Nome do Projeto
Geração de renda e permanência
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
A permanência na universidade tem se constituído um grande desafio para os estudantes e as IFES, que buscam juntos superar as dificuldades inerentes ao próprio processo de formação e mudança de contexto familiar e social do estudante. A migração de alunos oriundos de outras cidades e estados brasileiros em busca de uma graduação acadêmica, em si só implica no enfrentamento, por parte destes e de suas famílias, em no mínimo, duas mudanças importantes: o afastamento de sua família (aspecto emocional) e a dificuldade financeira (aspecto econômico). A universidade, através das políticas de assistência estudantil procura oferecer condições de permanência e este projeto de ensino se constituem uma proposta que irá também contribuir com a geração de renda, auto-estima, socialização e prevenção de situações emocionais e psicológicas que venham a causar a evasão e retenção.
Objetivo Geral
Capacitar os alunos para a realização de pequenos ofícios que lhes possibilitem um rendimento financeiro, sem prejuízo do horário que necessitam para frequentarem as aulas.
Justificativa
Muitos alunos bolsistas da PRAE, principalmente aqueles cuja família de origem reside em outra cidade ou estado, são atendidos pelos programas de assistência estudantil, como alimentação, transporte e moradia, sem, no entanto, contar com outro recurso financeiro, visto que as condições sócio-econômicas de suas famílias não lhes permitem a tal. Em muitos casos, além desses benefícios, os alunos não recebem auxílio de ordem alguma. Tal situação interfere
diretamente no desempenho acadêmico, pois além de faltar o recurso para comprar utensílios básicos de higiene, vestuário, medicação, entre outros, os alunos não têm condições de pagar pelo xerox nem livros necessários para estudarem. Infelizmente, embora não se tenha ainda uma dimensão exata de quantos alunos enfrentam essa situação, podemos observar, por meio de entrevistas realizadas no Núcleo de Apoio Psicossocial e pelos assistentes sociais do Núcleo de Serviço Social da Coordenadoria de Integração Estudantil, que esta é a realidade de um número expressivo de alunos. Assim, cabe uma análise do problema com vistas à elaboração de uma proposta de intervenção capaz de beneficiar esse público, no sentido de oferecer aos alunos um programa de geração de renda. Desta forma, ao mesmo tempo em que lhes capacita a enfrentar tal diversidade, lhes dá condições de interagir com outros que também compartilham da mesma situação, resgatando a auto-estima e o sentimento de pertencer.
diretamente no desempenho acadêmico, pois além de faltar o recurso para comprar utensílios básicos de higiene, vestuário, medicação, entre outros, os alunos não têm condições de pagar pelo xerox nem livros necessários para estudarem. Infelizmente, embora não se tenha ainda uma dimensão exata de quantos alunos enfrentam essa situação, podemos observar, por meio de entrevistas realizadas no Núcleo de Apoio Psicossocial e pelos assistentes sociais do Núcleo de Serviço Social da Coordenadoria de Integração Estudantil, que esta é a realidade de um número expressivo de alunos. Assim, cabe uma análise do problema com vistas à elaboração de uma proposta de intervenção capaz de beneficiar esse público, no sentido de oferecer aos alunos um programa de geração de renda. Desta forma, ao mesmo tempo em que lhes capacita a enfrentar tal diversidade, lhes dá condições de interagir com outros que também compartilham da mesma situação, resgatando a auto-estima e o sentimento de pertencer.
Metodologia
Para a realização deste projeto de ensino necessitaremos de dois bolsistas, preferencialmente do curso de Artes Visuais.
Módulo I – Planejamento e Articulação
- Contatar com instituições com o objetivo de formar parcerias com organizações da sociedade civil, empresas, que possam fornecer materiais.
- Elaborar o calendário de cursos.
- Divulgar entre os alunos o calendário de cursos.
- As inscrições serão realizadas duas semanas antes do início de cada turma.
Módulo II - Execução
- No início de cada turma, será realizada uma sensibilização com os alunos inscritos para apresentação da proposta, objetivos e metodologia deste projeto de ensino.
- Realizar dois cursos de 8 horas por mês, no mínimo.
Módulo III - Comercialização
- Organizar feiras para divulgação e comercialização dos produtos confeccionados pelos alunos.
- Estudar a possibilidade de utilizar a internet como veículo de divulgação e venda de produtos.
- Buscar a integração dos alunos no sentido de formação de cooperativas e associações de forma a participar de movimentos de economia solidária que já atuam com a comercialização de seus produtos.
Módulo IV – Acompanhamento
- Acompanhamento dos alunos participantes, por meio da realização de encontros mensais
Módulo I – Planejamento e Articulação
- Contatar com instituições com o objetivo de formar parcerias com organizações da sociedade civil, empresas, que possam fornecer materiais.
- Elaborar o calendário de cursos.
- Divulgar entre os alunos o calendário de cursos.
- As inscrições serão realizadas duas semanas antes do início de cada turma.
Módulo II - Execução
- No início de cada turma, será realizada uma sensibilização com os alunos inscritos para apresentação da proposta, objetivos e metodologia deste projeto de ensino.
- Realizar dois cursos de 8 horas por mês, no mínimo.
Módulo III - Comercialização
- Organizar feiras para divulgação e comercialização dos produtos confeccionados pelos alunos.
- Estudar a possibilidade de utilizar a internet como veículo de divulgação e venda de produtos.
- Buscar a integração dos alunos no sentido de formação de cooperativas e associações de forma a participar de movimentos de economia solidária que já atuam com a comercialização de seus produtos.
Módulo IV – Acompanhamento
- Acompanhamento dos alunos participantes, por meio da realização de encontros mensais
Resultados Esperados
Com a execução deste projeto de ensino, esperamos contribuir com a melhoria da condição sócio-econômica dos alunos inscritos nos cursos e o aumento dos níveis de aprovação e permanência.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIELE ALVES DE AGUIAR | 3 | 10/08/2018 | 17/08/2018 |
ALESSANDRO PEREIRA DE SOUZA | 3 | 13/07/2018 | 13/07/2018 |
ALINE OREQUES NIENCZESKI | 3 | 28/09/2018 | 05/10/2018 |
AMELIA RODRIGUES NONTICURI | 8 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
ANA ELISA MATTOSO FERREIRA | 3 | 15/06/2018 | 22/06/2018 |
ANA PAULA TERRA PRESTES | 3 | 03/08/2018 | 03/08/2018 |
ANDRIA DE CAMPOS PORTO | 3 | 20/07/2018 | 20/07/2018 |
ANDRÉIA VARGAS BARTEL | 3 | 15/06/2018 | 22/06/2018 |
ARIELY ROSA DOS SANTOS SILVA | 3 | 28/09/2018 | 05/10/2018 |
Andriele Echeverria Bitencourt | 3 | 28/09/2018 | 05/10/2018 |
BARBARA MORAES | 3 | 15/06/2018 | 22/06/2018 |
BIANCA BESSA CORREA | 3 | 19/11/2018 | 26/11/2018 |
BRUNA LEMONS BRISOLARA | 3 | 03/08/2018 | 03/08/2018 |
BRUNA MOREIRA SELL | 3 | 24/08/2018 | 31/08/2018 |
CAROLINE ARAÚJO PIRES BARRETO | 3 | 15/06/2018 | 22/06/2018 |
Carolline Blank Da Silva | 3 | 20/07/2018 | 20/07/2018 |
DANIELLE DA SILVA BOEIRA | 3 | 24/08/2018 | 31/08/2018 |
DEBORA MONTEIRO DA SILVA | 3 | 28/09/2018 | 05/10/2018 |
Danielle Gewehr | 3 | 15/06/2018 | 22/06/2018 |
DÉBORA URRUTIA DIAS | 3 | 10/08/2018 | 17/08/2018 |
EDUARDA RIBEIRO ROSA | 3 | 13/07/2018 | 13/07/2018 |
ELIZÂNGELA FURTADO SOARES | 3 | 15/06/2018 | 22/06/2018 |
EVELLYN DOS SANTOS ALVES PEREIRA | 3 | 24/08/2018 | 31/08/2018 |
Evelin Nascimento Lima | 3 | 24/08/2018 | 31/08/2018 |
FABIANE DOMINGUES DUARTE | 3 | 10/08/2018 | 17/08/2018 |
FERNANDA FREITAS VIBOLT | 3 | 13/07/2018 | 13/07/2018 |
FERNANDA KLASEN ORESTES | 3 | 14/09/2018 | 21/09/2018 |
FRANCIELE BECKER CAMES | 3 | 28/09/2018 | 05/10/2018 |
GABRIELE IGANSI DOS SANTOS | 3 | 28/09/2018 | 05/10/2018 |
GIOVANI GARCEZ DALENOGARI ALBA | 3 | 15/06/2018 | 22/06/2018 |
HELENA DUFAU DE CARVALHO | 3 | 20/07/2018 | 20/07/2018 |
JAIRO BORGES ALVES | 3 | 15/06/2018 | 22/06/2018 |
JAMINE GABRIELLY DOS SANTOS RODRIGUES | 3 | 24/08/2018 | 31/08/2018 |
JANAINA DA SILVA GUERRA | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
JANAINA LEAL BARBOSA | 3 | 13/07/2018 | 13/07/2018 |
JANICE HELENA OLIVEIRA RIBEIRO REGO | 3 | 16/11/2018 | 23/11/2018 |
JOCIANA PEREIRA SANCHES ROMMEL | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
JORDANA SANGALLI LUFT | 3 | 20/07/2018 | 20/07/2018 |
JÉSSICA FERREIRA DA ROSA MARTINEZ | 3 | 15/06/2018 | 22/06/2018 |
KATHLEEN OLIVEIRA DE AVILA | 3 | 14/09/2018 | 21/09/2018 |
KEZIA DARIANA DE OLIVEIRA GONÇALVES | 3 | 10/08/2018 | 17/08/2018 |
LARA VALENTE FARIAS | 3 | 24/08/2018 | 31/08/2018 |
LARISSA MARTINS MACHADO | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
LAÍS APARECIDA MACIEL | 3 | 19/11/2018 | 26/11/2018 |
LISANDRA BERNI OSORIO | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
LUCIANA AZEVEDO DOS SANTOS | 3 | 28/09/2018 | 05/10/2018 |
LUINA CORREA PIRES | 3 | 24/08/2018 | 31/08/2018 |
MARCIA HELENA FRAGA SOUZA | 3 | 16/11/2018 | 23/11/2018 |
MARIA DE FATIMA FERNANDES PACHECO | 3 | 13/07/2018 | 13/07/2018 |
MARICELI LEAL PINHEIRO DE SOUSA | 3 | 15/06/2018 | 22/06/2018 |
MARINA PILGER FILGUEIRAS | 3 | 14/09/2018 | 21/09/2018 |
MARIO AUGUSTO LANA NOVAIS | 3 | 14/09/2018 | 21/09/2018 |
MARIO RENATO DE AZEVEDO JUNIOR | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
MAYARA YASMIN DA SILVA | 3 | 16/11/2018 | 23/11/2018 |
MELANIA DOS SANTOS CARDOSO VERAS | 3 | 20/07/2018 | 20/07/2018 |
MERCIA CATIUSSA SILVA SOUSA | 3 | 10/08/2018 | 17/08/2018 |
MICHELLE DIAS RODRIGUES | 3 | 28/09/2018 | 05/10/2018 |
MILENA CRISTAL MOREIRA DE OLIVEIRA | 3 | 15/06/2018 | 22/06/2018 |
MIRIAN MACHADO RODRIGUES | 3 | 13/07/2018 | 13/07/2018 |
NATALIE DE OLIVEIRA BRASIL | 3 | 24/08/2018 | 31/08/2018 |
NATANIELE LEAL SILVEIRA | 3 | 10/08/2018 | 17/08/2018 |
NATÁLIA BARROS SCHAUN | 3 | 16/11/2018 | 23/11/2018 |
NAYRA DE ALMEIDA DE SANTANA | 3 | 14/09/2018 | 21/09/2018 |
NICOLE FREITAS GONÇALVES | 3 | 24/08/2018 | 31/08/2018 |
NILSEIA FEIJO DA SILVA | 3 | 28/09/2018 | 05/10/2018 |
NIVIA BEATRIZ DE MOURA BENITES | 3 | 03/08/2018 | 03/08/2018 |
PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS DE REZENDE | 3 | 14/09/2018 | 21/09/2018 |
RAFAELA VIEIRA DE CASTRO | 3 | 20/07/2018 | 20/07/2018 |
RENATA GONÇALVES DE OLIVEIRA | 3 | 15/06/2018 | 22/06/2018 |
RITA DE CASSIA MEDEIROS RICKES | 3 | 16/11/2018 | 23/11/2018 |
ROSVITA WACHHOLZ DAS NEVES | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
SAMANTA ROSA DE OLIVEIRA | 3 | 24/08/2018 | 31/08/2018 |
SHEMENE JABER SULIMAN ABDULLAH AUDEH | 3 | 03/08/2018 | 03/08/2018 |
STEFANE BELMONTE DA SILVA | 3 | 10/08/2018 | 17/08/2018 |
STEPHANIE REGINA WAUTIER SCHAEFER BATISTA | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
SUZAN CARDOSO BALSAMO | 8 | ||
TAÍS DA SILVA DA SILVA | 3 | 24/08/2018 | 31/08/2018 |
TERCYA KYANNY SOUSA BARBOSA | 3 | 19/11/2018 | 26/11/2018 |
VERONICA SOARES ROSA | 3 | 14/09/2018 | 21/09/2018 |
VICTORIA PORTO MONKS | 3 | 13/07/2018 | 13/07/2018 |