Nome do Projeto
TEORIA E PRÁTICA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA COM ÊNFASE NO EXAME FÍSICO
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem
Resumo
A Faculdade de Enfermagem desde o ano de 2009 vem investindo na organização e manutenção de um currículo inovador que tem por objetivo formar enfermeiros generalistas aptos ao cuidado humano.
Por isso, desde o início do curso, ou seja desde o primeiro semestre da Faculdade de Enfermagem os estudantes são apresentados aos diferentes territórios e as famílias e pessoas que lá vivem, e aos serviços e profissionais que ali oferecem atendimento de saúde.
Por isso, desde muito tempo trabalhamos com a presença do estudante monitor, para que este possa acompanhar os professores e os estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem.
A inserção do monitor nos diferentes cenários de formação fortalece a partilha de conhecimento e favorece aos envolvidos que apresentem resultados efetivos no desenvolvimento de habilidades e competência para lidar com a promoção da vida e da saúde, com o processo saúde-doença e com o processo de morrer.
O estudante monitor exerce o laço de encontro entre muitas necessidades e as expectativas dos estudantes com as expectativas e o trabalho da docência. E esse encontro fortalece todo o ciclo de formação no que diz respeito as interfaces do movimento de qualificação dos profissionais enfermeiros.
Objetivo Geral
Desenvolver atividades de monitoria junto ao componente curricular Unidade do Cuidado de Enfermagem II
Justificativa
O currículo de Enfermagem oferece diferentes cenários de atuação. Entre os diferentes cenários podemos citar os laboratórios de simulação.
Por isso, o componente Curricular Unidade do Cuidado de Enfermagem II, desde sua criação conta com a participação de um monitor para auxiliar nas atividades acadêmicas de exame físico geral e exame físico específico.
A bolsa de monitoria apoia os estudantes também na organização dos portfólios, e demais atividades de ensino, o que acaba contribuindo para a qualificação do aprendizado.
A experiência da monitoria favorece ao próprio monitor aprendizado acadêmico tanto no que se refere a conhecimentos da área da saúde coletiva e da enfermagem, bem como habilidade didática, considerando a vinculação do estudante com o docente.
Por isso, o componente Curricular Unidade do Cuidado de Enfermagem II, desde sua criação conta com a participação de um monitor para auxiliar nas atividades acadêmicas de exame físico geral e exame físico específico.
A bolsa de monitoria apoia os estudantes também na organização dos portfólios, e demais atividades de ensino, o que acaba contribuindo para a qualificação do aprendizado.
A experiência da monitoria favorece ao próprio monitor aprendizado acadêmico tanto no que se refere a conhecimentos da área da saúde coletiva e da enfermagem, bem como habilidade didática, considerando a vinculação do estudante com o docente.
Metodologia
1-Leitura do Plano de Ensino
2-Participar de reuniões de avaliação/conselho de classe com os professores
3-Colaborar com a organização das atividades de avaliação
4-Realizar encontros semanais com os estudantes no Laboratórios de Exame Físico
5-Treinar em parceria com os estudantes e os professores as técnicas de verificação de sinais vitais e do exame físico geral e específico por sistemas
5-Realizar encontros semanais para apresentar as normas de elaboração de trabalhos científicos da UFPEL
6-Orientar a organização dos portfólios
7-Apoiar os professores no fechamento das atividades de avaliação
2-Participar de reuniões de avaliação/conselho de classe com os professores
3-Colaborar com a organização das atividades de avaliação
4-Realizar encontros semanais com os estudantes no Laboratórios de Exame Físico
5-Treinar em parceria com os estudantes e os professores as técnicas de verificação de sinais vitais e do exame físico geral e específico por sistemas
5-Realizar encontros semanais para apresentar as normas de elaboração de trabalhos científicos da UFPEL
6-Orientar a organização dos portfólios
7-Apoiar os professores no fechamento das atividades de avaliação
Resultados Esperados
Diminuir os índices de reprovação e evasão no Componente curricular UCE II
Qualificar a formação do enfermeiro na perspectiva teórico-prática
Favorecer o entendimento e a compreensão do estudante relacionado à construção de trabalhos científicos
Potencializar experiencias que possam permitir ao estudante compreensão e entendimento da realização do exame físico e dos sinais vitais com vistas ao aprimoramento da clínica.
Qualificar a formação do enfermeiro na perspectiva teórico-prática
Favorecer o entendimento e a compreensão do estudante relacionado à construção de trabalhos científicos
Potencializar experiencias que possam permitir ao estudante compreensão e entendimento da realização do exame físico e dos sinais vitais com vistas ao aprimoramento da clínica.
Indicadores, Metas e Resultados
Os estudantes do curso de enfermagem desde o primeiro semestre desenvolvem atividades com famílias e indivíduos nos diferentes territórios do município. Por isso, a relevância de qualificar a formação relacional, ética, cientifica e técnica desde os semestres iniciais. Até mesmo pelo fato que os estudantes matriculados neste componente curricular desenvolvem atividades de avaliação de saúde com os usuários do SUS nos domicílios.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BIANCA MACHADO DE AVILA | 1 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
BRUNO PEREIRA NUNES | 2 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
DIANA CECAGNO | 1 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
JULIE CALDAS DE TUNES | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
LIENI FREDO HERREIRA | 1 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA | 1 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
RENATA CUNHA DA SILVA | 1 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
RITA MARIA HECK | 1 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
VALERIA CRISTINA CHRISTELLO COIMBRA | 1 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
VANDA MARIA DA ROSA JARDIM | 1 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |