Nome do Projeto
Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica - Iniciação ao Cálculo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/03/2014 - 28/02/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ensino de Ciências e Matemática
Resumo
Atualmente o Departamento de Matemática e Estatística atende a diversos cursos da UFPel. Um fator preocupante é o baixo desempenho nas disciplinas de Matemática, principalmente nos dois primeiros semestres do ingresso dos alunos. Estes dados geram uma ansiedade, tanto nos professores, pois evidenciam que os alunos não possuem uma aprendizagem significativa dos conteúdos básicos de Matemática desenvolvidos no ensino fundamental e médio (Moreira, 2012), assim como nos alunos, pela consciência do grau de dificuldade que terão que enfrentar.
Com o advento do REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), muitos cursos foram criados na Universidade Federal de Pelotas entre eles, vários cursos de engenharia, cursos estes que precisam de uma formação sólida em matemática. Se, por um lado, esta expansão traz a democratização do acesso ao ensino superior, por outro percebemos que, cada vez mais, alunos ingressam na universidade sem possuir muitos conhecimentos básicos de matemática que são os pré-requisitos para as novas disciplinas (como Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica). (Cabrera et. al., 2013).
Nós, professores proponentes deste Projeto, estamos muito preocupados com esta realidade, pois entre as consequências mais preocupantes, estão os altos índices de reprovação nas disciplinas iniciais de matemática de nível superior e a evasão tanto nessas disciplinas como da própria universidade. E acreditamos que, com as ações propostas neste projeto, estamos conseguindo diminuir gradativamente a distancia entre o que o estudante acredita saber, o que ele realmente sabe e o que ele deveria saber.
Com base neste desnível existente entre o preparo do aluno ingressante e o que o espera na universidade, foi elaborado o projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo, que visa principalmente suprir algumas carências nos conteúdos de matemática básica para que, com isso, seja otimizado o tempo de formação de cada aluno e, consequentemente, seja minimizado os recursos públicos utilizados na formação acadêmica.
Este Projeto não tem a pretensão de resolver todos os problemas relacionados à carência na formação dos conhecimentos em matemática dos estudantes nem da predisposição que eles têm em aprender, mas objetivamos contribuir na construção de um conhecimento profundo em matemática dos estudantes e motivá-los a estudarem.
Desde 2010, já ocorreram quatro edições deste Projeto, sendo que, a cada ano, as ações do projeto foram modificadas e aperfeiçoadas pelas experiências adquiridas nos anos anteriores. O projeto vem sendo desenvolvido por estes professores e tem alcançando, a cada semestre, resultados positivos no que diz respeito à aprendizagem dos alunos e consequentemente já se percebeu uma redução significativa dos índices de reprovação nos semestres iniciais e uma diminuição da evasão dos estudantes nas disciplinas acompanhadas pelo projeto (Costa et. al. 2013).
Pode-se destacar, dentre outros resultados observados, que o percentual de aprovação dos alunos que procuram os monitores do Projeto, para reforço nos conhecimentos por pelo menos 08 (oito) vezes ao longo do semestre, tem ficado acima de 70% e o índice de evasão dos referidos alunos é zero.
Objetivo Geral
Com este Projeto, apresentamos basicamente dois objetivos. O primeiro é o de reforçar os conhecimentos dos alunos participantes nos conteúdos de Matemática Básica e Cálculo. Como consequência disso, pretendemos reduzir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas de início de curso que envolvem matemática elementar.
O segundo objetivo é o de proporcionar aos acadêmicos da UFPel, que atuam como monitores do Projeto, uma possibilidade de contato com a prática docente, através do trabalho de monitoria neste projeto e, pensando na formação continuada, aperfeiçoar seus conhecimentos matemáticos. Pois, acreditamos que é fundamental que o monitor (como papel de professor naquele momento) tenha um conhecimento profundo dos conceitos trabalhados em matemática, para ser capaz de examinar as construções matemáticas que o estudante, que está sendo monitorado, faz e construir um modelo de matemática deste estudante em formação. (D’Ambrosio, 2005).
Em suma, objetivamos com este projeto complementar e solidificar a formação dos alunos dos mais diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas.
O segundo objetivo é o de proporcionar aos acadêmicos da UFPel, que atuam como monitores do Projeto, uma possibilidade de contato com a prática docente, através do trabalho de monitoria neste projeto e, pensando na formação continuada, aperfeiçoar seus conhecimentos matemáticos. Pois, acreditamos que é fundamental que o monitor (como papel de professor naquele momento) tenha um conhecimento profundo dos conceitos trabalhados em matemática, para ser capaz de examinar as construções matemáticas que o estudante, que está sendo monitorado, faz e construir um modelo de matemática deste estudante em formação. (D’Ambrosio, 2005).
Em suma, objetivamos com este projeto complementar e solidificar a formação dos alunos dos mais diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas.
Justificativa
Sabemos que o aumento na oferta de cursos superiores é uma reivindicação muito justa e antiga da sociedade como um todo, mas do ponto de vista acadêmico, isto, inevitavelmente, resulta na diminuição da relação candidato/vaga nos processos seletivos e, nos moldes atuais do ensino médio evidencia uma exigência menor de qualificação dos alunos ingressantes nas universidades. Porém, uma vez que o estudante está na universidade, novas dificuldades aparecem muito como consequência deste déficit na formação sólida em matemática.
Metodologia
O Projeto atuará basicamente em três principais ações: Cursos de Matemática Básica, Monitoria e Aperfeiçoamento dos monitores:
I. Os Cursos de Matemática Básica (Molter et. al. 2013) serão oferecidos em três modalidades.
• A primeira modalidade do Curso é destinada prioritariamente a alunos ingressantes na UFPel que possuem matemática em sua grade curricular. Preferencialmente, este curso será oferecido na semana que antecede o começo de cada semestre letivo do calendário acadêmico da UFPel.
• A segunda modalidade do Curso de Matemática Básica será o oferecimento com uma ou mais turmas específicas para alunos da UFPel que não possuem matemática em sua grade curricular.
• A terceira modalidade será dirigida a funcionários da UFPel interessados em reforçar conhecimentos básicos de Matemática.
II. A segunda ação do projeto, desenvolvida durante todo o ano letivo, consiste no oferecimento de monitorias por parte dos bolsistas de graduação vinculados ao Projeto. Será destinado um monitor para cada turma atendida pelo Projeto.
Para que uma determinada turma seja atendida pelo Projeto, o professor desta turma deverá fazer parte do grupo de colaboradores do Projeto, aceitando o convite dirigido a todos os professores do Departamento de Matemática e Estatística, que tenham interesse em colaborar com o Projeto, recebendo um monitor em suas turmas de Pré-Cálculo ou Cálculo e colaborando em todas as ações do Projeto. Este convite será realizado em dois momentos, no início de cada semestre letivo de 2014, ambos em reunião Departamental. Vale ressaltar que é possível professores de outras unidades acadêmicas colaborarem com o projeto nos mesmos moldes.
III. A terceira ação do projeto visa proporcionar aos monitores do Projeto, uma possibilidade de aprofundar seus conhecimentos matemáticos. O que chamamos de conhecimento profundo, é caracterizado pela habilidade do monitor em descrever a compreensão do estudante monitorado. Esse conhecimento profundo não é apenas um conhecimento operacional, é muito mais complexo do que isso. Assim, essa atividade se dará com horas semanais de aperfeiçoamento em matemática, orientada por qualquer professor vinculado ao projeto (como professor do núcleo permanente ou como colaborador) e tem o objetivo de auxiliar e atualizar o monitor em suas práticas como monitor tornando-o capaz de encontrar uma ressonância entre o que ele sabe e o que ele está ensinando e trabalhando em suas monitorias.
Como resultado desta ação, este estudo especializado poderá ser enviado para publicação em eventos de iniciação científica pelos monitores com orientação dos professores.
I. Os Cursos de Matemática Básica (Molter et. al. 2013) serão oferecidos em três modalidades.
• A primeira modalidade do Curso é destinada prioritariamente a alunos ingressantes na UFPel que possuem matemática em sua grade curricular. Preferencialmente, este curso será oferecido na semana que antecede o começo de cada semestre letivo do calendário acadêmico da UFPel.
• A segunda modalidade do Curso de Matemática Básica será o oferecimento com uma ou mais turmas específicas para alunos da UFPel que não possuem matemática em sua grade curricular.
• A terceira modalidade será dirigida a funcionários da UFPel interessados em reforçar conhecimentos básicos de Matemática.
II. A segunda ação do projeto, desenvolvida durante todo o ano letivo, consiste no oferecimento de monitorias por parte dos bolsistas de graduação vinculados ao Projeto. Será destinado um monitor para cada turma atendida pelo Projeto.
Para que uma determinada turma seja atendida pelo Projeto, o professor desta turma deverá fazer parte do grupo de colaboradores do Projeto, aceitando o convite dirigido a todos os professores do Departamento de Matemática e Estatística, que tenham interesse em colaborar com o Projeto, recebendo um monitor em suas turmas de Pré-Cálculo ou Cálculo e colaborando em todas as ações do Projeto. Este convite será realizado em dois momentos, no início de cada semestre letivo de 2014, ambos em reunião Departamental. Vale ressaltar que é possível professores de outras unidades acadêmicas colaborarem com o projeto nos mesmos moldes.
III. A terceira ação do projeto visa proporcionar aos monitores do Projeto, uma possibilidade de aprofundar seus conhecimentos matemáticos. O que chamamos de conhecimento profundo, é caracterizado pela habilidade do monitor em descrever a compreensão do estudante monitorado. Esse conhecimento profundo não é apenas um conhecimento operacional, é muito mais complexo do que isso. Assim, essa atividade se dará com horas semanais de aperfeiçoamento em matemática, orientada por qualquer professor vinculado ao projeto (como professor do núcleo permanente ou como colaborador) e tem o objetivo de auxiliar e atualizar o monitor em suas práticas como monitor tornando-o capaz de encontrar uma ressonância entre o que ele sabe e o que ele está ensinando e trabalhando em suas monitorias.
Como resultado desta ação, este estudo especializado poderá ser enviado para publicação em eventos de iniciação científica pelos monitores com orientação dos professores.
Resultados Esperados
Ao final de 2014 esperamos:
- sanar as principais dúvidas relacionadas a conteúdos de matemática dos ensinos fundamental e médio dos alunos participantes do Projeto;
- solidificar os conhecimentos em Matemática dos alunos que frequentam as monitorias;
- diminuir o índice de reprovação nas disciplinas de Matemática, dos alunos participantes do Projeto principalmente daqueles que frequentam as monitorias;
- aprofundar os conhecimentos em Matemática dos bolsistas do Projeto, que são alunos de graduação em Cursos de Exatas ou Engenharias;
- reforçar os conhecimentos de matemática básica para os alunos que não possuem matemática em sua grade curricular, contribuindo assim para a complementação da formação destes futuros profissionais;
- contribuir para que os servidores da UFPel possam utilizar os conhecimentos adquiridos nos Cursos de Matemática Básica nas suas tarefas diárias;
- publicar artigos em eventos científicos.
Indicadores, Metas e Resultados
A emissão de certificado para os alunos dos Cursos de Matemática Básica estará vinculada a presença dos alunos nos testes de sondagem e comparativo, realizados respectivamente no começo e final do Curso. Terá direito ao certificado de 20 horas o aluno que obtiver um mínimo de 75% de frequência nas aulas do Curso e obtiver pelo menos 60% de aproveitamento no teste comparativo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE MOLTER | 6 | 01/03/2014 | 28/02/2015 |
ALINE GOULART DA SILVEIRA | 20 | 05/05/2014 | 28/02/2015 |
ANDERSON DONAY MARTINS | 20 | 01/08/2014 | 31/12/2014 |
ANDREA MORGADO | 1 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
ANDREY JANKE DOS SANTOS | 4 | 27/10/2014 | 19/12/2014 |
ARTHUR CARDOZO GODINHO | 24 | 23/02/2015 | 28/02/2015 |
BEATRIZ PACHECO JUNQUEIRA | 20 | 05/05/2014 | 28/02/2015 |
BIANCA DOS SANTOS VON AHN | 4 | 27/10/2014 | 19/12/2014 |
BRUNA DA SILVA LEITZKE | 20 | 05/05/2014 | 31/01/2015 |
BRUNO CAMPOS MONDIN | 20 | 05/05/2014 | 28/02/2015 |
BRUNO PAULETTI OLSON | 4 | 27/10/2014 | 19/12/2014 |
BRUNO PIEDRAS DA SILVEIRA | 24 | 11/08/2014 | 16/08/2014 |
CAMILA LACERDA PINTO | 4 | 27/10/2014 | 19/12/2014 |
CAMILA VALADÃO TELECHI | 24 | 11/08/2014 | 16/08/2014 |
CARINA DE SOUZA TEIXEIRA PERAÇA | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
CARLOS ANTONIO PEREIRA CAMPANI | 2 | 19/03/2014 | 28/02/2015 |
CASSIANO BORGES SOARES COELHO | 24 | 23/02/2015 | 28/02/2015 |
CHRISTIAN RÓGER VILELA PIEPER | 20 | 05/05/2014 | 28/02/2015 |
CLAUDIO ZEN PETERSEN | 1 | 25/08/2014 | 31/12/2014 |
Cléber Luiz Chimendes Cabrera | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
CÍCERO NACHTIGALL | 12 | 01/03/2014 | 28/02/2015 |
DANIELA BUSKE | 1 | 05/09/2014 | 31/12/2014 |
DAVI DE MACEDO SIDRIM | 24 | 23/02/2015 | 28/02/2015 |
DAVI SARUBBI DE OLIVEIRA | 20 | 05/05/2014 | 28/02/2015 |
DOMARYS DA SILVA CORRÊA | 24 | 11/08/2014 | 16/08/2014 |
DOUGLAS SILVA CORRÊA | 24 | 10/05/2014 | 18/05/2014 |
DYLAN HENN SILVA | 24 | 11/08/2014 | 16/08/2014 |
EDI BEHLING | 24 | 11/08/2014 | 16/08/2014 |
ENILSON RODRIGUES NUNES | 24 | 11/08/2014 | 16/08/2014 |
FABIO SILVA BOTELHO | 2 | 19/03/2014 | 25/07/2014 |
FELIPE TRASEL PIZZIO | 24 | 11/08/2014 | 16/08/2014 |
FILIPE GIUDICE D'AVILA | 20 | 05/05/2014 | 28/02/2015 |
FLAVIANE AGUSTINI STEDILLE | 20 | 01/08/2014 | 28/02/2015 |
GABRIELA GHELLER DAL'PUPO | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
GIOVANNI D'AVILA DE AVILA | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
GIOVANNI DA SILVA NUNES | 1 | 19/03/2014 | 25/07/2014 |
GLENIO AGUIAR GONCALVES | 3 | 19/03/2014 | 25/07/2014 |
GUSTAVO SARUBBI FERRAZ | 20 | 05/05/2014 | 28/02/2015 |
GUSTAVO SILVA DE OLIVEIRA | 4 | 27/10/2014 | 19/12/2014 |
Giovane Sampaio da Silva | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
HUGO SILVA DE ALMEIDA VENANCIO LOPES | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
JAIRO VALOES DE ALENCAR RAMALHO | 1 | 19/03/2014 | 25/07/2014 |
JAISON BOTELHO CUNHA | 24 | 11/08/2014 | 16/08/2014 |
JARDEL MOREIRA DYLEWSKI | 20 | 01/08/2014 | 31/01/2015 |
JESSICA RODRIGUES GONÇALVES | 4 | 27/10/2014 | 19/12/2014 |
JONATHAN BRUM LAUZ | 20 | 05/05/2014 | 28/02/2015 |
JOSEANE DA SILVA PORTO | 12 | 01/07/2014 | 31/12/2014 |
JOSÉ ANTONIO DE REZENDE LEMOS JÚNIOR | 24 | 11/08/2014 | 16/08/2014 |
JOÃO MATEUS MARÃO DOMINGUES | 20 | 05/05/2014 | 31/07/2014 |
JULIANA BORGES PEDROTTI | 20 | 05/05/2014 | 28/02/2015 |
JULIANA GULARTE COUTINHO | 20 | 05/05/2014 | 05/09/2014 |
Jaqueline Moraes Gonçalves Mattozo | 24 | 23/02/2015 | 28/02/2015 |
João Vitor Fernandes dos Santos Guerra | 4 | 27/10/2014 | 19/12/2014 |
JÉSSICA CAMILA SALDIVIA BUENO | 20 | 05/05/2014 | 31/07/2014 |
KAROLYNE GOULART BARDEMAKER ALVES | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
LAINE BERTINETTI ALDRIGHI | 24 | 23/02/2015 | 28/02/2015 |
LARISSA NUNES MEIRELLES DA LUZ | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
LEONARDO HÜBNER WASKOW | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
LESLIE DARIEN PEREZ FERNANDEZ | 2 | 19/03/2014 | 25/07/2014 |
LETÍCIA SILVA MOREIRA DA SILVA | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
LEVÍ ALVES CERQUEIRA | 24 | 23/02/2015 | 28/02/2015 |
LIANA SCHONS | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
LIANE FRANCONI MIMBARCAS | 4 | 27/10/2014 | 19/12/2014 |
LIDIELE PORCIUNCULA FARIAS | 24 | 23/02/2015 | 28/02/2015 |
LUCIANA CHIMENDES CABRERA | 12 | 01/03/2014 | 28/02/2015 |
LUCILLE SANTOS PEIXOTO | 20 | 05/05/2014 | 31/01/2015 |
LUIZ FILIPE RODRIGUES MACHADO | 24 | 23/02/2015 | 28/02/2015 |
Luiza Rosimeri Romano Santin | 20 | 01/10/2014 | 28/02/2015 |
LÍGIA SIMON BRUM | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
MARCELO FERREIRA PEDRA JUNIOR | 4 | 27/10/2014 | 19/12/2014 |
MARIANA DOS SANTOS BONO | 20 | 05/05/2014 | 28/02/2015 |
MARINA LUIZA JORDÃO MARTINS | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
MARINA RODRIGUES MACHADO | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
MARINE TEIXEIRA PADILHA | 24 | 23/02/2015 | 28/02/2015 |
MATHEUS BARCELLOS WERHLI | 4 | 27/10/2014 | 19/12/2014 |
MATHEUS ISLABAO MARTINS | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
MATHEUS NOGUEIRA LOPES | 24 | 23/02/2015 | 28/02/2015 |
MICHELLE OLIVEIRA ISQUIERDO | 24 | 23/02/2015 | 28/02/2015 |
MIGUEL DELANOY POLIDORI | 24 | 23/02/2015 | 28/02/2015 |
Maurício Machado Ferreira | 24 | 23/02/2015 | 28/02/2015 |
NALOIR COIMBRA LIMA | 24 | 11/08/2014 | 16/08/2014 |
OTÁVIA SILVA DOS SANTOS | 20 | 05/05/2014 | 28/02/2015 |
PATRICIA GOMES MACHADO | 4 | 27/10/2014 | 19/12/2014 |
PATRICK DE LIMA PEREIRA | 24 | 11/08/2014 | 16/08/2014 |
PEDRO LOGUERCIO DE ÁVILA | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
PIERRE TEIXEIRA DA SILVA | 20 | 01/08/2014 | 28/02/2015 |
Pedro Henrique dos Reis Dionísio | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
RAFAEL TORRES TEIXEIRA | 20 | 05/05/2014 | 28/02/2015 |
REGIS SPEROTTO DE QUADROS | 4 | 19/03/2014 | 25/07/2014 |
REJANE PERGHER | 12 | 01/03/2014 | 28/02/2015 |
RUTH DA SILVA BRUM | 1 | 23/06/2014 | 15/08/2014 |
SAMANTA SILVEIRA RODRIGUES | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRA | 1 | 19/03/2014 | 09/05/2014 |
SÍLVIA MARIA BRAHM ARAUJO | 20 | 05/05/2014 | 28/02/2015 |
TEILOR IURI FERRARI | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
VALDECIR BOTTEGA | 2 | 19/03/2014 | 25/07/2014 |
VALDECIR DOS SANTOS | 4 | 27/10/2014 | 19/12/2014 |
VANDA MARQUES DE SOUZA | 24 | 11/08/2014 | 16/08/2014 |
VICTORIA TIEMI BOTOSSO OKASIMA | 20 | 05/05/2014 | 31/07/2014 |
VITOR ABEL MONTEIRO ALVES | 24 | 10/03/2014 | 18/03/2014 |
VÍTOR DIAS ABELAIRA | 24 | 11/08/2014 | 16/08/2014 |