Nome do Projeto
Identidade e pertencimento qualificando a formação do biotecnologista
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
14/04/2016 - 25/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Biologia Geral
Resumo
A universidade deve ser um local onde a identidade e o pertencimento promovam o crescimento humano e profissional. Dentro deste processo de formação, o ensino, a pesquisa e a extensão são essenciais para inserção do acadêmico na comunidade universitária e sinalização de seu papel na sociedade; a partir de então, desenvolvendo as suas potencialidades humanísticas e técnicas. Assim, projetos de ensino que favoreçam a troca de conhecimento, desenvolvam a habilidade de transposição da informação e reforcem as habilidades previstas no projeto pedagógico do curso podem proporcionar tal benefício necessário para o aluno. Atualmente, a Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento, sendo uma ciência de grande potencial agregado, que para seu desenvolvimento, necessita de uma ambiente com forte base acadêmica e científica. Baseado na experiência de projetos de ensino anteriores, como o de Planejamento e Execução dos Simpósios de Biotecnologia, ao qual vai para a sua quarta edição, onde alunos de graduação e pós-graduação, juntamente com os professores, organizam e promovem um evento com temas pertinentes na área de Biotecnologia. Os relatos são extremamente positivos, tanto por parte dos participantes, mas principalmente dos organizadores e colaboradores do evento, ao qual atribuem o impacto como um crescimento na sua vida acadêmica e profissional. Com isso, estimular e complementar a formação de profissionais Biotecnologistas, na forma deste projeto de ensino - com ações de auxílio acadêmico, programas de monitorias, planejamento de evento acadêmico/científico entre outras ações de apoio ao ensino - torna-se fundamental para a formação do indivíduo e crescimento do curso de Biotecnologia/UFPel.

Objetivo Geral

Promover o pertencimento ao curso de Biotecnologia, consolidando a construção de um perfil profissional com qualificação científica e técnica, e ainda socialmente comprometido.

Justificativa

As escolhas acadêmicas e oportunidades na universidade contribuem para a transição onde novas responsabilidades e compromissos passam a fazer parte das rotinas. O processo de aquisição do conhecimento, de habilidades e de competências esperadas para o Biotecnologista passa a ser então meta e compromisso do curso, ao qual deve favorecer a formação ética, cidadã, científica e tecnológica qualificadas. A redução da evasão, a consolidação da identidade profissional e o pertencimento a comunidade devem então ser trabalhados coletivamente na comunidade universitária. Sendo assim, considera-se importante a realização de "projetos guarda-chuva", com a colaboração massiva dos professores do curso, a fim de impulsionar ações de apoio ao ensino, com a troca de conhecimento, integração multidisciplinar e promoção do crescimento acadêmico.

Metodologia

O projeto de ensino será desenvolvido a partir de ações propostas pelos professores e alunos colaboradores, de forma a contribuir na formação acadêmica e inserção dos futuros profissionais na comunidade. Para isso, serão realizadas reuniões sistemáticas ao longo do projeto. As ações planejadas serão aprovadas em reunião de colegiado, e executadas de acordo com plano de atividades apresentado e avaliado.
Este projeto de ensino servirá como "projeto guarda-chuva" para a execução de: atividades de ensino, atividades de transposição do conhecimento entre academia e comunidade, fixação de alunos do curso e superação das dificuldades do ingresso a vida acadêmica, assim reduzindo a evasão. São ações planejadas dentro deste projeto:
- Acolhida dos calouros; executando ações que envolvem desde a apresentação do curso e seu projeto pedagógico, apresentação dos laboratórios e linhas de pesquisa desenvolvidas pelos professores, exposição das possibilidades de bolsas e auxílios oferecidos pela universidade e órgãos de fomento. Além de, visita guiada aos principais pontos do Campus Capão do Leão/ UFPel e levantamento das dificuldades de mobilidade no local;
- Identificação e superação das dificuldades acadêmicas ao longo do curso: através da delegação de tutores, aos quais serão alunos em períodos mais adiantados do curso, promovendo ações de apoio ao acadêmico;
- Núcleo de Apoio ao Ensino de Biotecnologia; Melhorando o desempenho acadêmico, através de um programa planejado de monitorias com aulas de apoio para as disciplinas do curso. Tal organização estará ligada e apoiada pelo NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Biotecnologia/UFPel;
- Planejamento e Execução do IVSimpósios de Biotecnologia; Incentivando a pesquisa e inovação com o planejamento, organização e execução de evento acadêmico/científico;
Os acadêmicos envolvidos neste projeto deverão submeter relatórios após o término das atividades, a fim de receber a certificação.

Resultados Esperados

- redução da evasão;
- maior rendimento acadêmico e diminuição do índice de reprovação;
- incentivo à pesquisa e inovação em Biotecnologia;
- qualificação de transposição de conhecimento com a comunidade;
- estabelecimento de vínculos e identidade profissional;
- promoção da sensação de pertencimento.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto solicitará bolsistas para garantir as ações propostas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAN JOHN ALEXANDER MCBRIDE414/04/201631/12/2016
ALEJANDRA SANCHEZ CHEQUER2008/08/201624/03/2017
ALESSANDRA NEIS2014/04/201613/07/2016
AMANDA MUNARI GUIMARÃES2008/08/201624/03/2017
ANA CRISTINA DA SILVA 214/04/201631/12/2016
AURY DE OLIVEIRA FILHO2008/08/201624/03/2017
CAMILA BONEMANN BENDER2008/08/201624/03/2017
CAMILA MÜLLER DALLMANN214/04/201631/12/2016
CHRISTIAN DOMINGUES SANCHEZ2014/04/201624/03/2017
CLEOMAR DA SILVA2014/04/201631/12/2016
FABIANA KOMMLING SEIXAS414/04/201631/12/2016
FABIO PEREIRA LEIVAS LEITE414/04/201631/12/2016
FABRICIO ROCHEDO CONCEICAO414/04/201631/12/2016
GABRIELLE DE OLIVEIRA SANCHES VALERIO NAVARRO2008/08/201624/03/2017
JULIANA NETO MENDES DE MOURA2014/04/201624/03/2017
JULIETI HUCH BUSS2008/08/201624/03/2017
JÚLIA DAMÉ FONSECA PASCHOAL214/04/201631/12/2016
KARINA PEREIRA LUDUVICO2014/04/201624/03/2017
LARISSA OLIVEIRA DANELUZ2014/04/201631/12/2016
LAURA JUNQUEIRA DE CAMARGO2014/04/201613/07/2016
LILIANE SILVEIRA VARNES2008/08/201624/03/2017
LUCAS DOS SANTOS DA SILVA2008/08/201624/03/2017
LUCIANA BICCA DODE414/04/201631/12/2016
LUCIANO DA SILVA PINTO414/04/201631/12/2016
LUCIELLI SAVEGNAGO414/04/201631/12/2016
LUIZE SILVA MASCARENHAS2008/08/201624/03/2017
MAIARA LINDEMANN ZEHETMEYR214/04/201631/12/2016
MARTA GONCALVES AMARAL414/04/201631/12/2016
MARTINA BIANCA FUHRMANN214/04/201631/12/2016
MATHEUS ACEVEDO MONTANO2008/08/201624/03/2017
MICAELA DOMINGUES214/04/201631/12/2016
NATÁLIA PONTES BONA214/04/201631/12/2016
ODIR ANTONIO DELLAGOSTIN414/04/201631/12/2016
PATRICIA DIAZ DE OLIVEIRA414/04/201631/12/2016
PEDRO MACHADO MEDEIROS DE ALBUQUERQUE2008/08/201624/03/2017
PEDRO SICA CRUZEIRO214/04/201631/12/2016
PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON814/04/201631/12/2016
RAFAEL ROSA DE OLIVEIRA MORALES214/04/201631/12/2016
RAQUEL NASCIMENTO DAS NEVES214/04/201631/12/2016
RODRIGO BARROS DE PINHO214/04/201631/12/2016
SIBELE BORSUK414/04/201631/12/2016
TIAGO VEIRAS COLLARES414/04/201631/12/2016
ULI TRINDADE DE ALMEIDA2008/08/201624/03/2017
VINICIUS FARIAS CAMPOS414/04/201631/12/2016
VINÍCIUS LENZ DA SILVA214/04/201631/12/2016
YASMINE ALVES MENEGON2014/04/201613/07/2016

Página gerada em 12/12/2019 22:23:53 (consulta levou 0.056389s)