Nome do Projeto
Identidade e pertencimento qualificando a formação do biotecnologista IV
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Biotecnologia
Resumo
A universidade deve ser um local onde a identidade e o pertencimento promovam o crescimento humano e profissional. Dentro deste processo de formação, o ensino, a pesquisa e a extensão são essenciais para inserção do acadêmico na comunidade universitária e sinalização de seu papel na sociedade; a partir de então, desenvolvendo as suas potencialidades humanísticas e técnicas. Assim, projetos de ensino que favoreçam a troca de conhecimento, desenvolvam a habilidade de transposição da informação e reforcem as habilidades previstas no projeto pedagógico do curso podem proporcionar tal benefício necessário para o aluno. A Biotecnologia compreende um amplo espectro de técnicas e conhecimentos biológicos, que aliados ao uso de organismos vivos permite solucionar problemas ou produzir bens de serviço. É a intersecção de diversas áreas do conhecimento como: engenharia, química, biologia​ ​e​ ​medicina​, sendo uma ciência de grande potencial agregado, que para seu desenvolvimento, necessita de uma ambiente com forte base acadêmica e científica. Baseado na experiência de projetos de ensino anteriores, como o de Planejamento e Execução dos Simpósios de Biotecnologia, já na sua sexta edição, onde alunos de graduação e pós-graduação, juntamente com os professores, organizam e promovem um evento com temas pertinentes na área de Biotecnologia. Os relatos são extremamente positivos, tanto por parte dos participantes, mas principalmente dos organizadores e colaboradores do evento, ao qual atribuem o impacto como um crescimento na sua vida acadêmica e profissional. Com isso, estimular e complementar a formação de profissionais Biotecnologistas, na forma deste projeto de ensino - com ações de auxílio acadêmico, programas de monitorias, planejamento de evento acadêmico/científico entre outras ações de apoio ao ensino - torna-se fundamental para a formação do indivíduo e crescimento do curso de Biotecnologia/UFPel.

Objetivo Geral

Promover o pertencimento ao curso de Biotecnologia, consolidando a construção de um perfil profissional com qualificação científica e técnica, e ainda socialmente comprometido.

Justificativa

As escolhas acadêmicas e oportunidades na universidade contribuem para a transição onde novas responsabilidades e compromissos passam a fazer parte das rotinas. O processo de aquisição do conhecimento, de habilidades e de competências esperadas para o Biotecnologista passa a ser então meta e compromisso do curso, ao qual deve favorecer a formação ética, cidadã, científica e tecnológica qualificadas. A redução da evasão, a consolidação da identidade profissional e o pertencimento a comunidade devem então ser trabalhados coletivamente na comunidade universitária. Sendo assim, considera-se importante a realização de "projetos guarda-chuva", com a colaboração massiva dos professores do curso, a fim de impulsionar ações de apoio ao ensino, com a troca de conhecimento, integração multidisciplinar e promoção do crescimento acadêmico.

Metodologia

O projeto de ensino será desenvolvido a partir de ações propostas pelos professores e alunos colaboradores, de forma a contribuir na formação acadêmica e inserção dos futuros profissionais na comunidade. Para isso, serão realizadas reuniões sistemáticas ao longo do projeto. As ações planejadas serão aprovadas em reunião de colegiado, e executadas de acordo com plano de atividades apresentado e avaliado. Este projeto de ensino servirá como "projeto guarda-chuva" para a execução de: atividades de ensino, atividades de transposição do conhecimento entre academia e comunidade, fixação de alunos do curso e superação das dificuldades do ingresso a vida acadêmica, assim reduzindo a evasão. São ações planejadas dentro deste projeto:
- Acolhida dos calouros; executando ações que envolvem desde a apresentação do curso e seu projeto pedagógico, apresentação dos laboratórios e linhas de pesquisa desenvolvidas pelos professores, exposição das possibilidades de bolsas e auxílios oferecidos pela universidade e órgãos de fomento. Além de, visita guiada aos principais pontos do Campus Capão do Leão/ UFPel;
- Identificação e superação das dificuldades acadêmicas ao longo do curso: através da delegação de tutores, aos quais serão alunos em períodos mais adiantados do curso, promovendo ações de apoio ao acadêmico;
- Núcleo de Apoio ao Ensino de Biotecnologia; Melhorando o desempenho acadêmico, através de um programa planejado de monitorias com aulas de apoio para as disciplinas do curso. Tal organização está ligada e apoiada pelo NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Biotecnologia/UFPel;
- Planejamento e Execução do VI Simpósio de Biotecnologia e II Mostra Científica da Biotecnologia/UFPel; Incentivando a pesquisa e inovação com o planejamento, organização e execução de evento acadêmico/científico; Os acadêmicos envolvidos neste projeto deverão submeter relatórios após o término das atividades, a fim de receber a certificação.

Resultados Esperados

- redução da evasão;
- maior rendimento acadêmico e diminuição do índice de reprovação;
- incentivo à pesquisa e inovação em Biotecnologia;
- qualificação de transposição de conhecimento com a comunidade;
- estabelecimento de vínculos e identidade profissional;
- promoção da sensação de pertencimento.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto solicitará bolsistas (bolsas de monitoria e bolsas de ensino) para garantir as ações propostas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAN JOHN ALEXANDER MCBRIDE401/05/201831/12/2018
AMANDA SILVA HECKTHEUER1001/06/201830/09/2018
AUDREY CHRISTINA DO NASCIMENTO201/05/201831/12/2018
Arthur dos Santos Amaro da Silveira201/05/201831/12/2018
Aury de Oliveira Filho201/05/201831/12/2018
BERNARDO DE MORAES MEINE201/05/201831/12/2018
BRUNO PEDROZO FERNANDES DE FREITAS201/05/201831/12/2018
CAMILA RIOS PIECHA201/05/201831/12/2018
CAROLINA ESTEVES DOS SANTOS201/05/201831/12/2018
CAROLINE KRUSCHARDT BERGMANN ROLIM2001/05/201831/12/2018
FABIANA KOMMLING SEIXAS401/05/201831/12/2018
FABIO PEREIRA LEIVAS LEITE401/05/201831/12/2018
FABRICIO ROCHEDO CONCEICAO401/05/201831/12/2018
FERNANDA GELATI SEKINE201/05/201831/12/2018
HENRIQUE QUEIROZ SIMÃO201/05/201831/12/2018
ISADORA ANDRÉ ROSA LOPES201/05/201831/12/2018
IZADORA PETER FURTADO1001/06/201830/09/2018
JACKSON GABRIEL MORAIS BECKER2004/05/201831/12/2018
LILIANE SILVEIRA VARNES201/05/201831/12/2018
LUCAS REICHERT MAUBRIGADES201/05/201831/12/2018
LUCIANA BICCA DODE401/05/201831/12/2018
LUCIANO DA SILVA PINTO401/05/201831/12/2018
LUCIELLI SAVEGNAGO401/05/201831/12/2018
LUIZE SILVA MASCARENHAS201/05/201831/12/2018
LURIAN PORTO PERES201/05/201831/12/2018
MARIA CLARA MARTINS FERREIRA201/05/201831/12/2018
MARIANA HÄRTER REMIÃO401/05/201831/12/2018
MARIANA HÄRTER REMIÃO813/08/201831/12/2018
MARTA GONCALVES AMARAL101/05/201831/12/2018
MATHEUS ACEVEDO MONTANO201/05/201831/12/2018
MATHEUS MARQUES TORRES201/05/201831/12/2018
PATRICIA MENDONÇA OLIVEIRA201/05/201831/12/2018
PATRÍCIA SILVA DIAZ801/05/201831/12/2018
PEDRO LOPES REISSER201/05/201831/12/2018
PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON801/05/201831/12/2018
RAFAEL AMARAL DONASSOLO201/05/201831/12/2018
RAFAEL CAGLIARI201/05/201831/12/2018
RENATA ENGRACIO DE OLIVEIRA401/05/201831/12/2018
SIBELE BORSUK401/05/201831/12/2018
STELLA BUCHHORN DE FREITAS201/05/201831/12/2018
TIAGO VEIRAS COLLARES401/05/201831/12/2018
ULI TRINDADE DE ALMEIDA201/05/201831/12/2018
VANESSA GALLI801/05/201831/12/2018
VITOR DA SILVEIRA ALBA816/08/201815/12/2018
ÉMILI GRIEP201/05/201831/12/2018

Página gerada em 25/04/2024 07:55:06 (consulta levou 0.055672s)