Nome do Projeto
Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica - Iniciação ao Cálculo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/03/2014 - 28/02/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ensino de Ciências e Matemática
Resumo
Atualmente o Departamento de Matemática e Estatística atende a diversos cursos da UFPel. Um fator preocupante é o baixo desempenho nas disciplinas de Matemática, principalmente nos dois primeiros semestres do ingresso dos alunos. Estes dados geram uma ansiedade, tanto nos professores, pois evidenciam que os alunos não possuem uma aprendizagem significativa dos conteúdos básicos de Matemática desenvolvidos no ensino fundamental e médio (Moreira, 2012), assim como nos alunos, pela consciência do grau de dificuldade que terão que enfrentar. Com o advento do REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), muitos cursos foram criados na Universidade Federal de Pelotas entre eles, vários cursos de engenharia, cursos estes que precisam de uma formação sólida em matemática. Se, por um lado, esta expansão traz a democratização do acesso ao ensino superior, por outro percebemos que, cada vez mais, alunos ingressam na universidade sem possuir muitos conhecimentos básicos de matemática que são os pré-requisitos para as novas disciplinas (como Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica). (Cabrera et. al., 2013). Nós, professores proponentes deste Projeto, estamos muito preocupados com esta realidade, pois entre as consequências mais preocupantes, estão os altos índices de reprovação nas disciplinas iniciais de matemática de nível superior e a evasão tanto nessas disciplinas como da própria universidade. E acreditamos que, com as ações propostas neste projeto, estamos conseguindo diminuir gradativamente a distancia entre o que o estudante acredita saber, o que ele realmente sabe e o que ele deveria saber. Com base neste desnível existente entre o preparo do aluno ingressante e o que o espera na universidade, foi elaborado o projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo, que visa principalmente suprir algumas carências nos conteúdos de matemática básica para que, com isso, seja otimizado o tempo de formação de cada aluno e, consequentemente, seja minimizado os recursos públicos utilizados na formação acadêmica. Este Projeto não tem a pretensão de resolver todos os problemas relacionados à carência na formação dos conhecimentos em matemática dos estudantes nem da predisposição que eles têm em aprender, mas objetivamos contribuir na construção de um conhecimento profundo em matemática dos estudantes e motivá-los a estudarem. Desde 2010, já ocorreram quatro edições deste Projeto, sendo que, a cada ano, as ações do projeto foram modificadas e aperfeiçoadas pelas experiências adquiridas nos anos anteriores. O projeto vem sendo desenvolvido por estes professores e tem alcançando, a cada semestre, resultados positivos no que diz respeito à aprendizagem dos alunos e consequentemente já se percebeu uma redução significativa dos índices de reprovação nos semestres iniciais e uma diminuição da evasão dos estudantes nas disciplinas acompanhadas pelo projeto (Costa et. al. 2013). Pode-se destacar, dentre outros resultados observados, que o percentual de aprovação dos alunos que procuram os monitores do Projeto, para reforço nos conhecimentos por pelo menos 08 (oito) vezes ao longo do semestre, tem ficado acima de 70% e o índice de evasão dos referidos alunos é zero.

Objetivo Geral

Com este Projeto, apresentamos basicamente dois objetivos. O primeiro é o de reforçar os conhecimentos dos alunos participantes nos conteúdos de Matemática Básica e Cálculo. Como consequência disso, pretendemos reduzir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas de início de curso que envolvem matemática elementar.
O segundo objetivo é o de proporcionar aos acadêmicos da UFPel, que atuam como monitores do Projeto, uma possibilidade de contato com a prática docente, através do trabalho de monitoria neste projeto e, pensando na formação continuada, aperfeiçoar seus conhecimentos matemáticos. Pois, acreditamos que é fundamental que o monitor (como papel de professor naquele momento) tenha um conhecimento profundo dos conceitos trabalhados em matemática, para ser capaz de examinar as construções matemáticas que o estudante, que está sendo monitorado, faz e construir um modelo de matemática deste estudante em formação. (D’Ambrosio, 2005).
Em suma, objetivamos com este projeto complementar e solidificar a formação dos alunos dos mais diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas.

Justificativa

Sabemos que o aumento na oferta de cursos superiores é uma reivindicação muito justa e antiga da sociedade como um todo, mas do ponto de vista acadêmico, isto, inevitavelmente, resulta na diminuição da relação candidato/vaga nos processos seletivos e, nos moldes atuais do ensino médio evidencia uma exigência menor de qualificação dos alunos ingressantes nas universidades. Porém, uma vez que o estudante está na universidade, novas dificuldades aparecem muito como consequência deste déficit na formação sólida em matemática.

Metodologia

O Projeto atuará basicamente em três principais ações: Cursos de Matemática Básica, Monitoria e Aperfeiçoamento dos monitores:
I. Os Cursos de Matemática Básica (Molter et. al. 2013) serão oferecidos em três modalidades.
• A primeira modalidade do Curso é destinada prioritariamente a alunos ingressantes na UFPel que possuem matemática em sua grade curricular. Preferencialmente, este curso será oferecido na semana que antecede o começo de cada semestre letivo do calendário acadêmico da UFPel.
• A segunda modalidade do Curso de Matemática Básica será o oferecimento com uma ou mais turmas específicas para alunos da UFPel que não possuem matemática em sua grade curricular.
• A terceira modalidade será dirigida a funcionários da UFPel interessados em reforçar conhecimentos básicos de Matemática.
II. A segunda ação do projeto, desenvolvida durante todo o ano letivo, consiste no oferecimento de monitorias por parte dos bolsistas de graduação vinculados ao Projeto. Será destinado um monitor para cada turma atendida pelo Projeto.
Para que uma determinada turma seja atendida pelo Projeto, o professor desta turma deverá fazer parte do grupo de colaboradores do Projeto, aceitando o convite dirigido a todos os professores do Departamento de Matemática e Estatística, que tenham interesse em colaborar com o Projeto, recebendo um monitor em suas turmas de Pré-Cálculo ou Cálculo e colaborando em todas as ações do Projeto. Este convite será realizado em dois momentos, no início de cada semestre letivo de 2014, ambos em reunião Departamental. Vale ressaltar que é possível professores de outras unidades acadêmicas colaborarem com o projeto nos mesmos moldes.

III. A terceira ação do projeto visa proporcionar aos monitores do Projeto, uma possibilidade de aprofundar seus conhecimentos matemáticos. O que chamamos de conhecimento profundo, é caracterizado pela habilidade do monitor em descrever a compreensão do estudante monitorado. Esse conhecimento profundo não é apenas um conhecimento operacional, é muito mais complexo do que isso. Assim, essa atividade se dará com horas semanais de aperfeiçoamento em matemática, orientada por qualquer professor vinculado ao projeto (como professor do núcleo permanente ou como colaborador) e tem o objetivo de auxiliar e atualizar o monitor em suas práticas como monitor tornando-o capaz de encontrar uma ressonância entre o que ele sabe e o que ele está ensinando e trabalhando em suas monitorias.
Como resultado desta ação, este estudo especializado poderá ser enviado para publicação em eventos de iniciação científica pelos monitores com orientação dos professores.

Resultados Esperados


Ao final de 2014 esperamos:
- sanar as principais dúvidas relacionadas a conteúdos de matemática dos ensinos fundamental e médio dos alunos participantes do Projeto;
- solidificar os conhecimentos em Matemática dos alunos que frequentam as monitorias;
- diminuir o índice de reprovação nas disciplinas de Matemática, dos alunos participantes do Projeto principalmente daqueles que frequentam as monitorias;
- aprofundar os conhecimentos em Matemática dos bolsistas do Projeto, que são alunos de graduação em Cursos de Exatas ou Engenharias;
- reforçar os conhecimentos de matemática básica para os alunos que não possuem matemática em sua grade curricular, contribuindo assim para a complementação da formação destes futuros profissionais;
- contribuir para que os servidores da UFPel possam utilizar os conhecimentos adquiridos nos Cursos de Matemática Básica nas suas tarefas diárias;
- publicar artigos em eventos científicos.

Indicadores, Metas e Resultados

A emissão de certificado para os alunos dos Cursos de Matemática Básica estará vinculada a presença dos alunos nos testes de sondagem e comparativo, realizados respectivamente no começo e final do Curso. Terá direito ao certificado de 20 horas o aluno que obtiver um mínimo de 75% de frequência nas aulas do Curso e obtiver pelo menos 60% de aproveitamento no teste comparativo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE MOLTER601/03/201428/02/2015
ALINE GOULART DA SILVEIRA2005/05/201428/02/2015
ANDERSON DONAY MARTINS2001/08/201431/12/2014
ANDREA MORGADO110/03/201418/03/2014
ANDREY JANKE DOS SANTOS427/10/201419/12/2014
ARTHUR CARDOZO GODINHO2423/02/201528/02/2015
BEATRIZ PACHECO JUNQUEIRA2005/05/201428/02/2015
BIANCA DOS SANTOS VON AHN427/10/201419/12/2014
BRUNA DA SILVA LEITZKE2005/05/201431/01/2015
BRUNO CAMPOS MONDIN2005/05/201428/02/2015
BRUNO PAULETTI OLSON427/10/201419/12/2014
BRUNO PIEDRAS DA SILVEIRA2411/08/201416/08/2014
CAMILA LACERDA PINTO427/10/201419/12/2014
CAMILA VALADÃO TELECHI2411/08/201416/08/2014
CARINA DE SOUZA TEIXEIRA PERAÇA2410/03/201418/03/2014
CARLOS ANTONIO PEREIRA CAMPANI219/03/201428/02/2015
CASSIANO BORGES SOARES COELHO2423/02/201528/02/2015
CHRISTIAN RÓGER VILELA PIEPER2005/05/201428/02/2015
CLAUDIO ZEN PETERSEN125/08/201431/12/2014
CLEBER LUIZ CHIMENDES CABRERA2410/03/201418/03/2014
CÍCERO NACHTIGALL1201/03/201428/02/2015
DANIELA BUSKE105/09/201431/12/2014
DAVI DE MACEDO SIDRIM2423/02/201528/02/2015
DAVI SARUBBI DE OLIVEIRA2005/05/201428/02/2015
DOMARYS DA SILVA CORRÊA2411/08/201416/08/2014
DOUGLAS SILVA CORRÊA2410/05/201418/05/2014
DYLAN HENN SILVA2411/08/201416/08/2014
EDI BEHLING2411/08/201416/08/2014
ENILSON RODRIGUES NUNES2411/08/201416/08/2014
FABIO SILVA BOTELHO219/03/201425/07/2014
FELIPE TRASEL PIZZIO2411/08/201416/08/2014
FILIPE GIUDICE D'AVILA2005/05/201428/02/2015
FLAVIANE AGUSTINI STEDILLE2001/08/201428/02/2015
GABRIELA GHELLER DAL'PUPO2410/03/201418/03/2014
GIOVANNI D'AVILA DE AVILA2410/03/201418/03/2014
GIOVANNI DA SILVA NUNES119/03/201425/07/2014
GLENIO AGUIAR GONCALVES319/03/201425/07/2014
GUSTAVO SARUBBI FERRAZ2005/05/201428/02/2015
GUSTAVO SILVA DE OLIVEIRA427/10/201419/12/2014
Giovane Sampaio da Silva2410/03/201418/03/2014
HUGO SILVA DE ALMEIDA VENANCIO LOPES2410/03/201418/03/2014
JAIRO VALOES DE ALENCAR RAMALHO119/03/201425/07/2014
JAISON BOTELHO CUNHA2411/08/201416/08/2014
JARDEL MOREIRA DYLEWSKI2001/08/201431/01/2015
JESSICA RODRIGUES GONÇALVES427/10/201419/12/2014
JONATHAN BRUM LAUZ2005/05/201428/02/2015
JOSEANE DA SILVA PORTO1201/07/201431/12/2014
JOSÉ ANTONIO DE REZENDE LEMOS JÚNIOR2411/08/201416/08/2014
JOÃO MATEUS MARÃO DOMINGUES2005/05/201431/07/2014
JULIANA BORGES PEDROTTI2005/05/201428/02/2015
JULIANA GULARTE COUTINHO2005/05/201405/09/2014
Jaqueline Moraes Gonçalves Mattozo2423/02/201528/02/2015
João Vitor Fernandes dos Santos Guerra427/10/201419/12/2014
JÉSSICA CAMILA SALDIVIA BUENO2005/05/201431/07/2014
KAROLYNE GOULART BARDEMAKER ALVES2410/03/201418/03/2014
LAINE BERTINETTI ALDRIGHI2423/02/201528/02/2015
LARISSA NUNES MEIRELLES DA LUZ2410/03/201418/03/2014
LEONARDO HÜBNER WASKOW2410/03/201418/03/2014
LESLIE DARIEN PEREZ FERNANDEZ219/03/201425/07/2014
LETÍCIA SILVA MOREIRA DA SILVA2410/03/201418/03/2014
LEVÍ ALVES CERQUEIRA2423/02/201528/02/2015
LIANA SCHONS2410/03/201418/03/2014
LIANE FRANCONI MIMBARCAS427/10/201419/12/2014
LIDIELE PORCIUNCULA FARIAS2423/02/201528/02/2015
LUCIANA CHIMENDES CABRERA1201/03/201428/02/2015
LUCILLE SANTOS PEIXOTO2005/05/201431/01/2015
LUIZ FILIPE RODRIGUES MACHADO2423/02/201528/02/2015
Luiza Rosimeri Romano Santin2001/10/201428/02/2015
LÍGIA SIMON BRUM2410/03/201418/03/2014
MARCELO FERREIRA PEDRA JUNIOR427/10/201419/12/2014
MARIANA DOS SANTOS BONO2005/05/201428/02/2015
MARINA LUIZA JORDÃO MARTINS2410/03/201418/03/2014
MARINA RODRIGUES MACHADO2410/03/201418/03/2014
MARINE TEIXEIRA PADILHA2423/02/201528/02/2015
MATHEUS BARCELLOS WERHLI427/10/201419/12/2014
MATHEUS ISLABAO MARTINS2410/03/201418/03/2014
MATHEUS NOGUEIRA LOPES2423/02/201528/02/2015
MICHELLE OLIVEIRA ISQUIERDO2423/02/201528/02/2015
MIGUEL DELANOY POLIDORI2423/02/201528/02/2015
Maurício Machado Ferreira2423/02/201528/02/2015
NALOIR COIMBRA LIMA2411/08/201416/08/2014
OTÁVIA SILVA DOS SANTOS2005/05/201428/02/2015
PATRICIA GOMES MACHADO427/10/201419/12/2014
PATRICK DE LIMA PEREIRA2411/08/201416/08/2014
PEDRO LOGUERCIO DE ÁVILA2410/03/201418/03/2014
PIERRE TEIXEIRA DA SILVA2001/08/201428/02/2015
Pedro Henrique dos Reis Dionísio2410/03/201418/03/2014
RAFAEL TORRES TEIXEIRA2005/05/201428/02/2015
REGIS SPEROTTO DE QUADROS419/03/201425/07/2014
REJANE PERGHER1201/03/201428/02/2015
RUTH DA SILVA BRUM123/06/201415/08/2014
SAMANTA SILVEIRA RODRIGUES2410/03/201418/03/2014
SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRA119/03/201409/05/2014
SÍLVIA MARIA BRAHM ARAUJO2005/05/201428/02/2015
TEILOR IURI FERRARI2410/03/201418/03/2014
VALDECIR BOTTEGA219/03/201425/07/2014
VALDECIR DOS SANTOS427/10/201419/12/2014
VANDA MARQUES DE SOUZA2411/08/201416/08/2014
VICTORIA TIEMI BOTOSSO OKASIMA2005/05/201431/07/2014
VITOR ABEL MONTEIRO ALVES2410/03/201418/03/2014
VÍTOR DIAS ABELAIRA2411/08/201416/08/2014

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