Nome do Projeto
Entendendo a Fisiologia na Luz de Maquetes
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
09/04/2018 - 28/02/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia
Resumo
A Fisiologia é a ciência que estudo o funcionamento dos organismos vivos. A disciplina de Fisiologia ministrada no Departamento de Fisiologia e Farmacologia dedica-se ao ensino do funcionamento dos organismos humano e animal para diversos cursos de graduação que há contenham no seu currículo.
Nos Cursos de graduação em Enfermagem e Farmácia, está localizada no segundo semestre da grade curricular e há necessidade do embasamento, interação e integração com as disciplinas de anatomia, bioquímica e histologia para que o acadêmico possa ter a dimensão do funcionamento orgânico, necessitando conhecer a sua constituição e os fenômenos que envolvem cada sistema e, assim, o entendimento do funcionamento orgânico como um todo.
No estudo da Fisiologia, ancorado na anatomia, bioquímica e histologia inicia na unidade básica de cada sistema e seu funcionamento, ou seja, a célula. Deste entendimento parte-se para os sistemas: nervoso, muscular, digestório, cardio-circulatório, pulmonar, renal e endócrino., onde ao cabo do semestre o acadêmico deverá desenvolver o raciocínio fisiológico capaz de fazê-lo entender que os sistemas funcionam de forma integrada.
Objetivo Geral
Facilitar a fixação teórica, na demonstração de recurso didático de construção de maquetes, fortalecendo o aprendizado, com a obtenção de melhor aprovação na disciplina.
Justificativa
Devido a imaturidade dos acadêmicos, que ainda no segundo semestre trazem vícios do ensino médio, e a disciplina de Fisiologia estar ancorada no conhecimento de outras disciplinas, ainda é considerada uma disciplina de difícil entendimento, pois as aulas são teóricas, impossibilitando a visualização de alguns fenômenos que são demonstrados em aulas práticas possíveis de ser desenvolvidas no laboratório em disciplinas que contemplem práticas, o que não é o caso. Com a restrição do uso de modelos biológicos, algumas alternativas são apresentadas em aulas teóricos, na complementação de explicações, tais como, vídeos e material didático computadorizado, mas que ficam aquém das demonstrações “in vivo”, tornando o conteúdo muito árido, levando aos acadêmicos a perda de interesse por não conseguirem visualizar a importância do conhecimento fisiológico com relação ao seu curso de graduação. Considerando a falta de aulas práticas na grade curricular, associada ao desinteresse dos acadêmicos e a taxa de reprovação semestral, quer seja por abandono ou não obtenção de média de aprovação, tem que haver estímulos para demonstrar a estes acadêmicos a importância do conhecimento do funcionamento orgânico, para que possam vencer obstáculos e ter memória visual corroborando com o estudo teórico impostos por esta grade, bem como, estimular a participação voluntária daqueles que já cursaram a disciplina, auxiliando aqueles que a estarão cursando. Desta forma, considera-se que o desenvolvimento de metodologia de ensino que utilize a ferramenta de construção de maquetes como método de aprendizado irá contribuir substancialmente para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, e a participação de monitores (voluntários e/ou bolsistas) como protagonistas e principais responsáveis pela inserção dos demais acadêmicos nas disciplinas será fundamental).
Metodologia
Para melhorar o processo ensino-aprendizagem com o intuíto de fixar o conteúdo teórico as turmas dos cursos de Farmácia e Enfermagem serão divididas em pequenos grupos, sendo sorteado dentre os grupos formados temas abordados nas aulas teóricas de Fisiologia, cabendo aos acadêmicos integrantes do grupo organizar maquete com material reciclado, para que possam apresentá-la abordando o seu conteúdo e integrando com os conhecimentos de anatomia, bioquímica e histologia.
No momento da apresentação das maquetes os docentes irão escolher aleatoriamente (por sorteio) um ou mais acadêmicos do grupo para fazer a apresentação do tema, evitando desta forma que apenas parte dos acadêmicos trabalhem e se interessem pelo assunto. Caso o (os) acadêmico (s) sorteado (s) tenha (m) dificuldades, ao término de sua explanação, outros acadêmicos do mesmo grupo poderão solicitar para complementar a apresentação, o que poderá ou não ser autorizado pelos docentes.
Durante o semestre a equipe de trabalho constituída de docentes e monitores dará orientações, na busca do sucesso do projeto, tendo em vista, que se deseja melhor fixação do conteúdo programático e maior interesse dos acadêmicos.
No momento da apresentação das maquetes os docentes irão escolher aleatoriamente (por sorteio) um ou mais acadêmicos do grupo para fazer a apresentação do tema, evitando desta forma que apenas parte dos acadêmicos trabalhem e se interessem pelo assunto. Caso o (os) acadêmico (s) sorteado (s) tenha (m) dificuldades, ao término de sua explanação, outros acadêmicos do mesmo grupo poderão solicitar para complementar a apresentação, o que poderá ou não ser autorizado pelos docentes.
Durante o semestre a equipe de trabalho constituída de docentes e monitores dará orientações, na busca do sucesso do projeto, tendo em vista, que se deseja melhor fixação do conteúdo programático e maior interesse dos acadêmicos.
Resultados Esperados
Como resultados ao longo do semestre espera-se maior integração com os acadêmicos no sentido de busca de orientação fora dos horários de aula, o que tornará uma possibilidade a mais de discussão e fixação de conteúdos.
Com a confecção e apresentação das maquetes em temas propostos abordados ao longo do semestre, espera-se maior interesse diminuindo os índices de abandono e reprovação na disciplina.
Com a confecção e apresentação das maquetes em temas propostos abordados ao longo do semestre, espera-se maior interesse diminuindo os índices de abandono e reprovação na disciplina.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRESSA DE MOURA FABRA | 20 | 01/10/2018 | 31/12/2018 |
GILSON DE MENDONCA | 4 | 09/04/2018 | 28/02/2019 |
JOSUÉ BARBOSA SOUSA | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
JULIANA PEREIRA FONSECA | 4 | 09/04/2018 | 28/02/2019 |
MABEL MASCARENHAS WIEGAND | 4 | 09/04/2018 | 28/02/2019 |
NIEDI HAX FRANZ ZAUK | 2 | 09/04/2018 | 28/02/2019 |
PAULO CAVALHEIRO SCHENKEL | 4 | 09/04/2018 | 28/02/2019 |
SILVIA MARIA LANNES DE CAMPOS DA COSTA | 2 | 09/04/2018 | 28/02/2019 |
SIMONE DA SILVA SCHIAVON | 20 | 04/05/2018 | 30/09/2018 |