Nome do Projeto
Chimarrão em Libras
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/02/2025 - 03/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Projeto de Ensino "Chimarrão em Libras", vinculado ao Curso de Letras/Libras e Literatura Surda, será ofertado aos alunos surdos e ouvintes. O presente projeto visa fomentar a utilização e a fluência linguística da/na Língua Brasileira de Sinais, pelos estudantes, bem como promover um espaço de convívio social entre eles e junto à comunidade surda. Somado a isso, essa fluência em Libras é a possibilidade para os alunos entrarem nas aulas do Curso de Letras/Libras e Literatura Surda (LLLS), especificamente a partir de 5° semestre, sem a necessidade de um Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais (TILSP).

Objetivo Geral

Objetivo Geral: Explorar as formas de comunicação, bem como os classificadores, as expressões faciais e corporais da Língua Brasileira de Sinais – Libras – entre professores e alunos, no Curso de Letras Libras e Literatura Surda.

Objetivos Especifícios:
*Entender o jeito/modo e as estratégias de comunicação entre sujeitos surdos e ouvintes;
*Buscar conhecimento acerca das formas de comunicação através Libras;
*Explorar as culturas surda e gaúcha através do chimarrão;
*Estudar a estrutura da Língua Brasileira de Sinais – Libras –, a partir das variações regionais e expressões culturais.

Justificativa

O Projeto de Ensino: "Chimarrão em Libras" é proposto pelo docente Márcio Aurélio Friedrich, juntamente com o Professor Daniel Romeu, levando
em consideração a importância dos alunos participarem desse projeto vinculado ao Curso de Letras Libras e Literatura Surda. Trata-se de um
estudo cultural em Libras que não só promove a compreensão da cultura surda, mas destaca o reconhececimento e o respeito à língua, valorizando
a comunicação através Libras na sociedade brasileira. Ao longo da história, a luta pela comunidade surda, principalmente os direitos linguísticos
como uso da Libras, foram os marcos históricos importantes para surdos, bem como a Lei de Libras n° 10426/2002, o Decreto 5626/2005, entre
outros.
As questões que partem dessa proposta de projeto são a inclusão e a discussão de temas como: a acessibilidade, os direitos linguísticos, a
celebração do Dia dos Surdos – nacional e internacional –, a inclusão social, a educação, as tecnologias e os profissionais de diferentes áreas, etc.
Com essa proposta deseja-se fomentar a utilização da Língua Brasileira de Sinais, promovendo espaços de convívio social e fomentando o uso e a
fluência em Libras.

Metodologia

O presente Projeto de Ensino reforça o avanço do uso da Libras por sujeitos surdos e ouvintes na integração e na comunicação social,
destacando a importância da valorização dessa língua para comunidade surda. Assim, para fins metodológicos, este projeto fará uso de formas de
comunicação, entre professores e alunos, no Curso de Letras Libras e Literatura Surda, em sala de aula. Vale destacar que a maior parte dessas
práticas de aprendizado da Libras serão através de reflexões de vida dos surdos, abordando a cultura surda e gaúcha, bem como os costumes
vivenciados no Rio Grande do Sul.


Indicadores, Metas e Resultados

*Auxiliar os discentes do Curso de Letras Libras e Literatura Surda a fim de desenvolverem a Língua Brasileira de Sinais para a comunicação entre
surdos e ouvintes;
*Divulgar o Projeto "Chimarrão em Libras", através da plataforma YouTube;
*Fazer estudos e apresentar/publicar artigos científicos anualmente na Revista Brasileira de Libras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DE CASTRO E KASTER
ALINE DE CASTRO E KASTER1
ARTHUR DE CASTRO E KASTER
BRUNA DA SILVA BRANCO10
DANIEL LOPES ROMEU4
FABIANO SOUTO ROSA10
FRANCIELLE CANTARELLI MARTINS10
IVANA GOMES DA SILVA11
JEAN MICHEL CARRETT FARIAS10
JOABE PEREIRA COSTA
MÁRCIO AURÉLIO FRIEDRICH12
SANDRA REGINA DA SILVA
STHEFANIE DE MELO SWENSSON
THALITA CRISTINA SOUSA OLIVEIRA

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