extensão, a fim de estimular o sentimento de pertencimento e identidade do discente com o curso e a profissão biotecnologista, por sua vez, impactando positivamente em indicadores acadêmicos como ingresso, retenção e evasão. Serão realizados também o monitoramento periódico destes indicadores bem como a coleta de feedback dos alunos a respeito das ações ofertadas, a fim de avaliar a efetividade das mesmas. Ainda, espera-se dialogar com os setores responsáveis na Universidade, buscando as melhorias estruturais já relatadas e amplamente necessárias para a conquista por espaços que permitam atender as demandas dos discentes do curso com qualidade.
Indicadores, Metas e Resultados
• Melhoria dos índices de retenção, reprovação, evasão e ingresso no curso
• Inserção de alunos em projetos com ênfase em ensino, pesquisa e extensão
• Estímulo do sentimento de pertencimento do aluno dentro do curso e identidade com a profissão
• Divulgação científica e aproximação da Biotecnologia da comunidade
• Conquista de espaços que incluem salas de ensino, laboratórios de aulas práticas, laboratório de bioinformática e espaços de convivência, primordiais para a permanência do aluno no curso
• Fortalecimento de habilidades discentes, como comunicação, autonomia e pensamento científico
• Inserção de alunos em projetos com ênfase em ensino, pesquisa e extensão
• Estímulo do sentimento de pertencimento do aluno dentro do curso e identidade com a profissão
• Divulgação científica e aproximação da Biotecnologia da comunidade
• Conquista de espaços que incluem salas de ensino, laboratórios de aulas práticas, laboratório de bioinformática e espaços de convivência, primordiais para a permanência do aluno no curso
• Fortalecimento de habilidades discentes, como comunicação, autonomia e pensamento científico
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ANAEL DA LUZ MOREIRA | |||
| ARIANE NORONHA DE MELO | |||
| BEATRIZ CAMPOS DA MOTTA SANTOS | |||
| BEATRIZ OSWALD RUTZ | |||
| BERNARDO DE CASTRO MAYER | |||
| CAROLINA SANT'ANNA ANTONELLI | |||
| CHARISMA PRIETTO DE MEDEIROS ALLES | |||
| CHRYSTIAN NUNES GONCALVES | |||
| CRISTIAN HENRIQUE SOTT | |||
| EDUARDO GRÜTZMANN FURTADO | |||
| EDUARDO RAMOS PEDROSA | |||
| EMILLY DA SILVA GONCALVES | |||
| ESHILEY SHAIANE COSTA MENDES | |||
| FABIANA KOMMLING SEIXAS | 2 | ||
| FERNANDA KANAAN DE AZAMBUJA | |||
| FLÁVIA BARTZ NUNES | |||
| FLÁVIA ROCHA MEDEIROS | |||
| FREDERICO SCHMITT KREMER | 4 | ||
| GABRIEL INTINI BONILHA | |||
| GABRIEL LISTON DE MENEK | |||
| GABRIEL SAN MARTINS KUNDE | |||
| GIOVANA GIAMPAOLI FERREIRA | |||
| GIULLIA CHIATTONE CORVELLO DE FREITAS FERREIRA ALVES | |||
| GRAZIELLA MARTINS GUIMARÃES | |||
| GUSTAVO DOS SANTOS HARTLEBEN | |||
| HELENA FERNANDES SCAGLIONI | |||
| ISABELA BOLDRINI DUTRA RASCH | |||
| ISABELA ORTIZ DE TUNES RAMOS | |||
| ISADORA COSENZA VIEIRA DA SILVA | |||
| IZADORA DUMMER WEBER | |||
| JESSICA CAMILE STONE MOREIRA | |||
| JOÃO PEDRO GOMES GRECO | |||
| JULIA CAROLINA CARDOZO CORREA | |||
| KAROLINE MOREIRA MARQUES | |||
| KATIELEN MOTA DA SILVA | |||
| KETNEN RIEFFEL DAS CHAGAS | |||
| LAURA DIAS DA SILVA RIBEIRO | |||
| LEONARDO WERNER | |||
| LETICIA FIGUEIREDO MOURA | |||
| LIANDRA SCHERER SCHMEGEL | |||
| LUANA FERREIRA VIANA DOS REIS | |||
| LUCIANA BICCA DODE | 2 | ||
| LUCIANO DA SILVA PINTO | 2 | ||
| MANOELA OTESBELGUE PINTO | |||
| MARCELO ROSADO FURTADO | |||
| MARIA EDUARDA EHLERT | |||
| MARIA LUIZA DE OLIVEIRA ZANINI | |||
| MARIANA BARROS DEUNER | |||
| MARIANA CAVALCANTI NASCIMENTO | |||
| MARIANA HÄRTER REMIÃO | 8 | ||
| MARIANA PEREIRA E SILVA | |||
| MARIANE ORTIZ DE CANTOS | |||
| MARTA GONCALVES AMARAL | 2 | ||
| MATHEUS CANIELES NEVES | |||
| MISAEL GOMES DIAS | |||
| NATALI LIMA DIAS | |||
| NATALIA KOMMLING VILELA | |||
| NATASHA RODRIGUES DE OLIVEIRA | |||
| NATÁLIA SILVA PERES | |||
| PATRÍCIA SILVA DIAZ | 5 | ||
| PEDRO PINTO D'AVILA | |||
| PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON | 4 | ||
| RODRIGO ALBERTHO ALMEIDA WEDY | |||
| SARAH KALLI SILVA DA SILVA | |||
| SELENE HENSE LILGE | |||
| STELLA JULLI FARIAS CARDOZO | |||
| THAIS LARRÉ OLIVEIRA BOHN | 8 | ||
| THAISSA AVILA FEIJO | |||
| THALIA BECKER DE CANDIA | |||
| VALENTINA GESSINGER FERREIRA | |||
| VANESSA GALLI | 4 | ||
| VICTORIA DA ROSA LEITE SILVA | |||
| VINÍCIUS FLORES DE SOUZA | |||
| VITOR BARCELOS CHAGAS | |||
| WELINGTON MATEUS PINTO DE MORAES | |||
| YASMIN BRAGA FARIA |