Nome do Projeto
APOSTILA INTERDISCIPLINAR: UMA VISÃO ANATÔMICA, HISTOLÓGICA, GENÉTICA E FISIOLÓGICA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/04/2018 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia
Resumo
Para suprir a demanda exigida pelos profissionais no mercado de trabalho, o ensino superior precisa manter-se em constante renovação. É necessário haver uma ligação cada vez maior entre as disciplinas básicas e às profissionalizantes, a fim de fortalecer a apropriação e a aplicação do conhecimento adquirido durante o percurso acadêmico. Entretanto, a realidade social e científica atual é marcada por uma fragmentação nas informações, com o conhecimento geralmente organizado de forma estanque (MANACORDA, 1991; ALMEIDA FILHO, 1997). Além disso, a forma de ensino tradicional e unidirecional, no qual o professor somente transmite a informação e os alunos a internalizam visando às avaliações, nem sempre é totalmente compreendido e suficiente para o aprendizado (RONCA; ESCOBAR, 1984 apud CASTOLDI, 2009). Os temas transversais e a transdisciplinaridade são ferramentas necessárias para uma política institucional e legitima uma prática inovadora que estimula a sociedade a pensar, refletir, compreender e agir de forma consciente e preventiva frente aos desafios apresentados pela realidade (LONGHI, 1998). Os conteúdos de anatomia, histologia, genética e fisiologia são necessários para que os acadêmicos que as cursam possam trabalhar com as especificidades das áreas biológicas e da saúde. A prática interdisciplinar ocorre na relação direta do conhecimento, pois nenhuma ciência se sustenta sem o diálogo com outras disciplinas (OLIVEIRA et al., 2017).
Objetivo Geral
A intenção da proposta consiste em elaborar um instrumento didático, com informações atualizadas, articulando morfologia macro e microscópica ao funcionamento do organismo. Será também uma ferramenta para auxiliar os professores na contextualização dos conteúdos e nas perspectivas das tecnologias da informação em educação, pois a proposta interdisciplinar é indispensável no processo de educação na sociedade atual. Também, através dela é possível desvelar ao aluno a visão da totalidade, o que vem a colaborar com a formação profissional..
Justificativa
O conhecimento da anatomia, da histologia e da genética são fundamentais para a compreensão das estruturas relacionadas aos processos fisiológicos e para o reconhecimento das estruturas sujeitas a alterações patológicas. Por isso é importante cada vez mais que o papel do professor seja redimensionado e ele se torne um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento (MORAN, 2000). Perante o exposto, a apostila interdisciplinar: uma visão anatômica, histológica, genética e fisiológica pretende ser um material de apoio criado no intuito de auxiliar os alunos ingressantes, nos cursos das áreas biológicas e da saúde, pois apresenta uma abordagem atrativa e de fácil entendimento, visando através da interdisciplinaridade preencher a lacuna oriunda da fragmentação presente na metodologia de ensino utilizada atualmente.
Metodologia
Durante o primeiro semestre de 2017, foi observado por um acadêmico do curso de Nutrição, que geralmente quando apresentavam dúvidas referentes às áreas de anatomia, histologia, genética e fisiologia, os esclarecimentos envolviam uma interconexão entre essas quatro disciplinas. Ao realizar uma revisão sobre o material disponível de forma interdisciplinar, das quatro disciplinas, percebeu que a maioria relacionava somente alguns sistemas específicos do corpo humano. Assim, surgiu a ideia de criar um material no qual essas quatro áreas fossem abordadas de forma conjunta. Visando lançar uma base sobre a importância da existência de um material interdisciplinar, foi aplicado um questionário através do Google Forms à turma do terceiro semestre do curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. A análise do questionário revelou que 98% dos alunos desconheciam material didático que realize a interconexão entre essas disciplinas. Por isso será elaborado um material de apoio, com o auxílio de livros didáticos conteúdos das aulas e esquemas que será ampliado com imagens dos modelos anatômicos e das lâminas histológicas utilizadas nas aulas práticas, visando tornar o material mais didático e atrativo. Em cada capítulo também serão incluídas algumas patologias e síndromes e sua relação com a morfologia, a genética e a fisiologia. Esse material será revisado de forma concomitante ao seu desenvolvimento pelo corpo docente das disciplinas de Anatomia, Histologia, Genética e Fisiologia do curso de Nutrição e pelos discentes que participam do projeto. Após aprovação, esse material de apoio será disponibilizado de forma on-line para facilitar o acesso.
Resultados Esperados
A consulta à comunidade acadêmica, através do Google Forms, mostrou que (55%) dos alunos julga ser muito importante e (45%) importante à existência de material interdisciplinar. E noventa e oito por cento (98%) relataram desconhecer materiais de apoio com esse tipo de abordagem. Constatar o desconhecimento do material de apoio para ser utilizado no processo de aprendizagem dessas disciplinas, mostrou que a elaboração de uma apostila que retrata temas relacionados ao corpo humano, expondo a morfologia macroscópica e microscópica e o funcionamento, de forma interligada, proporcionará ao leitor um entendimento abrangente do conteúdo e uma inequívoca facilitação do aprendizado.
Esse material ser construído por um aluno que vivência a dificuldade da fragmentação dos conteúdos e contribuição dos professores que vivenciam a dificuldade de entendimento, devido a essa falta de contextualização, causará maior impacto nos discentes, pois será direcionado para as dificuldades que também enfrentam.
Ademais, ao longo do curso de graduação, outras disciplinas também abordam os temas vistos nestas disciplinas básicas, e se o aluno já tiver essa visão mais holística do processo, certamente será um profissional mais crítico-reflexivo, atento a detalhes e mais cuidadoso em seus diagnósticos.
Esse material ser construído por um aluno que vivência a dificuldade da fragmentação dos conteúdos e contribuição dos professores que vivenciam a dificuldade de entendimento, devido a essa falta de contextualização, causará maior impacto nos discentes, pois será direcionado para as dificuldades que também enfrentam.
Ademais, ao longo do curso de graduação, outras disciplinas também abordam os temas vistos nestas disciplinas básicas, e se o aluno já tiver essa visão mais holística do processo, certamente será um profissional mais crítico-reflexivo, atento a detalhes e mais cuidadoso em seus diagnósticos.
Indicadores, Metas e Resultados
A proposta para elaboração desse material didático foi apresentada no CEG, com aprovação e recomendação pela banca quanto a sua execução.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA NUNES | 4 | 02/04/2018 | 31/12/2019 |
ANDERSON FERREIRA RODRIGUES | 4 | ||
BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA | 4 | 02/04/2018 | 31/12/2019 |
CARLOS ALBERTO ALVES TAVARES | 4 | 04/04/2018 | 31/12/2019 |
DENISE CALISTO BONGALHARDO | 1 | 02/04/2018 | 31/12/2019 |
DENNER JARDIM PORTO | 20 | 04/05/2018 | 31/07/2018 |
EDUARDA NACHTIGALL DOS SANTOS | 20 | 24/08/2018 | 31/12/2019 |
LAURA BEATRIZ BOTAFOGO DE OLIVEIRA | 4 | 01/06/2018 | 31/12/2019 |
LUCAS SCHNEIDER LOPES | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2019 |
LUIZ FERNANDO MINELLO | 4 | 04/04/2018 | 31/12/2019 |
MARIA GABRIELA TAVARES RHEINGANTZ | 4 | 02/04/2018 | 31/12/2019 |
Mateus Casanova dos Santos | 4 | 02/04/2018 | 31/12/2019 |
RAFAEL GIANELLA MONDADORI | 4 | 02/04/2018 | 31/12/2019 |
REJANE PETER | 4 | 02/04/2018 | 31/12/2019 |
ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES | 8 | 02/04/2018 | 31/12/2019 |
SAMUEL DA SILVA JULIÃO | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
VERA LUCIA BOBROWSKI | 4 | 02/04/2018 | 31/12/2019 |