Nome do Projeto
AVALIAÇÃO ESTRUTURADA DE HABILIDADES CLÍNICAS (OSCE) DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA EM ESTÁGIO NA FACULDADE DE MEDICINA DA UFPEL
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/10/2016 - 24/10/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina
Resumo
O atual currículo do curso de Medicina da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFPEL foi reformulado e implantado em 2009, no intuito de atender as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001. Uma das mudanças ocorridas foi o aumento da duração do estágio de 18 para 24 meses, além da criação do estágio na área de Urgência e Emergência. No ano de 2013 foi criada a Comissão do Internato, formada pelos coordenadores de estágio, um representante discente e presidida pelo Coordenador de Curso. Essa comissão tem a atribuição de organizar, avaliar e planejar as questões referentes aos estágios do curso de Medicina. Uma das questões centrais para a qualificação dos estágios é a avaliação dos acadêmicos que deveriam ter critérios definidos, minimamente padronizados e tivessem o caráter formativo. Cabe ressaltar que, nesse mesmo período, a Coordenação do Curso vem trabalhando em uma proposta de mudança curricular que procura valorizar a integração das áreas do conhecimento, o trabalho docente e uma maior inserção do aluno como sujeito ativo do seu aprendizado. A partir dessas considerações, a Comissão do Internato propõe um novo modelo de avaliação, conhecido como Exame Clínico Observado Estruturado (OSCE), a ser iniciado na FAMED, que tem como objetivo a avaliação de competências clínicas, ou seja, a capacidade de aplicar, no espaço simulado, o conhecimento adquirido durante sua formação com um bom desempenho.
Objetivo Geral
Aplicar a ferramenta OSCE na avaliação do acadêmicos do 11 e 12 semestres do curso de Medicina da UFPel, durante o período do estágio.
Justificativa
OSCE é uma ferramenta avaliativa versátil que pode ser utilizada para avaliar os profissionais de saúde em um ambiente clínico. Ela avalia a competência, com base em testes objetivos através da observação direta. É precisa, objetiva e reproduzível permitindo testes uniformes dos alunos para uma ampla gama de habilidades clínicas. Ao contrário do exame clínico tradicional, a OSCE poderia avaliar as áreas mais críticas para o desempenho dos profissionais de saúde, tais como habilidades de comunicação e capacidade de lidar com um comportamento imprevisível paciente.
O OSCE é atualmente considerado um dos métodos mais confiáveis para avaliação de competências clínicas de estudantes e residentes, assim como para certificação profissional e avaliação de profissionais médicos em atividade.
O OSCE é atualmente considerado um dos métodos mais confiáveis para avaliação de competências clínicas de estudantes e residentes, assim como para certificação profissional e avaliação de profissionais médicos em atividade.
Metodologia
No dia 20 de outubro de 2016, os acadêmicos do 11 e 12 semestres do curso de medicina realizarão, no período da manhã, uma avaliação teórica dos conhecimentos adquiridos durante o curso de medicina e, no turno da tarde, uma avaliação OSCE de habilidade clínicas.
Os alunos serão separados em cinco grupos de 14 integrantes para percorrerem as 14 estações de avaliação. O tempo para a realização de cada estação será de dois minutos.
A avaliação será composta por 14 estações, sendo três da Clínica Médica, três da Ginecologia, duas da Pediatria, duas da Cirurgia, duas da Emergência e duas da Medicina de Comunidade.
A avaliação será realizada no ambulatório da Pediatria, na Faculdade de Medicina.
Em cada sala haverá um professor que avaliará o desempenho do acadêmico através de uma lista previamente elabora de habilidades esperadas. Em algumas situações, o acadêmico deverá responder a perguntas em uma folha de resposta.
Ao término do circuito das 14 estações, os grupos de acadêmicos serão encaminhados para o Anfiteatro da FAMED onde permanecerão aguardando o término de toda a avaliação.
O tempo estimado de prova é de 3 horas.
Após o término da avaliação, será realizada uma discussão das estações pelos coordenadores do estágio no Anfiteatro da FAMED, sobre a forma de avaliação empregada e as habilidades esperadas para cada estação. Neste momento, será solicitado aos acadêmicos que expressem sua impressão sobre a avaliação e que realizem uma avaliação do dia.
Para auxiliarem no dia da aplicação da prova, serão abertas inscrições para 15 voluntários estudantes de medicina que tenham concluído a disciplina de Semiologia, selecionados pelo Diretório Acadêmico do Curso de Medicina, através de critérios pré-determinados pelos coordenadores dos estágio.
Prova teórica: 8 às 12h, no Anfiteatro da FAMED
Prova Prática: 13:30 às 16:30h, Ambulatório da Pediatria
Discussão da avaliação: 17h Anfiteatro da FAMED
Os alunos serão separados em cinco grupos de 14 integrantes para percorrerem as 14 estações de avaliação. O tempo para a realização de cada estação será de dois minutos.
A avaliação será composta por 14 estações, sendo três da Clínica Médica, três da Ginecologia, duas da Pediatria, duas da Cirurgia, duas da Emergência e duas da Medicina de Comunidade.
A avaliação será realizada no ambulatório da Pediatria, na Faculdade de Medicina.
Em cada sala haverá um professor que avaliará o desempenho do acadêmico através de uma lista previamente elabora de habilidades esperadas. Em algumas situações, o acadêmico deverá responder a perguntas em uma folha de resposta.
Ao término do circuito das 14 estações, os grupos de acadêmicos serão encaminhados para o Anfiteatro da FAMED onde permanecerão aguardando o término de toda a avaliação.
O tempo estimado de prova é de 3 horas.
Após o término da avaliação, será realizada uma discussão das estações pelos coordenadores do estágio no Anfiteatro da FAMED, sobre a forma de avaliação empregada e as habilidades esperadas para cada estação. Neste momento, será solicitado aos acadêmicos que expressem sua impressão sobre a avaliação e que realizem uma avaliação do dia.
Para auxiliarem no dia da aplicação da prova, serão abertas inscrições para 15 voluntários estudantes de medicina que tenham concluído a disciplina de Semiologia, selecionados pelo Diretório Acadêmico do Curso de Medicina, através de critérios pré-determinados pelos coordenadores dos estágio.
Prova teórica: 8 às 12h, no Anfiteatro da FAMED
Prova Prática: 13:30 às 16:30h, Ambulatório da Pediatria
Discussão da avaliação: 17h Anfiteatro da FAMED
Resultados Esperados
O resultado do projeto será a própria realização do OSCE no curso de Medicina e o legado adquirido na sua elaboração e realização, possibilitando posterior avaliação do processo pelos coordenadores e acadêmicos, a correção de falhas, para possível institucionalização da ferramenta OSCE como modelo de avaliação no curso de Medicina da UFPel.
Na perspectiva do acadêmico, a experiência de ser submetido a este tipo de avaliação proporcionará reflexão e conhecimento de lacunas em sua formação, no que tange a aplicação prática do seu conhecimento. Ademias, proporcionará maior segurança quando for avaliado em cursos de residência pela mesma ferramenta ou semelhantes.
Na perspectiva do acadêmico, a experiência de ser submetido a este tipo de avaliação proporcionará reflexão e conhecimento de lacunas em sua formação, no que tange a aplicação prática do seu conhecimento. Ademias, proporcionará maior segurança quando for avaliado em cursos de residência pela mesma ferramenta ou semelhantes.
Indicadores, Metas e Resultados
A prova será aplicada dia 20/10/2016. O término do projeto ocorrerá com o encontro dos organizadores, dia 24/10, para a avaliação de todo o processo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE BROD MANTA | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
AMILCARE ANGELO VECCHI | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
BÁRBARA HEATHER LUTZ | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
CECILIA FERNANDES LOREA | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
CLARISSE VIEIRA DA SILVA MAGALHAES | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
CRISTIANE HALLAL DA SILVA | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
DOUGLAS SENEM TELES DE SOUZA | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
DULCE STAUFFERT | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
IANDORA KROLOW TIMM SCLOWITZ | 10 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
ILANIA BRAGA DA SILVA | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
JOSE AUGUSTO ASSUMPCAO CRESPO RIBEIRO | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
JULIANE DA SILVA NEMITZ | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
LUCAS BELTRAME ZAMBERLAN | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
LUCIANA CORREA ARGONDIZZO | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
LUIS EUGENIO DE MEDEIROS COSTA | 10 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
MARCELO FERNANDES CAPILHEIRA | 10 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
MARIA AURORA DROPA CHRESTANI CESAR | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
MARIA CORALIA LEMOS DA ROSA PAULETTO | 10 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
MARINA PERES BAINY | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
NADIA SPADA FIORI | 10 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
RAFAEL OLIVE LEITE | 10 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
RANNIERI EGIDIO ROLIM DE SOUSA | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
RICARDO LANZETTA HAACK | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
ROGERIO TORRES MARQUES | 10 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |
VICTOR GRISANTI FILOGONIO | 4 | 22/10/2016 | 24/10/2016 |