Nome do Projeto
Valise Cultural
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
28/03/2016 - 18/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Resumo
A ideia inicial é a de qualificar e formar público para as ações e atividades práticas de dança, nos seus diferentes gêneros e voltadas para o público escolar.

Objetivo Geral

Difundir à dança, em seus diferentes gêneros, em escolas a serem convidadas.

Justificativa

O acesso à dança ainda é muito restrito, é preciso agentes qualificados para promover a democratização e difusão da mesma. O Curso de Dança-licenciatura UFPel, tem trabalhado na formação de profissionais para atenderem às escolas de ensino público e privado. O presente projeto pretende criar estratégias para promover o diálogo entre as produções e práticas de dança no ambiente escolar.

Metodologia

Criar um grupo para elaboração de material didático dos diferentes gêneros de dança que serão abordados: clássico, moderno, street, folclore, contemporâneo e popular. Dois eixos serão estabelecidos: a preparação corporal e a produção artística para cada gênero.
Definir as escolas a serem contempladas ( 03 escolas)
Circular com o projeto quando já estiver qualificado: prática corporal e apresentação artística;
A ideia é a de retornar, pelo menos, 03 vezes em cada escola para estabelecer a naturalidade no diálogo da dança com a realidade escolar.

Resultados Esperados

A falta de oportunidade para o exercício da dança, para que ela saia do desejo, do imaginário, do discurso, do simples falar sobre ela, para saborear sua exploração experiencial, muitas vezes deriva para o uso pervertido de suas opções, como sua reciclagem para o retorno a coisas mais sérias, para a saída de sua leveza de pensamento para o peso de sua materialização. Garantir a interface do peso e da leveza faz das artes a necessária busca da reciclagem de seus pressupostos e endereços, pois implica em fluir do pensamento à sensação sob ritmos e formatos inusitados porque sempre diversos e fascinantes.
Experimentar processos de criação em dança é um modo de conhecer o que pode um corpo fazer, suas limitações, mas também suas potencialidades e isso é importante para constatar o quanto é preciso lutar com dificuldades, para encontrar prazer no preservar em sua busca.
A proposta do projeto Valise Cultural é de fazer conexões práticas com as reflexões que aqui se colocam para colocar em movimento a questão do reencantamento, a sensibilização do imaginário estético como essencial para o enfrentamento corajoso da anestesia provocada pelo excesso de imagens e mensagens que hoje poluem a sensibilidade da vida cotidiana. É em meio ao que existe que a criação se faz necessária e desafiadora.
Espera-se presencificar a dança no contexto escolar de forma vivida e com aproximação direta e, embasada nas suas especificidades. Trabalhar na criação de público e de ambiente para a inserção da dança no cotidiano das escolas.

Indicadores, Metas e Resultados

As ações deverão ser registradas em fotos e, ou, filmagens para perceber o envolvimento dos alunos nas propostas, tanto no que se refere às práticas como na apreciação de apresentações artísticas. Não esquecendo da solicitação de autorização dos pais ou responsáveis pelo uso das imagens dos alunos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BELIZA GONZALES ROCHA2028/03/201619/12/2016
CARMEN ANITA HOFFMANN328/03/201619/12/2016
CAROLINA MARTINS PORTELA2028/03/201619/12/2016
CATIA FERNANDES DE CARVALHO328/03/201619/12/2016
EDERSON DE CARVALHO PESTANA228/03/201619/12/2016
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS228/03/201619/12/2016
JOCASTA SOARES DOS SANTOS228/03/201619/12/2016
KAREN DOMINGUES RODRIGUES328/03/201619/12/2016
RENAN DE VARGAS BRIÃO328/03/201619/12/2016
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA228/03/201619/12/2016
SABRINA MARQUES MANZKE328/03/201619/12/2016
Thiago Silva de Amorim Jesus228/03/201619/12/2016

Página gerada em 24/04/2024 21:16:48 (consulta levou 0.034772s)