Nome do Projeto
Identidade e pertencimento qualificando a formação do biotecnologista IV
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Biotecnologia
Resumo
A universidade deve ser um local onde a identidade e o pertencimento promovam o crescimento humano e profissional. Dentro deste processo de formação, o ensino, a pesquisa e a extensão são essenciais para inserção do acadêmico na comunidade universitária e sinalização de seu papel na sociedade; a partir de então, desenvolvendo as suas potencialidades humanísticas e técnicas. Assim, projetos de ensino que favoreçam a troca de conhecimento, desenvolvam a habilidade de transposição da informação e reforcem as habilidades previstas no projeto pedagógico do curso podem proporcionar tal benefício necessário para o aluno. A Biotecnologia compreende um amplo espectro de técnicas e conhecimentos biológicos, que aliados ao uso de organismos vivos permite solucionar problemas ou produzir bens de serviço. É a intersecção de diversas áreas do conhecimento como: engenharia, química, biologia e medicina, sendo uma ciência de grande potencial agregado, que para seu desenvolvimento, necessita de uma ambiente com forte base acadêmica e científica. Baseado na experiência de projetos de ensino anteriores, como o de Planejamento e Execução dos Simpósios de Biotecnologia, já na sua sexta edição, onde alunos de graduação e pós-graduação, juntamente com os professores, organizam e promovem um evento com temas pertinentes na área de Biotecnologia. Os relatos são extremamente positivos, tanto por parte dos participantes, mas principalmente dos organizadores e colaboradores do evento, ao qual atribuem o impacto como um crescimento na sua vida acadêmica e profissional. Com isso, estimular e complementar a formação de profissionais Biotecnologistas, na forma deste projeto de ensino - com ações de auxílio acadêmico, programas de monitorias, planejamento de evento acadêmico/científico entre outras ações de apoio ao ensino - torna-se fundamental para a formação do indivíduo e crescimento do curso de Biotecnologia/UFPel.
Objetivo Geral
Promover o pertencimento ao curso de Biotecnologia, consolidando a construção de um perfil profissional com qualificação científica e técnica, e ainda socialmente comprometido.
Justificativa
As escolhas acadêmicas e oportunidades na universidade contribuem para a transição onde novas responsabilidades e compromissos passam a fazer parte das rotinas. O processo de aquisição do conhecimento, de habilidades e de competências esperadas para o Biotecnologista passa a ser então meta e compromisso do curso, ao qual deve favorecer a formação ética, cidadã, científica e tecnológica qualificadas. A redução da evasão, a consolidação da identidade profissional e o pertencimento a comunidade devem então ser trabalhados coletivamente na comunidade universitária. Sendo assim, considera-se importante a realização de "projetos guarda-chuva", com a colaboração massiva dos professores do curso, a fim de impulsionar ações de apoio ao ensino, com a troca de conhecimento, integração multidisciplinar e promoção do crescimento acadêmico.
Metodologia
O projeto de ensino será desenvolvido a partir de ações propostas pelos professores e alunos colaboradores, de forma a contribuir na formação acadêmica e inserção dos futuros profissionais na comunidade. Para isso, serão realizadas reuniões sistemáticas ao longo do projeto. As ações planejadas serão aprovadas em reunião de colegiado, e executadas de acordo com plano de atividades apresentado e avaliado. Este projeto de ensino servirá como "projeto guarda-chuva" para a execução de: atividades de ensino, atividades de transposição do conhecimento entre academia e comunidade, fixação de alunos do curso e superação das dificuldades do ingresso a vida acadêmica, assim reduzindo a evasão. São ações planejadas dentro deste projeto:
- Acolhida dos calouros; executando ações que envolvem desde a apresentação do curso e seu projeto pedagógico, apresentação dos laboratórios e linhas de pesquisa desenvolvidas pelos professores, exposição das possibilidades de bolsas e auxílios oferecidos pela universidade e órgãos de fomento. Além de, visita guiada aos principais pontos do Campus Capão do Leão/ UFPel;
- Identificação e superação das dificuldades acadêmicas ao longo do curso: através da delegação de tutores, aos quais serão alunos em períodos mais adiantados do curso, promovendo ações de apoio ao acadêmico;
- Núcleo de Apoio ao Ensino de Biotecnologia; Melhorando o desempenho acadêmico, através de um programa planejado de monitorias com aulas de apoio para as disciplinas do curso. Tal organização está ligada e apoiada pelo NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Biotecnologia/UFPel;
- Planejamento e Execução do VI Simpósio de Biotecnologia e II Mostra Científica da Biotecnologia/UFPel; Incentivando a pesquisa e inovação com o planejamento, organização e execução de evento acadêmico/científico; Os acadêmicos envolvidos neste projeto deverão submeter relatórios após o término das atividades, a fim de receber a certificação.
- Acolhida dos calouros; executando ações que envolvem desde a apresentação do curso e seu projeto pedagógico, apresentação dos laboratórios e linhas de pesquisa desenvolvidas pelos professores, exposição das possibilidades de bolsas e auxílios oferecidos pela universidade e órgãos de fomento. Além de, visita guiada aos principais pontos do Campus Capão do Leão/ UFPel;
- Identificação e superação das dificuldades acadêmicas ao longo do curso: através da delegação de tutores, aos quais serão alunos em períodos mais adiantados do curso, promovendo ações de apoio ao acadêmico;
- Núcleo de Apoio ao Ensino de Biotecnologia; Melhorando o desempenho acadêmico, através de um programa planejado de monitorias com aulas de apoio para as disciplinas do curso. Tal organização está ligada e apoiada pelo NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Biotecnologia/UFPel;
- Planejamento e Execução do VI Simpósio de Biotecnologia e II Mostra Científica da Biotecnologia/UFPel; Incentivando a pesquisa e inovação com o planejamento, organização e execução de evento acadêmico/científico; Os acadêmicos envolvidos neste projeto deverão submeter relatórios após o término das atividades, a fim de receber a certificação.
Resultados Esperados
- redução da evasão;
- maior rendimento acadêmico e diminuição do índice de reprovação;
- incentivo à pesquisa e inovação em Biotecnologia;
- qualificação de transposição de conhecimento com a comunidade;
- estabelecimento de vínculos e identidade profissional;
- promoção da sensação de pertencimento.
- maior rendimento acadêmico e diminuição do índice de reprovação;
- incentivo à pesquisa e inovação em Biotecnologia;
- qualificação de transposição de conhecimento com a comunidade;
- estabelecimento de vínculos e identidade profissional;
- promoção da sensação de pertencimento.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto solicitará bolsistas (bolsas de monitoria e bolsas de ensino) para garantir as ações propostas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALAN JOHN ALEXANDER MCBRIDE | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
AMANDA SILVA HECKTHEUER | 10 | 01/06/2018 | 30/09/2018 |
AUDREY CHRISTINA DO NASCIMENTO | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
Arthur dos Santos Amaro da Silveira | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
Aury de Oliveira Filho | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
BERNARDO DE MORAES MEINE | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
BRUNO PEDROZO FERNANDES DE FREITAS | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
CAMILA RIOS PIECHA | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
CAROLINA ESTEVES DOS SANTOS | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
CAROLINE KRUSCHARDT BERGMANN ROLIM | 20 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
FABIANA KOMMLING SEIXAS | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
FABIO PEREIRA LEIVAS LEITE | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
FABRICIO ROCHEDO CONCEICAO | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
FERNANDA GELATI SEKINE | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
HENRIQUE QUEIROZ SIMÃO | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
ISADORA ANDRÉ ROSA LOPES | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
IZADORA PETER FURTADO | 10 | 01/06/2018 | 30/09/2018 |
JACKSON GABRIEL MORAIS BECKER | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
LILIANE SILVEIRA VARNES | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
LUCAS REICHERT MAUBRIGADES | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
LUCIANA BICCA DODE | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
LUCIANO DA SILVA PINTO | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
LUCIELLI SAVEGNAGO | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
LUIZE SILVA MASCARENHAS | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
LURIAN PORTO PERES | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
MARIA CLARA MARTINS FERREIRA | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
MARIANA HÄRTER REMIÃO | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
MARIANA HÄRTER REMIÃO | 8 | 13/08/2018 | 31/12/2018 |
MARTA GONCALVES AMARAL | 1 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
MATHEUS ACEVEDO MONTANO | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
MATHEUS MARQUES TORRES | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
PATRICIA MENDONÇA OLIVEIRA | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
PATRÍCIA SILVA DIAZ | 8 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
PEDRO LOPES REISSER | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON | 8 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
RAFAEL AMARAL DONASSOLO | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
RAFAEL CAGLIARI | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
RENATA ENGRACIO DE OLIVEIRA | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
SIBELE BORSUK | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
STELLA BUCHHORN DE FREITAS | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
TIAGO VEIRAS COLLARES | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
ULI TRINDADE DE ALMEIDA | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
VANESSA GALLI | 8 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
VITOR DA SILVEIRA ALBA | 8 | 16/08/2018 | 15/12/2018 |
ÉMILI GRIEP | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |