Nome do Projeto
Curso preparatório IFSul
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/07/2025 - 01/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto destina-se a estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática, Geografia, História e Letras-Portugues, que ministrarão aulas aos estudantes que estejam matriculados nas turmas de 9º ano, dos
turnos da manhã e da tarde, na E.M.E.F. Piratinino de Almeida, e que possuam interesse em
ingressar no Ensino Médio na modalidade de curso técnico integrado ofertado pelo IFSul.
Objetivo Geral
Viabilizar a estudantes de cursos de licenciatura a oportunidade de exercitar a docência a partir de atividades que visam preparar os (as) estudantes, matriculados (as) e frequentando regularmente o 9º
ano do Ensino Fundamental, para o Processo Seletivo na modalidade Médio Integrado.
ano do Ensino Fundamental, para o Processo Seletivo na modalidade Médio Integrado.
Justificativa
Os estudantes da UFPel necessitam de horas de extensão e essas devem preferencialmente se dar no contexto da educação básica, além disso, a oferta do curso justifica-se pelos problemas econômicos da região sul do estado e, consequentemente de nossa cidade, que, frente ao empobrecimento e à queda do poder aquisitivo, principalmente nesses últimos anos em função da pandemia e dos fenômenos climáticos que assolaram a região, impedem que famílias ofereçam um complemento à formação básica
educacional de seus (suas) filhos(as).
Assim sendo, torna-se impossível/inviável essas famílias buscarem a oferta de cursos preparatórios pagos para a preparação desses (as) estudantes, o que acaba por discriminar uma ampla parcela dos (as) interessados(as) em ingressar em cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
educacional de seus (suas) filhos(as).
Assim sendo, torna-se impossível/inviável essas famílias buscarem a oferta de cursos preparatórios pagos para a preparação desses (as) estudantes, o que acaba por discriminar uma ampla parcela dos (as) interessados(as) em ingressar em cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Metodologia
Os alunos da UFPel contarão com a orientação dos professores dos cursos no planejamento inicial e das professoras da escola na continuidade do planejamento e execuçao das aulas, que o ocorrerão na escola.
Indicadores, Metas e Resultados
O número de aprovados na seleção em consideração aos participantes do curso indicarão sua eficiência.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALINE ARGOUD LOURENÇO | |||
| ANALISA ZORZI | 3 | ||
| ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 1 | ||
| CAMILLE QUINTANA CAMPOS | |||
| CARLOS EDUARDO MARQUES RODRIGUES | |||
| CATIA LIANDA GOMES BESSA GOMES | |||
| CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA | 5 | ||
| ELIZA DE MELLO SILVA | |||
| FRANCO ALEXANDRE DARIZ | |||
| LEONARDO CORRÊA SABBADO | |||
| LEONARDO NUNES DE OLIVEIRA | |||
| LUCIMAR GOMES DOS SANTOS | |||
| LUÍS HENRIQUE CHRISTOFARI | |||
| MARA KARAM DA CONCEIÇÃO | |||
| MARIA EDUARDA MORAES SANCHES MOINHO | |||
| MARION RODRIGUES DARIZ | |||
| MIRIAM ELISABETE FERREIRA DE LIMA | |||
| PAULA FERNANDA EICK CARDOSO | 1 | ||
| RITA DE CÁSSIA DE SOUZA SOARES RAMOS | 1 | ||
| ROSANGELA LURDES SPIRONELLO | 1 | ||
| VINICIUS ALBUQUERQUE DE LIMA | |||
| VINICIUS ALBUQUERQUE DE LIMA | |||
| WILIAN JUNIOR BONETE | 1 | ||
| YANQUE DE OLIVEIRA SANTIAGO |