Nome do Projeto
Seminário de Monografias dos Cursos de Geografia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/04/2017 - 08/05/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia
Resumo
Tradicionalmente os cursos de Geografia Licenciatura e Bacharelado da UFPEL realizam o Seminário de apresentação das Monografias de final de curso. O evento tem como objetivo contribuir para a disseminação da pesquisa realizada no âmbito dos cursos e inserir os acadêmicos na participação em eventos científicos, além de incentivar a cooperação entre cursos e socialização do conhecimento.
O Seminário de Monografias dos Cursos de Geografia é um evento interno e acontece a cada final do semestre letivo e conta com a colaboração dos professores de ambos os cursos.
Objetivo Geral
Partilhar a pesquisa realizada no âmbito dos cursos de Geografia Licenciatura e Bacharelado entre a comunidade discente e docentes, além de incentivar a socialização do conhecimento.
Justificativa
Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não reside somente na confecção da monografia. O processo de elaboração de uma monografia se inicia desde a primeira reunião com o professor orientador e termina muitas vezes com um seminário de apresentação, ou seja, uma defesa expositiva do trabalho monográfico desenvolvido perante professores e outros acadêmicos.
Apesar do terror que tal atividade provoca no acadêmico, seu papel é primordial para a formação tanto do apresentador como dos demais acadêmicos dos cursos, pois a apresentação oral da monografia é uma oportunidade ímpar para o aprendizado de vários elementos que o acadêmico treinou durante toda sua graduação, seu estágio, e qualquer outra atividade social: a organização de ideias e elementos e a comunicação em público.
Para os acadêmicos em curso é uma oportunidade de conhecer temáticas a serem abordadas, novas metodologias de pesquisa, possíveis professores orientadores.
Apesar da importância da defesa oral, muitas universidades estão relegando a mesma para um segundo plano. Os professores dos cursos de Geografia, porém, querem continuar dando atenção ao seminário de defesa no final do curso porque acreditam que o aprendizado propiciado pela defesa de monografia ou do TCC será sem dúvida muito usado na vida profissional do aluno, seja na carreira acadêmica, seja na docente ou ainda no setor privado. Isto porque uma atividade própria de qualquer forma de exercer a profissão, independente de qual for e em qual meio, ele sempre será demandado a defender ou apresentar suas ideias, seus projetos ou qualquer outro conteúdo.
Apesar do terror que tal atividade provoca no acadêmico, seu papel é primordial para a formação tanto do apresentador como dos demais acadêmicos dos cursos, pois a apresentação oral da monografia é uma oportunidade ímpar para o aprendizado de vários elementos que o acadêmico treinou durante toda sua graduação, seu estágio, e qualquer outra atividade social: a organização de ideias e elementos e a comunicação em público.
Para os acadêmicos em curso é uma oportunidade de conhecer temáticas a serem abordadas, novas metodologias de pesquisa, possíveis professores orientadores.
Apesar da importância da defesa oral, muitas universidades estão relegando a mesma para um segundo plano. Os professores dos cursos de Geografia, porém, querem continuar dando atenção ao seminário de defesa no final do curso porque acreditam que o aprendizado propiciado pela defesa de monografia ou do TCC será sem dúvida muito usado na vida profissional do aluno, seja na carreira acadêmica, seja na docente ou ainda no setor privado. Isto porque uma atividade própria de qualquer forma de exercer a profissão, independente de qual for e em qual meio, ele sempre será demandado a defender ou apresentar suas ideias, seus projetos ou qualquer outro conteúdo.
Metodologia
O Seminário de Monografias envolve a preparação da atividade, a sua realização, e ainda sua certificação. Na fase de preparação a coordenação, primeiramente, recebe as monografias, posteriormente define com orientadores e apresentadores a composição e data de realização da banca. Depois de definidas as datas e temas a serem apresentados, divulga ainda o evento propriamente dito aos acadêmicos do curso para que possam inscrever-se. Os professores colaboradores, por sua vez, recebem, lêem e avaliam os trabalhos, preparando a arguição para a banca.
Durante a realização do seminário de monografias a coordenação e equipe colaboradora preparam as folhas de avaliação para cada membro da banca e as atas de defesa. Além disso, organizam o controle do tempo das apresentações e os equipamentos necessários. Já os professores colaboradores apresentam sua avaliação dos trabalhos.
Por fim, para que os acadêmicos, professores e outros servidores recebam a certificação, será elaborado o relatório final da atividade e serão solicitados os certificados de acordo com a participação ou colaboração registrada.
Durante a realização do seminário de monografias a coordenação e equipe colaboradora preparam as folhas de avaliação para cada membro da banca e as atas de defesa. Além disso, organizam o controle do tempo das apresentações e os equipamentos necessários. Já os professores colaboradores apresentam sua avaliação dos trabalhos.
Por fim, para que os acadêmicos, professores e outros servidores recebam a certificação, será elaborado o relatório final da atividade e serão solicitados os certificados de acordo com a participação ou colaboração registrada.
Resultados Esperados
A Sistematização das defesas de monografias na forma de um Seminário propõe se a ser um momento propício para discutir e refletir sobre temas de interesse da comunidade acadêmica poderá trazer uma significativa contribuição para a aquisição e difusão de conhecimentos úteis na formação de profissionais de Geografia, Educadores de Geografia e demais profissionais de áreas afins. Os resultados esperados neste projeto podem ser vistos sob os seguintes aspectos:
Em relação ao comportamento cognitivo dos acadêmicos:
• Incentivo ao tornarem-se agentes do seu processo individual de aprendizagem;
• Desenvolvimento na organização da apresentação de idéias e trabalhos;
• Melhoria do desempenho nas disciplinas do Curso de Geografia;
Em relação à formação profissional do aluno dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia:
• Reflexão sobre a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional;
• Aumento da auto-estima do profissional geógrafo, seja ela professor ou técnico.
Em relação ao comportamento cognitivo dos acadêmicos:
• Incentivo ao tornarem-se agentes do seu processo individual de aprendizagem;
• Desenvolvimento na organização da apresentação de idéias e trabalhos;
• Melhoria do desempenho nas disciplinas do Curso de Geografia;
Em relação à formação profissional do aluno dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia:
• Reflexão sobre a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional;
• Aumento da auto-estima do profissional geógrafo, seja ela professor ou técnico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADAO JOSE VITAL DA COSTA | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
ADRIANO LUIS HECK SIMON | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
ALCIR NEI BACH | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
ALLAN DE OLIVEIRA DE OLIVEIRA | 2 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
AMÓS JUVÊNCIO PEREIRA DE MOURA | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
ANA PAULA TERRA PRESTES | 2 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
ANDRÉIA CEZIMBRA MADRUGA | 2 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
ARIANA DOS SANTOS EVANGELISTA | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
Ana Carolina Bilhalva Drehmer | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
CRISTINA APARECIDA OLIVEIRA FERREIRA | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
Clea Menna Pinto | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
DANIELE PRATES MACEDO | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
DIONE DUTRA LIHTNOV | 10 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
ERIKA COLLISCHONN | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
EVERSON GABRIEL MESQUITA DA MARTHA | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
GABRIEL RANGEL DE OLIVEIRA | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
GABRIELA KLERING DIAS | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
GIANCARLA SALAMONI | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
IGOR ARMINDO ROCKENBACH | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
IZABEL CRISTINA DOS SANTOS DA SILVA VICTORIA | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
JOSE ALVARO QUINCOZES MARTINS | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
JÉSSICA DE OLIVEIRA PEDRA | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
KÉLVIN VASCONCELLOS DA VARA | 3 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
LIZ CRISTIANE DIAS | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
LUCAS MANASSI PANITZ | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
MARIA REGINA CAETANO COSTA | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
MARLEI ELISA MACHADO | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
MAURICIO MEURER | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
MIGUEL PINTO DE OLIVEIRA | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
MOISES ORTEMAR REHBEIN | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
MÁRCIO PILATTI | 2 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
PALOMA SPANAMBERG CREMONINI | 2 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
ROBINSON SANTOS PINHEIRO | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
ROSA ELENA NOAL | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
Rodrigo Torres Westendorff | 2 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
SANDRO DE CASTRO PITANO | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
SANGELA RENARA FERREIRA DE JESUS | 2 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
SHEILA PERES SODRÉ | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA | 4 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |
TULIO MATHEUS AMARILLO SOUZA | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
VALDIRENE DREHMER | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
ZENILDA DE MORAES CRIZEL THEIS | 20 | 24/04/2017 | 01/05/2017 |
cristiano avila bento | 2 | 05/04/2017 | 08/05/2017 |