Nome do Projeto
Criação de vídeos de Matemática Básica para o ensino de Graduação
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/05/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
Os cursos de graduação que têm em seu currículo disciplinas de Matemática, apresentam um alto índice de reprovação e infrequência. Os cursos que têm especificamente a disciplina de Cálculo I (ou disciplina equivalente) são aproximadamente 14 cursos de Engenharia e 21 outros entre Licenciaturas e Bacharelados e todos apresentam altos índices de reprovação. Em pesquisa que estou realizando sobre as causas de reprovação e abandono os professores desta disciplina, quando entrevistados em 2015 foram unânimes em afirmar que a maior causa das reprovações e abandonos é a deficiência nos conhecimentos de Matemática que os alunos trazem da Educação Básica. Portanto é importante que esses alunos tenham uma forma de recuperar estes conteúdos para que consigam acompanhar as aulas da graduação. A gravação de vídeos com conteúdos de Matemática Básica disponibilizados aos alunos apresenta uma série de vantagens: - permite a criação de um acervo de vídeos que pode ser disponibilizado para qualquer estudante que se interesse; - uma vez gravado, os vídeos ficam disponíveis e a cada semestre podemos ir acrescentando novas gravações; - gravar vídeos com conteúdos solicitados pelos alunos de forma a atender as necessidades específicas dos alunos da UFPel; - utilizar todos esses vídeos na pesquisa-ação que estamos realizando e que oferecerá uma disciplina online de Cálculo I para alunos já reprovados dos cursos de Agronomia, Administração, Farmácia, Zootecnia, Ciências Biiológicas utilizando materiais multimídias. - disponibilizar os vídeos pela internet de forma que os alunos possam acessá-los de casa.

Objetivo Geral

Gravar vídeos com conteúdos de Matemática Básica disponibilizando-os na Internet para consulta dos alunos da graduação visando a diminuição de reprovações e abandonos em disciplinas de Matemática dos cursos de graduação.

Justificativa

A reprovação nas disciplinas de Cálculo sempre causou preocupação ao coordenadores de curso. Atualmente temos o Projeto Gama e Monitorias oferecidas aos alunos a cada semestre.

Porém devemos considerar novas opções, uma vez que os alunos que estão na universidade nos dias atuais são jovens que nasceram posteriormente à criação da internet. A professora Kátia Chedid (2016), pedagoga e especialista em Neurociência, esclarece que estes jovens são imediatistas, misturam estudo com lazer, são multitarefas, ativos, porém falta-lhes concentração. Outras características destes jovens citadas por Carlson (2007) são: a facilidade no uso das tecnologias, a impaciência; querendo sempre resultados rápidos, o acesso a uma pluralidade de informações. O autor ressalta ainda a habilidade de gerenciar seu próprio aprendizado, selecionando recursos tecnológicos não convencionais para o seu aprendizado.
Para Vieira (2008) apud Penteado (2011), as animações não podem ficar longe da sala de aula, “pois utilizam diferentes linguagens e conexões visuais, auditivas e narrativas, para chegar por meio da fantasia, imaginação e sensibilidade, ao receptor (p. 144)”.
Assim, penso que disponibilizar vídeos com conteúdos de Matemática Básica aos alunos além de atender o perfil destes alunos, também tem a vantagem que a cada semestre podemos ir aumentando o acervo destes vídeos de modo a atender a maior parte das necessidades dos graduandos. Existem vídeos de Matemática na Internet, porém encontramos erros, linguagens inadequadas, lacunas etc. Por isso, queremos gravar vídeos voltados aos alunos da UFPel, que os auxiliem na recuperação dos conteúdos que não aprenderam no ensino Fundamental e Médio.

Metodologia

A metodologia utilizada está organizada em seis etapas:

1) FORMAÇÃO DOS ALUNOS
A gravação das aulas é um trabalho conjunto de alunos e professores da Matemática com alunos do curso de Cinema, que fazem o trabalho de gravação e edição de vídeos.
Os alunos da Licenciatura em Matemática, conhecem os conteúdos mas não sabem detalhe técnicos importantes, como tempo de duração máxima da aula, tom de voz, movimentação das mãos durante a gravação etc e o aluno do cinema precisa conhecer um pouco de planejamento de aula, pontos importantes do conteúdo para que a edição das imagens gravadas seja adequada. Portanto inicialmente faremos reuniões de trabalho em que são apresentadas todas orientações e normas para a gravação.

2) PREPARAÇÃO DE CONTEÚDOS E ROTEIROS
Semanalmente os alunos colaboradores da Matemática trazem o planejamento das aulas para que sejam discutidas com os professores e depois de orientados agendam a gravação.

3) GRAVAÇÃO
Para a gravação utilizamos equipamentos do Projeto de Extensão Rede Colabora.

4) EDIÇÃO
Após a gravação os vídeos são editados pelos alunos do cinema com a orientação pedagógica dos alunos e professores da /matemática, para que os cortes da edição não prejudiquem a apresentação do conteúdo.

5) PUBLICAÇÃO
A publicação será feita em um canal de vídeos e disponibilizado aos alunos, onde eles poderão avaliar os vídeos.

6) ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS USUÁRIOS
Disponibilizaremos um acesso ( e-mail, grupo no Facebook) para que os alunos possam apresentar suas solicitações sobre conteúdos a serem gravados em vídeos e opinem sobre os vídeos.

Resultados Esperados

Esperamos que:

- com a oferta dos vídeos auxiliar os alunos com dificuldades de forma que possamos diminuir os índices de reprovação e infrequência nas disciplinas de Matemática;

- com o uso destes vídeos a intervenção que iremos fazer em Cálculo I oferecendo a disciplina na modalidade a distância, para alunos já reprovados tenha índices de reprovação baixos;

- envolver os alunos do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática como colaboradores deste projeto


Indicadores, Metas e Resultados

A gravação de videos não é um trabalho fácil. Em primeiro lugar não temos equipamentos adequados, nem estúdios com isolamento acústico, e este trabalho tem sido feito pela insistência da coordenadora deste projeto, que consegue avaliar os benefícios advindos da disponibilização de tais materiais aos alunos da graduação.

Dependemos muito de um bolsista do cinema que faça as gravações e edições, porém temos este bolsista quando disponibilizado pela Pró-Reitoria sempre a partir de junho até dezembro. Portanto trabalhamos 6 meses e depois esperamos mais 6 meses até que novamente sejamos contemplados com uma bolsa.

Já temos alguns vídeos gravados referentes a um Projeto de Ensino realizado em 2016, no qual tivemos um aluno bolsista do cinema.

Assista um vídeo de MB que gravamos em 2016 em:
https://www.youtube.com/watch?v=QIT5G2pgKQQ

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDO MACHADO DOS SANTOS2005/06/201731/12/2017
JOSIAS PEREIRA DA SILVA101/06/201731/05/2019
MARCIA ESTELA ARGUELLES LUPI101/06/201731/05/2019
PHILIPPE RIEFFEL BREIDE101/06/201731/05/2019
ROZANE DA SILVEIRA ALVES201/06/201731/05/2019
TALIA RODRIGUES DE MORAIS101/06/201731/05/2019
THAÍS PHILIPSEN GRUTZMANN101/06/201731/05/2019
VÂNIA DAL PONT PEREIRA DA SILVA101/06/201731/05/2019

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