Nome do Projeto
LIFE-LAPIS-Dança
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/06/2017 - 31/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
O homem, ao longo da vida, constrói uma série de mecanismos que ele utiliza para desenvolver sua rotina diária, nas
diferentes formas de fazer/saber, para dar conta de tão diversos acontecimentos pelos quais ele passa ao longo de sua
trajetória, ou seja, como interage com a cultura da qual ele é, ao mesmo tempo, produto e produtor. Com este intuito, o
homem faz uso de ferramentas, de instrumentos que lhe permitem viver em sociedade, manter relações de distintas
ordens com os outros indivíduos e com o mundo, de modo a construir, a partir deste compartilhamento, seu próprio
espaço social e seu(s) modo(s) de vida no mundo.
A linguagem é, possivelmente, a principal destas ferramentas. Aproximar-se de uma compreensão do homem, se
adotarmos tal asserção, passa, necessariamente, pela familiarização e análise do sujeito nas inúmeras dimensões
lingüísticas a que está vinculado e, mais do que isso, por um estudo que vislumbre a apreensão do indivíduo humano
sendo ele próprio linguagem(s).
O folclore, nesse sentido, surge como uma possibilidade de linguagem que expressa as condições culturais coletivas
de determinados grupos, que é assentada em conjunturas tradicionais que vão se perpetuando de geração em
geração. Entendendo que tais aspectos merecem ser refletidos e valorizados no âmbito da universidade, propomos o
presente Projeto de Ensino que irá debater o tema e contribuir para uma formação complementar dos alunos do Curso
de Dança em relação à docência, expandindo e qualificando a atuação estratégica institucional vinculada ao LIFE-CAPES - Laboratórios Interdisciplinares para Formação de Educadores da UFPel.
Objetivo Geral
Dar continuidade às ações já implantadas, consolidando um ambiente de formação complementar na área de Dança, associado ao LAPIS - Laboratório de Artes Populares Integradas (LIFE/UFPel), visando a ampliação e qualificação da formação pedagógica dos participantes na área do Folclore e contribuindo para a expansão das ações estratégicas institucionais associadas ao Programa de Laboratórios Interdisciplinares para Formação de Educadores (CAPES).
Justificativa
Folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou
coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação
folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. Ressaltamos que entendemos folclore e
cultura popular como equivalentes, em sintonia com o que preconiza a UNESCO.
Tomando por base a necessidade de refletir e produzir conhecimento acadêmico sobre o Folclore, acreditamos que o
presente projeto se justifica, entre outros aspectos, pela:
- possibilidade de atendimento de demanda temática que não é suprida integralmente no currículo do Curso de Dança
da UFPel;
- continuidade de reflexões e estudos gerados na disciplina Laboratório de Danças Folclóricas, com vistas ao
aprofundamento da formação pedagógicas dos futuros Licenciados em Dança;
- abertura de espaço para estudos em folclore para alunos do curso de dança e também de outros cursos da
universidade, vislumbrando a produção de material didático para uso dentro e fora do Curso;
- articulação do ensino com a extensão e a pesquisa, mediante a proximidade com o Projeto de Extensão Núcleo de
Folclore da UFPel e o Grupo de Pesquisa Observatório de Culturas Populares;
- continuidade das ações implementadas na área da dança com a criação do LAPIS - Laboratório de Artes Populares
Integradas (via LIFE - Laboratório Interdisciplinares de Formação de Educadores).
coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação
folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. Ressaltamos que entendemos folclore e
cultura popular como equivalentes, em sintonia com o que preconiza a UNESCO.
Tomando por base a necessidade de refletir e produzir conhecimento acadêmico sobre o Folclore, acreditamos que o
presente projeto se justifica, entre outros aspectos, pela:
- possibilidade de atendimento de demanda temática que não é suprida integralmente no currículo do Curso de Dança
da UFPel;
- continuidade de reflexões e estudos gerados na disciplina Laboratório de Danças Folclóricas, com vistas ao
aprofundamento da formação pedagógicas dos futuros Licenciados em Dança;
- abertura de espaço para estudos em folclore para alunos do curso de dança e também de outros cursos da
universidade, vislumbrando a produção de material didático para uso dentro e fora do Curso;
- articulação do ensino com a extensão e a pesquisa, mediante a proximidade com o Projeto de Extensão Núcleo de
Folclore da UFPel e o Grupo de Pesquisa Observatório de Culturas Populares;
- continuidade das ações implementadas na área da dança com a criação do LAPIS - Laboratório de Artes Populares
Integradas (via LIFE - Laboratório Interdisciplinares de Formação de Educadores).
Metodologia
- Abertura de vagas para participação de novos alunos de graduação e pós-graduação;
- Planejamento semanal dos encontros;
- Encontros semanais presenciais;
- Leituras e estudos teóricos orientados sobre os temas de interesse;
- Investigações teórico-práticas com experimentação dos temas mencionados;
- Realização de Oficinas com Professores Convidados;
- Produção textual e produção de material didático;
- Participação em eventos e apresentação de trabalhos;
- Avaliação final e confecção de relatório de atividades.
- Planejamento semanal dos encontros;
- Encontros semanais presenciais;
- Leituras e estudos teóricos orientados sobre os temas de interesse;
- Investigações teórico-práticas com experimentação dos temas mencionados;
- Realização de Oficinas com Professores Convidados;
- Produção textual e produção de material didático;
- Participação em eventos e apresentação de trabalhos;
- Avaliação final e confecção de relatório de atividades.
Resultados Esperados
Ao final do período previsto para a realização do presente Projeto de Ensino, espera-se:
- ter contribuído com a formação dos alunos do curso de dança (e outros interessados provenientes de outros cursos da
instituição);
- ter estimulado uma compreensão mais holística sobre o folclore nacional, levando em consideração a diversidade das
manifestações brasileiras;
- ter instrumentalizado os participantes para o início de investigações no campo do folclore, cada um a partir de seus
próprios interesses de estudo;
- ter motivado os alunos a seguirem estudando sobre o folclore brasileiro;
- ter produzido materiais didáticos que possam ser úteis aos alunos em sua trajetória acadêmica e pós-acadêmica; e
- ter gerado produções científicas, publicações e participações em eventos para socializar o trabalho desenvolvido.
- ter contribuído com a formação dos alunos do curso de dança (e outros interessados provenientes de outros cursos da
instituição);
- ter estimulado uma compreensão mais holística sobre o folclore nacional, levando em consideração a diversidade das
manifestações brasileiras;
- ter instrumentalizado os participantes para o início de investigações no campo do folclore, cada um a partir de seus
próprios interesses de estudo;
- ter motivado os alunos a seguirem estudando sobre o folclore brasileiro;
- ter produzido materiais didáticos que possam ser úteis aos alunos em sua trajetória acadêmica e pós-acadêmica; e
- ter gerado produções científicas, publicações e participações em eventos para socializar o trabalho desenvolvido.
Indicadores, Metas e Resultados
Cabe ressaltar que o presente Projeto de Ensino (LIFE-LAPIS-Dança) integra o Programa Institucional dos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE/CAPES) da UFPel, por meio do Laboratório de Artes Populares Integradas.
Também destacamos que a avaliação do presente projeto de ensino se dará, prioritariamente, pela análise do desempenho
dos participantes, sua frequência e assiduidade, interesse, envolvimento e comprometimento com o projeto e suas
possibilidades de produção acadêmica, respeitando as diferenças e entendendo a diversidade inerente ao tema.
Também destacamos que a avaliação do presente projeto de ensino se dará, prioritariamente, pela análise do desempenho
dos participantes, sua frequência e assiduidade, interesse, envolvimento e comprometimento com o projeto e suas
possibilidades de produção acadêmica, respeitando as diferenças e entendendo a diversidade inerente ao tema.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRE LUIS PORTO MACEDO | 1 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
ANDRISA KEMEL ZANELLA | 2 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
BELIZA GONZALES ROCHA | 20 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
CARMEN ANITA HOFFMANN | 2 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
CARMEN LUCIA MARTINS BORGES | 2 | ||
CATIA FERNANDES DE CARVALHO | 2 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
Frederico Sampaio | 12 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
JACIARA JORGE | 2 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
JACIARA JORGE | 2 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
JOSE EVERTON DA SILVA ROZZINI | 1 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA | 2 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
JÉSSICA OLIVEIRA DE CARVALHO | 20 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
LUDMILA DE LIMA COUTINHO | 4 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
NADIA DA CRUZ SENNA | 2 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
RITA DE CASSIA DE SOUZA SOARES RAMOS | 1 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA | 2 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
SABRINA MARQUES MANZKE | 4 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |
Thiago Silva de Amorim Jesus | 4 | 05/06/2017 | 31/05/2018 |