Nome do Projeto
Oficinas de Criação Coletiva: metamorfoses formadoras
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/09/2017 - 21/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Educação Artística
Resumo
Considerando a necessidade de ampliação do universo cultural, ético e estético dos alunos da Pedagogia e demais alunos da UFPel,
deseja-se criar e manter um espaço interativo de trocas, saberes, experiências, que envolve, de um lado, eventos
de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança, com mediações, e, de outro, experiências estéticas e artísticas em Oficinas de Criação
Coletiva e Rodas de Conversa com os artistas / educadores convidados.
Objetivo Geral
Experienciar situações práticas e reflexivas no campo da Arte através de eventos que congreguem e construam saberes capazes de subsidiar a ação docente na área da arte-educação, através de eventos que envolvam suas 4 linguagens da arte, capazes de ampliar o conhecimento que os participantes têm desse universo, fazendo com que o sujeito, por meio de suas práticas- como desenho, pintura,
fotografia, gravura, instalações, performances teatrais, musicais e de dança, etc. possa apropriar-se de novas formas de lidar com o mundo
contemporâneo, criando outros modos, saberes, posturas e relações em uma atmosfera cultural de diferentes olhares e pensamentos. Almeja-se ainda a criação de espaços de discussão da arte na educação e de sua importância para os futuros docentes.
fotografia, gravura, instalações, performances teatrais, musicais e de dança, etc. possa apropriar-se de novas formas de lidar com o mundo
contemporâneo, criando outros modos, saberes, posturas e relações em uma atmosfera cultural de diferentes olhares e pensamentos. Almeja-se ainda a criação de espaços de discussão da arte na educação e de sua importância para os futuros docentes.
Justificativa
Em face da complexidade do conhecimento atual, que aponta para a integralidade de práticas e saberes, justifica-se a inserção, o desenvolvimento e a qualificação da sensibilidade como um saber, tanto cognitivo quanto o intelectual. Isto, feito através da arte, demanda estratégias de intervenção para criar processos em direção à
integralidade de experiências - unindo sensível e inteligível-onde se possa desenvolver a criação coletiva e a interação entre os participantes e demais alunos da UFPel, em especial os alunos da Pedagogia, Artes Visuais e Música. Essas estratégias envolvem a utilização de um espaço, de um lado, físico, já existente na FaE, para a exposição de trabalhos / eventos/ de artistas/alunos da cidade. Paralelamente, serão realizadas oficinas / eventos nas linguagens de trabalho de pessoas convidadas a trabalhar conceitos e experiências com a visualidade e a corporalidade. Dado o pouco espaço que estes ocupam na formação de professores, é de suma importância a construção e a sedimentação de um espaço simbólico para a inserção de outros saberes além da leitura, escrita e oralidade. O campo de formação de professores necessita de outros saberes, tradicionalmente distantes das práticas cotidianas das licenciaturas, razão pela qual experenciá-los, criando esse espaço de trocas, passa a ser relevante num espaço pedagógico. O trabalho reverbera nas futuras práticas dos alunos/docentes, uma vez que lhes permite desenvolver referenciais para trabalhar com a Arte na Educação, além de incrementar a pesquisa, a extensão e a produção teórico-crítica na área. Permite, ainda, compreender o papel da criação, da imaginação e da experiência direta e corporal, ampliando repertórios pessoais através dos processos da arte, além de seus papéis no cotidiano docente. O trabalho alcança elementos para pesquisar, conhecer e experenciar esteticamente materiais, técnicas, processos e linguagens da Arte.
integralidade de experiências - unindo sensível e inteligível-onde se possa desenvolver a criação coletiva e a interação entre os participantes e demais alunos da UFPel, em especial os alunos da Pedagogia, Artes Visuais e Música. Essas estratégias envolvem a utilização de um espaço, de um lado, físico, já existente na FaE, para a exposição de trabalhos / eventos/ de artistas/alunos da cidade. Paralelamente, serão realizadas oficinas / eventos nas linguagens de trabalho de pessoas convidadas a trabalhar conceitos e experiências com a visualidade e a corporalidade. Dado o pouco espaço que estes ocupam na formação de professores, é de suma importância a construção e a sedimentação de um espaço simbólico para a inserção de outros saberes além da leitura, escrita e oralidade. O campo de formação de professores necessita de outros saberes, tradicionalmente distantes das práticas cotidianas das licenciaturas, razão pela qual experenciá-los, criando esse espaço de trocas, passa a ser relevante num espaço pedagógico. O trabalho reverbera nas futuras práticas dos alunos/docentes, uma vez que lhes permite desenvolver referenciais para trabalhar com a Arte na Educação, além de incrementar a pesquisa, a extensão e a produção teórico-crítica na área. Permite, ainda, compreender o papel da criação, da imaginação e da experiência direta e corporal, ampliando repertórios pessoais através dos processos da arte, além de seus papéis no cotidiano docente. O trabalho alcança elementos para pesquisar, conhecer e experenciar esteticamente materiais, técnicas, processos e linguagens da Arte.
Metodologia
-Organização e realização semanal de exposições com artistas/alunos convidados/selecionados em edital próprio;
-Operacionalização concomitante de Oficinas de Criação Coletiva com estes mesmos artistas;
-Organização de mediações culturais com monitores escolhidos por edital próprio;
-Criação de espaços de discussão da arte na educação através de rodas de conversa, bate-papo com o artista etc.
-Avaliação das atividades através de registro em instrumentos próprios.
-Operacionalização concomitante de Oficinas de Criação Coletiva com estes mesmos artistas;
-Organização de mediações culturais com monitores escolhidos por edital próprio;
-Criação de espaços de discussão da arte na educação através de rodas de conversa, bate-papo com o artista etc.
-Avaliação das atividades através de registro em instrumentos próprios.
Resultados Esperados
Espera-se que o trabalho desencadeie outros processos culturais, éticos e estéticos junto aos alunos/participantes, que
permitam a ampliação e a troca de saberes, conhecimentos, experiências etc. que comprometam os futuros docentes
com as práticas que futuramente realizarão com seus alunos, práticas estas que se deseja envolverem as sensíveis,
em face da necessidade integralidade de hoje requerida pela complexidade do saberes.
permitam a ampliação e a troca de saberes, conhecimentos, experiências etc. que comprometam os futuros docentes
com as práticas que futuramente realizarão com seus alunos, práticas estas que se deseja envolverem as sensíveis,
em face da necessidade integralidade de hoje requerida pela complexidade do saberes.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA LUCIA MEDINA AVILA | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
ALEXANDRE HENZEL BARCELOS | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
ANA PAULA MACÊDO GRECO | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
ANDRISA KEMEL ZANELLA | 1 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
CATIANE FIGUEIREDO BARBIER | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
CLEONICE BARCELOS CHAGAS | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
DAIANA SANTOS MADRUGA | 2 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
DANIELA DA SILVA XAVIER | 1 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
DESIRÊ MENDIETA DA CRUZ | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
EDSON PONICK | 2 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
EDUARDO BUENO BEAUVALET | 12 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
GUILHERME GUIRALDELLI MOREIRA | 4 | 18/09/2017 | 12/12/2017 |
GUILHERME SANTOS MACHADO | 1 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
GUSTAVO HOFFMANN MOREIRA | 2 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO | 2 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
JAQUELINE NUNES RODRIGUES | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
JESSICA GONÇALVES OREQUES | 2 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
JOSIANE WEEGE BEHLING | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
JULIANI SOARES DA SILVA | 1 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
JÉSSICA PIRES SOUZA | 1 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
KÉTLIN GONÇALVES DOS SANTOS | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
LAÍS POSSAMAI TAVARES | 4 | 18/09/2017 | 12/12/2017 |
LENON SILVEIRA DOS SANTOS | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
LUCIANA COZZA RODRIGUES | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
MARIA SIMONE DEBACCO | 1 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
MAURÍCIO RODRIGUES GONÇALVES | 1 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
MIRELA RIBEIRO MEIRA | 6 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
Marcelo Michael Schionuma | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
NADIA DA CRUZ SENNA | 1 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
NATÁLIA DE LEON LINCK | 2 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
NICOLAS BEIDACKI | 4 | 18/09/2017 | 12/12/2017 |
PATRÍCIA DA SILVA LUIZ | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
RAFAEL SANTOS DA ROSA | 4 | 18/09/2017 | 12/12/2017 |
SANDRA MARA VALENTE DE FREITAS | 4 | 18/09/2017 | 12/12/2017 |
Sandro Silva de Andrade | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
TAMIRES JARA GOULART | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
TIARLES MACEDO RODEGHIERO | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
TOMAZ NONTICURI DA SILVA | 8 | ||
Thiago Silva de Amorim Jesus | 1 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
TÂNIA REGINA DE SOUZA RÖSSLER DOS SANTOS | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
URSULA ROSA DA SILVA | 1 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
VALESCA LÊDO MATOS | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
VANESSA DA SILVA BORGES | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |
VIRGÍNIA DOS SANTOS | 4 | 18/09/2017 | 21/12/2017 |