Nome do Projeto
Circuito Tela Verde na UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
23/03/2016 - 20/07/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Resumo
De acordo com Napolitano (2003) “a utilização do cinema na escola pode ser inserida, em linhas gerais, num grande campo de atuação pedagógica”. Assim, o uso do audiovisual em sala de aula é de total importância para o desenvolvimento de um saber crítico e consciente por parte do educando, tornando as aulas dinâmicas e contribuindo para a reflexão e o debate acerca do conteúdo teórico programado para a disciplina e os temas exibidos nos filmes. A exibição e o debate acerca dos filmes do Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente contribuirá para ampliação do conhecimento acerca da questão ambiental, promovendo a reflexão sobre a relação entre economia; sistema econômico; economia do meio ambiente e as diversas temáticas abordadas nos filmes/curtas. Nesse sentido, o presente projeto de ensino busca contribuir para ampliação do conhecimento acerca da questão ambiental e sua relação com a economia; o sistema econômico e a economia ambiental, por meio da exibição de filmes/curtas do Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente, além disso contribuirá com a percepção, a identificação e o desenvolvimento de novas oportunidades de estudo, pesquisa e extensão para o curso de Gestão Ambiental da UFPel.

Objetivo Geral

contribuir para ampliação do conhecimento acerca da questão ambiental e sua relação com a economia; o sistema econômico e a economia ambiental, por meio da exibição de filmes/curtas do Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente sobre a temática ambiental;

Justificativa

Assistir, refletir e debater filmes/curtas é uma experiência única e marcante e ainda de pouco acesso aos diferentes públicos. Em geral a utilização de filmes em sala de aula tem por objetivo o estimulo de novas práticas pedagógicas, bem como possibilitar o contato com a uma determinada produção audiovisual. O cinema é uma é uma ferramenta de trabalho motivadora, inovadora, bem como instrumento capaz de envolver várias disciplinas e conteúdos programáticos num mesmo contexto e momento. De acordo com Napolitano (2003) “a utilização do cinema na escola pode ser inserida, em linhas gerais, num grande campo de atuação pedagógica”. Nesse sentido, acrescenta-se que uma das justificativas mais comuns para o uso do cinema na educação é que o cinema motiva para o processo de aprendizagem. Assim, o uso do audiovisual em sala de aula é de total importância para o desenvolvimento de um saber crítico e consciente por parte do educando, tornando as aulas dinâmicas e contribuindo para a reflexão e o debate acerca do conteúdo teórico programado para a disciplina e os temas exibidos nos filmes. Por fim, a exibição e o debate acerca dos filmes do Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente contribuirá para ampliação do conhecimento acerca da questão ambiental, promovendo a reflexão sobre a relação entre economia; sistema econômico; economia do meio ambiente e as diversas temáticas abordadas nos filmes/curtas.

Metodologia

O uso do audiovisual em sala de aula necessita de uma metodologia consistente e aplicável. A exibição e debate de filmes/curtas do Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente em sala de aula modifica a prática de ensino-aprendizagem, tornando o ambiente da sala de aula um espaço multidisciplinar e transdisciplinar. Nesse sentido, o presente projeto de ensino será desenvolvido durante as atividades da disciplina de Economia do Meio Ambiente (cód. D000332) do curso de Gestão Ambiental (cód.7600); e da disciplina Temas Econômicos do Ambiente (cód. 1680024) do curso de Gestão Ambiental (cód. 7400). As atividades do projeto serão desenvolvidas com a participação de professor coordenador; professores e pesquisadores convidados - na condição de colaboradores/debatedores - e alunos. A dinâmica prevê a exibição de filmes/curtas com as temáticas sobre Biodiversidade; Agua; Agricultura Familiar; Unidades de Conservação; Ocupação Urbana; Combate ao Desmatamento; Responsabilidade Social; Comunidades Tradicionais e Resíduos Sólidos, possibilitando a reflexão e o debate sobre o tema, relacionando-o com os conteúdos teóricos da referida disciplina.

Resultados Esperados

- contribuir para ampliação do conhecimento acerca da questão ambiental e sua relação com a economia; o sistema econômico e a economia ambiental, por meio da exibição de filmes/curtas;
- contribuir com a percepção, a identificação e o desenvolvimento de novas oportunidades de estudo, pesquisa e extensão para o curso de Gestão Ambiental da UFPel;
- inserir e potencializar o uso de metodologia (audiovisual) para a diversificação do processo ensino-aprendizagem no curso de Gestão Ambiental da UFPel;
- promover o debate acerca de temas como Biodiversidade; Agua; Agricultura Familiar; Unidades de Conservação; Ocupação Urbana; Combate ao Desmatamento; Responsabilidade Social; Comunidades Tradicionais e Resíduos Sólidos;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA GARCIA DA CUNHA223/03/201620/07/2016
CAROLINA CASTRO KUBASKI223/03/201620/07/2016
CAROLINE DUARTE NUNES223/03/201620/07/2016
CELSO ELIAS CORRADI223/03/201620/07/2016
CLAURE MORRONE BARBAT PARFITT223/03/201620/07/2016
CLEITON STIGGER PERLEBERG223/03/201620/07/2016
FERNANDA MEDEIROS GONCALVES223/03/201620/07/2016
GIOVANNI NACHTIGALL MAURICIO223/03/201620/07/2016
LORENA SILVEIRA MUNHOZ223/03/201620/07/2016
MAIKOM LEAL PORCIÚNCULA223/03/201620/07/2016
MARCOS VINICIUS GODECKE223/03/201620/07/2016
MARGARETH ANDRADE DOS REIS TAVARES223/03/201620/07/2016
MATEUS LOPES DA SILVA223/03/201620/07/2016
MAURICIO PINTO DA SILVA523/03/201620/07/2016
RENATA VIEIRA RODRIGUES SEVERO423/03/201620/07/2016
THUANY GONÇALVES RODRIGUES E RODRIGUES223/03/201620/07/2016

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