Nome do Projeto
Microbiologia e Parasitologia: Interação saúde e ambiente
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Microbiologia
Resumo
Monitoria é um instrumento de trabalho na área acadêmica que visa a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas favorecendo a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em suas diferentes faces. A atuação de monitores de graduação juntamente com discentes e docentes que ministram disciplinas no Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Departamento que inclui professores com formação na área pedagógica, auxilia o professor no desenvolvimento de suas aulas teórico/práticas e na criação de diferentes propostas metodológicas, aproximando, desta forma, o acadêmico de sua realidade profissional, mas também das áreas com a interação homem, animal e ambiente e da pesquisa no ensino. O projeto de monitoria focado na interação saúde x ambiente x ensino constitui uma proposta para relacionar as áreas de atuação profissional que compreendam Microbiologia, Parasitologia e ensino de Ciências e Biologia com o dia a dia e o ambiente em que vivemos. A relação entre teoria e prática permitem ao aluno analisar os problemas, as situações e os acontecimentos em diferentes contextos e em sua globalidade, procurando estabelecer conexões entre os vários pontos de vista. Este projeto de ensino destina-se à implementação de diferentes metodologias para a aprendizagem de Microbiologia e Parasitologia através de uma interação com o ensino de Biologia, principalmente em áreas que dizem respeito a saúde (humana e animal) e ambiente, a partir do treinamento e envolvimento dos monitores nas aulas práticas, nas atividades pedagógicas, no reforço em conteúdos teóricos e na produção de novos materiais didáticos.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é oportunizar o acesso dos monitores aos diversos saberes produzidos nas disciplinas das áreas de Microbiologia, Parasitologia e Ensino de Biologia, promovendo a motivação e construção de conhecimento através do treinamento e interação entre a saúde, ambiente e ensino proporcionados pelas disciplinas do Departamento.

Justificativa

A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui na formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Ao demonstrar a importância dos micro-organismos patogênicos, das enteroparasitoses e ectoparasitoses, estudados nas disciplinas do Departamento de Microbiologia e Parasitologia e também a importância que a produção de diferentes recursos didáticos apresentam na qualificação das aulas procura-se abordar dinamicamente o assunto, relacionando as condições ambientais à qualidade de vida da população, bem como a importância da pesquisa no ensino como meio para o desenvolvimento de metodologias que facilitem a compreensão dos alunos e auxiliem o professor a aliar teoria/prática e realidade profissional.
Durante os últimos anos, o incremento de procedimentos laboratoriais na área microbiológica e parasitológica elevou os preços de materiais como vidrarias, meios de cultura, confecção de lâminas, equipamentos e outros. Isso tem dificultado a aquisição de materiais e a manutenção de laboratórios de aulas práticas, muitas vezes inviabilizando o aprendizado prático. Portanto, faz-se necessário a utilização de meios e materiais alternativos na elaboração e realização de aulas práticas laboratoriais de Microbiologia e Parasitologia refletindo aspectos teóricos. Visando alcançar estes objetivos, este trabalho propõe a adequação das atividades práticas que utilizam técnicas clássicas ao desenvolvimento de outras baseadas na utilização de materiais de fácil obtenção e custo acessível.
O uso adequado de alternativas didáticas (aulas práticas, maquetes, modelos, produção de vídeos, mídias digitais e outros materiais, etc) pode estimular a participação, valorizar a iniciativa, os avanços coletivos e individuais e contribuir para uma aprendizagem significativa das referidas disciplinas no contexto universitário.

Metodologia

Para o desenvolvimento das atividades de ensino serão necessários 13 alunos de graduação com funções de monitores, que irão trabalhar junto aos dez cursos de graduação atendidos por este departamento (Medicina Veterinária, Odontologia, Ciências Biológicas, Nutrição, Medicina, Farmácia, Química Industrial, Engenharia Ambiental e Sanitária, Zootecnia e Enfermagem) e suas respectivas discipl
0030017; 0030018; 0030019; 0030022; 0030029; 0030035; 0030036; 0030037; 0030049; 0030052; 0030053; 0030056; 0030058; 0030062; 0030063; 0030064; 0030066; 0030068; 0030069; 0030070; 0030076; 0030077; 0030079; 0030085; 0030087; 0030089; 0030090; 0030091; 0030096. (Nome das disciplinas anexo)
O projeto atenderá 29 turmas de cursos de graduação com, em média, 50 alunos cada. A equipe de trabalho, sendo acompanhada por docentes do departamento de Microbiologia e Parasitologia, realizará reuniões mensais no intuito de elaborar e executar as atividades propostas neste projeto, bem como avaliar o alcanço das mesmas, ajuste e aprimoramento destas, listadas a seguir:
1. Monitores da graduação serão capacitados em relação aos temas contemplados neste projeto. Os monitores serão treinados a prepararem os materiais para as práticas, auxiliaram os alunos de graduação na execução de técnicas microbiológicas e parasitológicas, garantindo o uso do laboratório dentro das normas de biossegurança. As atividades têm o acompanhamento de docentes do departamento.
2. Organização de plantões entre os monitores para sanar duvidas relacionadas as aulas praticas e teóricas;
3. Criação de página na internet com atualizações nos temas relacionados ao Departamento;
4. Auxílio aos professores e na preparação de material para as aulas das disciplinas pedagógicas do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura;
5. Desenvolvimento de diferentes recursos didáticos que sirvam de aporte para as aulas dos docentes do Departamento

Resultados Esperados

Espera-se que os estudantes, através da interação da área do ensino com a Microbiologia e a Parasitologia, compreendam que todo o material didático produzido precisa ser planejado a partir de objetivos pedagógicos claros e adequados às diferentes atividades propostas em sala de aula, possibilitando a qualificação da atuação docente.

Que através da monitoria conheçam os diferentes saberes científicos e pedagógicos produzidos pelas áreas do conhecimento pertencentes ao Departamento.

Indicadores, Metas e Resultados

Disciplinas oferecidas em dez cursos atendidos no DEMP:
0030017 Microbiologia e Imunologia Básica;
0030018 Parasitologia;
0030019 Microbiologia e Imunologia;
0030022 Parasitologia;
0030029 Parasitologia;
0030035 Microbiologia e Imunologia;
0030036 microbiologia de Alimentos;
0030037 Imunologia Básica;
0030049 Micologia;
0030052 Virologia;
0030053 Microbiologia;
0030056 Microbiologia e Imunologia;
0030058 Didática do Ensino de Ciências;
0030062 Microbiologia;
0030063 Parasitologia;
0030064 Imunologia;
0030066 Parasitologia Básica;
0030068 Pesquisa do Ensino de Ciências e Biologia;
0030069 Microbiologia aplicada a EAS;
0030070 Microbiologia Básica;
0030076 Parasitologia dos animais domésticos;
0030077 Microbiologia e imunologia animal;
0030079 Microbiologia Geral;
0030085 Microbiologia Industrial;
0030087 Microbiologia Ambiental;
0030089 Entomologia Forense;
0030090 Formação de Educadores Ambientais;
0030091 Inetrações Parasitárias;
0030096 Imunologia Básica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA MORAES DE BORBA2005/06/201727/06/2017
ALBINO MAGALHAES NETO102/06/201731/12/2017
CAMILA BELMONTE OLIVEIRA202/06/201731/12/2017
DAIANE DRAWANZ HARTWIG202/06/201731/12/2017
DANIELA ISABEL BRAYER PEREIRA202/06/201731/12/2017
DANIELA RODRIGUERO WOZEAK2005/06/201731/12/2017
DAYANA BITTENCOURT VAZ2005/06/201731/12/2017
DULCINEA BLUM MENEZES202/06/201731/12/2017
EDUARDO BERNARDI202/06/201731/12/2017
ELVIA ELENA SILVEIRA VIANNA202/06/201731/12/2017
FRANCELE DE ABREU CARLAN202/06/201731/12/2017
GERTRUD MULLER ANTUNES202/06/201731/12/2017
GLADIS AVER RIBEIRO202/06/201731/12/2017
KARINE MASSIA PEREIRA102/06/201731/12/2017
LUIZ CARLOS BOEMEKE JUNIOR102/06/201731/12/2017
MARCOS MARREIRO VILLELA202/06/201731/12/2017
MARIA ANTONIETA MACHADO PEREIRA DA SILVA102/06/201731/12/2017
MARIA ELISABETH AIRES BERNE202/06/201731/12/2017
NARA AMELIA DA ROSA FARIAS202/06/201731/12/2017
PATRICIA DA SILVA NASCENTE202/06/201731/12/2017
RAFAEL PIRES LIMA2005/06/201731/12/2017
ROBLEDO LIMA GIL202/06/201731/12/2017
RODRIGO FERREIRA KRUGER102/06/201731/12/2017
STHÉFANI BORGES BREGUE2005/06/201731/12/2017
WILLIAM DE TOGNI2005/06/201731/12/2017

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