Nome do Projeto
Geração de renda e permanência
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
A permanência na universidade tem se constituído um grande desafio para os estudantes e as IFES, que buscam juntos superar as dificuldades inerentes ao próprio processo de formação e mudança de contexto familiar e social do estudante. A migração de alunos oriundos de outras cidades e estados brasileiros em busca de uma graduação acadêmica, em si só implica no enfrentamento, por parte destes e de suas famílias, em no mínimo, duas mudanças importantes: o afastamento de sua família (aspecto emocional) e a dificuldade financeira (aspecto econômico). A universidade, através das políticas de assistência estudantil procura oferecer condições de permanência e este projeto de ensino se constituem uma proposta que irá também contribuir com a geração de renda, auto-estima, socialização e prevenção de situações emocionais e psicológicas que venham a causar a evasão e retenção.

Objetivo Geral

Capacitar os alunos para a realização de pequenos ofícios que lhes possibilitem um rendimento financeiro, sem prejuízo do horário que necessitam para frequentarem as aulas.

Justificativa

Muitos alunos bolsistas da PRAE, principalmente aqueles cuja família de origem reside em outra cidade ou estado, são atendidos pelos programas de assistência estudantil, como alimentação, transporte e moradia, sem, no entanto, contar com outro recurso financeiro, visto que as condições sócio-econômicas de suas famílias não lhes permitem a tal. Em muitos casos, além desses benefícios, os alunos não recebem auxílio de ordem alguma. Tal situação interfere
diretamente no desempenho acadêmico, pois além de faltar o recurso para comprar utensílios básicos de higiene, vestuário, medicação, entre outros, os alunos não têm condições de pagar pelo xerox nem livros necessários para estudarem. Infelizmente, embora não se tenha ainda uma dimensão exata de quantos alunos enfrentam essa situação, podemos observar, por meio de entrevistas realizadas no Núcleo de Apoio Psicossocial e pelos assistentes sociais do Núcleo de Serviço Social da Coordenadoria de Integração Estudantil, que esta é a realidade de um número expressivo de alunos. Assim, cabe uma análise do problema com vistas à elaboração de uma proposta de intervenção capaz de beneficiar esse público, no sentido de oferecer aos alunos um programa de geração de renda. Desta forma, ao mesmo tempo em que lhes capacita a enfrentar tal diversidade, lhes dá condições de interagir com outros que também compartilham da mesma situação, resgatando a auto-estima e o sentimento de pertencer.

Metodologia

Para a realização deste projeto de ensino necessitaremos de dois bolsistas, preferencialmente do curso de Artes Visuais.
Módulo I – Planejamento e Articulação
- Contatar com instituições com o objetivo de formar parcerias com organizações da sociedade civil, empresas, que possam fornecer materiais.
- Elaborar o calendário de cursos.
- Divulgar entre os alunos o calendário de cursos.
- As inscrições serão realizadas duas semanas antes do início de cada turma.
Módulo II - Execução
- No início de cada turma, será realizada uma sensibilização com os alunos inscritos para apresentação da proposta, objetivos e metodologia deste projeto de ensino.
- Realizar dois cursos de 8 horas por mês, no mínimo.
Módulo III - Comercialização
- Organizar feiras para divulgação e comercialização dos produtos confeccionados pelos alunos.
- Estudar a possibilidade de utilizar a internet como veículo de divulgação e venda de produtos.
- Buscar a integração dos alunos no sentido de formação de cooperativas e associações de forma a participar de movimentos de economia solidária que já atuam com a comercialização de seus produtos.
Módulo IV – Acompanhamento
- Acompanhamento dos alunos participantes, por meio da realização de encontros mensais

Resultados Esperados

Com a execução deste projeto de ensino, esperamos contribuir com a melhoria da condição sócio-econômica dos alunos inscritos nos cursos e o aumento dos níveis de aprovação e permanência.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIELE ALVES DE AGUIAR310/08/201817/08/2018
ALESSANDRO PEREIRA DE SOUZA313/07/201813/07/2018
ALINE OREQUES NIENCZESKI328/09/201805/10/2018
AMELIA RODRIGUES NONTICURI801/05/201831/12/2018
ANA ELISA MATTOSO FERREIRA315/06/201822/06/2018
ANA PAULA TERRA PRESTES303/08/201803/08/2018
ANDRIA DE CAMPOS PORTO320/07/201820/07/2018
ANDRÉIA VARGAS BARTEL315/06/201822/06/2018
ARIELY ROSA DOS SANTOS SILVA328/09/201805/10/2018
Andriele Echeverria Bitencourt328/09/201805/10/2018
BARBARA MORAES315/06/201822/06/2018
BIANCA BESSA CORREA319/11/201826/11/2018
BRUNA LEMONS BRISOLARA303/08/201803/08/2018
BRUNA MOREIRA SELL324/08/201831/08/2018
CAROLINE ARAÚJO PIRES BARRETO315/06/201822/06/2018
Carolline Blank Da Silva320/07/201820/07/2018
DANIELLE DA SILVA BOEIRA324/08/201831/08/2018
DEBORA MONTEIRO DA SILVA328/09/201805/10/2018
Danielle Gewehr315/06/201822/06/2018
DÉBORA URRUTIA DIAS310/08/201817/08/2018
EDUARDA RIBEIRO ROSA313/07/201813/07/2018
ELIZÂNGELA FURTADO SOARES315/06/201822/06/2018
EVELLYN DOS SANTOS ALVES PEREIRA324/08/201831/08/2018
Evelin Nascimento Lima324/08/201831/08/2018
FABIANE DOMINGUES DUARTE310/08/201817/08/2018
FERNANDA FREITAS VIBOLT313/07/201813/07/2018
FERNANDA KLASEN ORESTES314/09/201821/09/2018
FRANCIELE BECKER CAMES328/09/201805/10/2018
GABRIELE IGANSI DOS SANTOS328/09/201805/10/2018
GIOVANI GARCEZ DALENOGARI ALBA315/06/201822/06/2018
HELENA DUFAU DE CARVALHO320/07/201820/07/2018
JAIRO BORGES ALVES315/06/201822/06/2018
JAMINE GABRIELLY DOS SANTOS RODRIGUES324/08/201831/08/2018
JANAINA DA SILVA GUERRA401/05/201831/12/2018
JANAINA LEAL BARBOSA313/07/201813/07/2018
JANICE HELENA OLIVEIRA RIBEIRO REGO316/11/201823/11/2018
JOCIANA PEREIRA SANCHES ROMMEL2004/05/201831/12/2018
JORDANA SANGALLI LUFT320/07/201820/07/2018
JÉSSICA FERREIRA DA ROSA MARTINEZ315/06/201822/06/2018
KATHLEEN OLIVEIRA DE AVILA314/09/201821/09/2018
KEZIA DARIANA DE OLIVEIRA GONÇALVES310/08/201817/08/2018
LARA VALENTE FARIAS324/08/201831/08/2018
LARISSA TAVARES MARTINS401/05/201831/12/2018
LAÍS APARECIDA MACIEL319/11/201826/11/2018
LISANDRA BERNI OSORIO401/05/201831/12/2018
LUCIANA AZEVEDO DOS SANTOS328/09/201805/10/2018
LUINA CORREA PIRES324/08/201831/08/2018
MARCIA HELENA FRAGA SOUZA316/11/201823/11/2018
MARIA DE FATIMA FERNANDES PACHECO313/07/201813/07/2018
MARICELI LEAL PINHEIRO DE SOUSA315/06/201822/06/2018
MARINA PILGER FILGUEIRAS314/09/201821/09/2018
MARIO AUGUSTO LANA NOVAIS314/09/201821/09/2018
MARIO RENATO DE AZEVEDO JUNIOR401/05/201831/12/2018
MAYARA YASMIN DA SILVA316/11/201823/11/2018
MELANIA DOS SANTOS CARDOSO VERAS320/07/201820/07/2018
MERCIA CATIUSSA SILVA SOUSA310/08/201817/08/2018
MICHELLE DIAS RODRIGUES328/09/201805/10/2018
MILENA CRISTAL MOREIRA DE OLIVEIRA315/06/201822/06/2018
MIRIAN MACHADO RODRIGUES313/07/201813/07/2018
NATALIE DE OLIVEIRA BRASIL324/08/201831/08/2018
NATANIELE LEAL SILVEIRA310/08/201817/08/2018
NATÁLIA BARROS SCHAUN316/11/201823/11/2018
NAYRA DE ALMEIDA DE SANTANA314/09/201821/09/2018
NICOLE FREITAS GONÇALVES324/08/201831/08/2018
NILSEIA FEIJO DA SILVA328/09/201805/10/2018
NIVIA BEATRIZ DE MOURA BENITES303/08/201803/08/2018
PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS DE REZENDE314/09/201821/09/2018
RAFAELA VIEIRA DE CASTRO320/07/201820/07/2018
RENATA GONCALVES DE OLIVEIRA315/06/201822/06/2018
RITA DE CASSIA MEDEIROS RICKES316/11/201823/11/2018
ROSVITA WACHHOLZ DAS NEVES401/05/201831/12/2018
SAMANTA ROSA DE OLIVEIRA324/08/201831/08/2018
SHEMENE JABER SULIMAN ABDULLAH AUDEH303/08/201803/08/2018
STEFANE BELMONTE DA SILVA310/08/201817/08/2018
STEPHANIE REGINA WAUTIER SCHAEFER BATISTA401/05/201831/12/2018
SUZAN CARDOSO BALSAMO8
TAÍS DA SILVA DA SILVA324/08/201831/08/2018
TERCYA KYANNY SOUSA BARBOSA319/11/201826/11/2018
VERONICA SOARES ROSA314/09/201821/09/2018
VICTORIA PORTO MONKS313/07/201813/07/2018

Página gerada em 28/03/2024 20:13:56 (consulta levou 0.038551s)