Nome do Projeto
Incentivo a Integração discente no compartilhamento do ensino da anatomia odontológica 3
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
23/02/2018 - 23/02/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O Ensino Superior brasileiro na última década passou por uma transformação bastante intensa, iniciando com a qualificação do quadro de docentes e técnicos administrativos, com a ampliação de Cursos e vagas. Isto acabou por fazer um distanciamento do participantes do binômio ensino/aprendizagem, ou seja, corpo docente e corpo discente, visto que os professores necessitam conduzir um número crescente de alunos, onde o número de professores não foi corrigido na mesma proporção. Nas disciplinas de anatomia humana, anatomia odontológica e escultura dental, o desenvolvimento das aulas práticas, necessita de uma proximidade entre professor aluno, visto que a orientação é quase que individualizada, cenário este, onde a pessoa do monitor voluntário, se faz como uma peça de contribuição fundamental e melhoradora da relação de ensino/aprendizagem.
Objetivo Geral
Oportunizar aos discentes do Curso de Odontologia, a oportunidade de desempenhar atividades voltadas ao Ensino através do acompanhamento a atividades docentes;
Ampliar a oferta e acesso às atividades desempenhadas pelos docentes e servidores técnico–administrativos do Departamento de Morfologia oportunizando caminhos alternativos na construção curricular complementar própria de cada discente, de forma que seja possível atender ao maior volume possível da demanda existente.
Ampliar a oferta e acesso às atividades desempenhadas pelos docentes e servidores técnico–administrativos do Departamento de Morfologia oportunizando caminhos alternativos na construção curricular complementar própria de cada discente, de forma que seja possível atender ao maior volume possível da demanda existente.
Justificativa
Nesse contexto, levando em consideração que, em relação à oferta de atividades complementares oficiais,
o número de alunos supera, de forma significativa, a disponibilidade e capacidade dos docentes de manter o acompanhamento individual das tarefas práticas.
A lotação quase que em tempo integral dos laboratórios anatômicos faz com que os alunos necessitem estudar fora do seu horário da grade normal de aulas, e nem sempre os docentes estão disponíveis para a orientação deste estudo, criando a necessidade da figura do monitor voluntário, para preencher esta lacuna, de acompanhamento do professor, para auxiliá-lo no desenvolvimento das atividades didáticas.
o número de alunos supera, de forma significativa, a disponibilidade e capacidade dos docentes de manter o acompanhamento individual das tarefas práticas.
A lotação quase que em tempo integral dos laboratórios anatômicos faz com que os alunos necessitem estudar fora do seu horário da grade normal de aulas, e nem sempre os docentes estão disponíveis para a orientação deste estudo, criando a necessidade da figura do monitor voluntário, para preencher esta lacuna, de acompanhamento do professor, para auxiliá-lo no desenvolvimento das atividades didáticas.
Metodologia
O projeto será executado pelo corpo docente participante, que realizará a orientação dos discentes.
Serão ofertadas três vagas para monitores voluntários, que sabem que o projeto em hipótese nenhuma irá oferecer qualquer tipo de remuneração pela monitoria, que será de forma voluntariada.
Os discentes cumprirão o período de duas horas (02h00min) de atividades semanais sob supervisão docente.
Serão ofertadas três vagas para monitores voluntários, que sabem que o projeto em hipótese nenhuma irá oferecer qualquer tipo de remuneração pela monitoria, que será de forma voluntariada.
Os discentes cumprirão o período de duas horas (02h00min) de atividades semanais sob supervisão docente.
Resultados Esperados
Espera-se a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem atuando prioritariamente no combate à reprovação, à retenção e à evasão, mediante atuação direta do monitor no apoio ao desenvolvimento da(s) disciplina(s);
O desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes da(s) disciplina(s) atendida(s) pela monitoria;
A inserção do discente monitor nas atividades de ensino da(s) disciplina(s) objeto da monitoria, contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo, através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.
O desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes da(s) disciplina(s) atendida(s) pela monitoria;
A inserção do discente monitor nas atividades de ensino da(s) disciplina(s) objeto da monitoria, contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo, através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.
Indicadores, Metas e Resultados
As atividades do projeto de ensino intitulado "Incentivo a Integração discente no compartilhamento do ensino da anatomia odontológica 2" foram desenvolvidas e contribuíram para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento deste projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADEMAR FONSECA | 3 | 23/02/2018 | 23/02/2019 |
ALISSON ANDRE ROBE FONSECA | 3 | 23/02/2018 | 23/02/2019 |
ANTONIO CESAR BORTOWISKI ROSA LEITES | 3 | 23/02/2018 | 23/02/2019 |
GABRIEL BITTENCOURT DAMIN | 3 | 23/02/2018 | 23/02/2019 |
LARA KRUSSER FELTRACO | 3 | 04/06/2018 | 23/02/2019 |
LUIZ FERNANDO SCHENQUE TAVARES | 3 | 23/02/2018 | 23/02/2019 |
MARCELO BRITO DE OLIVEIRA FILHO | 3 | 08/06/2018 | 23/02/2019 |
MATEUS CASANOVA DOS SANTOS | 3 | 23/02/2018 | 23/02/2019 |
PEDRO MANOEL DO AMARAL BOANOVA | 3 | 02/07/2018 | 23/02/2019 |
RENATO AZEVEDO DE AZEVEDO | 3 | 23/02/2018 | 23/02/2019 |