Nome do Projeto
Valise Cultural
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
28/03/2016 - 18/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Resumo
A ideia inicial é a de qualificar e formar público para as ações e atividades práticas de dança, nos seus diferentes gêneros e voltadas para o público escolar.
Objetivo Geral
Difundir à dança, em seus diferentes gêneros, em escolas a serem convidadas.
Justificativa
O acesso à dança ainda é muito restrito, é preciso agentes qualificados para promover a democratização e difusão da mesma. O Curso de Dança-licenciatura UFPel, tem trabalhado na formação de profissionais para atenderem às escolas de ensino público e privado. O presente projeto pretende criar estratégias para promover o diálogo entre as produções e práticas de dança no ambiente escolar.
Metodologia
Criar um grupo para elaboração de material didático dos diferentes gêneros de dança que serão abordados: clássico, moderno, street, folclore, contemporâneo e popular. Dois eixos serão estabelecidos: a preparação corporal e a produção artística para cada gênero.
Definir as escolas a serem contempladas ( 03 escolas)
Circular com o projeto quando já estiver qualificado: prática corporal e apresentação artística;
A ideia é a de retornar, pelo menos, 03 vezes em cada escola para estabelecer a naturalidade no diálogo da dança com a realidade escolar.
Definir as escolas a serem contempladas ( 03 escolas)
Circular com o projeto quando já estiver qualificado: prática corporal e apresentação artística;
A ideia é a de retornar, pelo menos, 03 vezes em cada escola para estabelecer a naturalidade no diálogo da dança com a realidade escolar.
Resultados Esperados
A falta de oportunidade para o exercício da dança, para que ela saia do desejo, do imaginário, do discurso, do simples falar sobre ela, para saborear sua exploração experiencial, muitas vezes deriva para o uso pervertido de suas opções, como sua reciclagem para o retorno a coisas mais sérias, para a saída de sua leveza de pensamento para o peso de sua materialização. Garantir a interface do peso e da leveza faz das artes a necessária busca da reciclagem de seus pressupostos e endereços, pois implica em fluir do pensamento à sensação sob ritmos e formatos inusitados porque sempre diversos e fascinantes.
Experimentar processos de criação em dança é um modo de conhecer o que pode um corpo fazer, suas limitações, mas também suas potencialidades e isso é importante para constatar o quanto é preciso lutar com dificuldades, para encontrar prazer no preservar em sua busca.
A proposta do projeto Valise Cultural é de fazer conexões práticas com as reflexões que aqui se colocam para colocar em movimento a questão do reencantamento, a sensibilização do imaginário estético como essencial para o enfrentamento corajoso da anestesia provocada pelo excesso de imagens e mensagens que hoje poluem a sensibilidade da vida cotidiana. É em meio ao que existe que a criação se faz necessária e desafiadora.
Espera-se presencificar a dança no contexto escolar de forma vivida e com aproximação direta e, embasada nas suas especificidades. Trabalhar na criação de público e de ambiente para a inserção da dança no cotidiano das escolas.
Experimentar processos de criação em dança é um modo de conhecer o que pode um corpo fazer, suas limitações, mas também suas potencialidades e isso é importante para constatar o quanto é preciso lutar com dificuldades, para encontrar prazer no preservar em sua busca.
A proposta do projeto Valise Cultural é de fazer conexões práticas com as reflexões que aqui se colocam para colocar em movimento a questão do reencantamento, a sensibilização do imaginário estético como essencial para o enfrentamento corajoso da anestesia provocada pelo excesso de imagens e mensagens que hoje poluem a sensibilidade da vida cotidiana. É em meio ao que existe que a criação se faz necessária e desafiadora.
Espera-se presencificar a dança no contexto escolar de forma vivida e com aproximação direta e, embasada nas suas especificidades. Trabalhar na criação de público e de ambiente para a inserção da dança no cotidiano das escolas.
Indicadores, Metas e Resultados
As ações deverão ser registradas em fotos e, ou, filmagens para perceber o envolvimento dos alunos nas propostas, tanto no que se refere às práticas como na apreciação de apresentações artísticas. Não esquecendo da solicitação de autorização dos pais ou responsáveis pelo uso das imagens dos alunos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BELIZA GONZALES ROCHA | 20 | 28/03/2016 | 19/12/2016 |
CARMEN ANITA HOFFMANN | 3 | 28/03/2016 | 19/12/2016 |
CAROLINA MARTINS PORTELA | 20 | 28/03/2016 | 19/12/2016 |
CATIA FERNANDES DE CARVALHO | 3 | 28/03/2016 | 19/12/2016 |
EDERSON DE CARVALHO PESTANA | 2 | 28/03/2016 | 19/12/2016 |
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS | 2 | 28/03/2016 | 19/12/2016 |
JOCASTA SOARES DOS SANTOS | 2 | 28/03/2016 | 19/12/2016 |
KAREN DOMINGUES RODRIGUES | 3 | 28/03/2016 | 19/12/2016 |
RENAN DE VARGAS BRIÃO | 3 | 28/03/2016 | 19/12/2016 |
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA | 2 | 28/03/2016 | 19/12/2016 |
SABRINA MARQUES MANZKE | 3 | 28/03/2016 | 19/12/2016 |
Thiago Silva de Amorim Jesus | 2 | 28/03/2016 | 19/12/2016 |