Nome do Projeto
Identidade e pertencimento qualificando a formação do biotecnologista: ano V
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/05/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Biotecnologia
Resumo
A universidade deve ser um local onde a identidade e o pertencimento promovam o crescimento humano e profissional. Dentro deste processo de formação, o ensino, a pesquisa e a extensão são essenciais para inserção do acadêmico na comunidade universitária e sinalização de seu papel na sociedade; a partir de então, desenvolvendo as suas potencialidades humanísticas e técnicas. Assim, projetos de ensino que favoreçam a troca de conhecimento, desenvolvam a habilidade de transposição da informação e reforcem as habilidades previstas no projeto pedagógico do curso podem proporcionar tal benefício necessário para o aluno. A Biotecnologia compreende um amplo espectro de técnicas e conhecimentos biológicos, que aliados ao uso de organismos vivos permite solucionar problemas ou produzir bens de serviço. É a intersecção de diversas áreas do conhecimento como: engenharia, química, biologia e medicina, sendo uma ciência de grande potencial agregado, que para seu desenvolvimento, necessita de um ambiente com forte base acadêmica e científica. Com isso, estimular e complementar a formação de profissionais Biotecnologistas, na forma deste projeto de ensino - com ações de auxílio acadêmico, recepção dos alunos ingressantes do ano de 2019, delegação de tutores, seminários integrativos e outras ações de apoio ao ensino torna-se fundamental para a formação do indivíduo e crescimento do curso de Biotecnologia/UFPel.
Objetivo Geral
Promover o pertencimento ao curso de Biotecnologia, consolidando a construção de um perfil profissional com qualificação científica e técnica e socialmente comprometido.
Justificativa
As escolhas acadêmicas e oportunidades na universidade contribuem para a transição onde novas responsabilidades e compromissos passam a fazer parte das rotinas. O processo de aquisição do conhecimento, de habilidades e de competências esperadas para o Biotecnologista passa a ser então meta e compromisso do curso, ao qual deve favorecer a formação ética, cidadã, científica e tecnológica qualificadas. A redução da evasão, a consolidação da identidade profissional e o pertencimento a comunidade devem então ser trabalhados coletivamente na comunidade universitária. Sendo assim, considera-se importante a realização de projetos, com a colaboração massiva dos professores do curso, a fim de impulsionar ações de apoio ao ensino, com a troca de conhecimento, integração multidisciplinar e promoção do crescimento acadêmico.
Metodologia
O projeto de ensino será desenvolvido a partir de ações propostas pelos professores e alunos colaboradores, de forma a contribuir na formação acadêmica e inserção dos futuros profissionais na comunidade. Para isso, serão realizadas reuniões sistemáticas ao longo do projeto. As ações planejadas serão aprovadas em reunião de colegiado, e executadas de acordo com plano de atividades apresentado e avaliado. Este projeto de ensino executará atividades de: ensino, transposição do conhecimento, fixação de alunos e superação das dificuldades do ingresso a vida acadêmica, assim redução da evasão. São ações planejadas dentro deste projeto:
- Acolhida dos calouros; executando ações que envolvem desde a apresentação do curso e seu projeto pedagógico, apresentação dos laboratórios e linhas de pesquisa desenvolvidas pelos professores, exposição das possibilidades de bolsas e auxílios oferecidos pela universidade e órgãos de fomento. Além de, visita guiada aos principais pontos do Campus Capão do Leão/ UFPel;
- Identificação e superação das dificuldades acadêmicas ao longo do curso: através da delegação de tutores, aos quais serão alunos em períodos mais adiantados do curso, promovendo ações de apoio ao acadêmico;
- Seminários Integradores: em um grupo de estudos integrando os alunos de todos os semestres da Biotecnologia, serão elencados temas de interesse e aplicação da Biotecnologia para ser apresentada, estudado e discutido. Melhorando o desempenho acadêmico e desenvolvendo a integração e o pertencimento ao curso e a profissão.
- Acolhida dos calouros; executando ações que envolvem desde a apresentação do curso e seu projeto pedagógico, apresentação dos laboratórios e linhas de pesquisa desenvolvidas pelos professores, exposição das possibilidades de bolsas e auxílios oferecidos pela universidade e órgãos de fomento. Além de, visita guiada aos principais pontos do Campus Capão do Leão/ UFPel;
- Identificação e superação das dificuldades acadêmicas ao longo do curso: através da delegação de tutores, aos quais serão alunos em períodos mais adiantados do curso, promovendo ações de apoio ao acadêmico;
- Seminários Integradores: em um grupo de estudos integrando os alunos de todos os semestres da Biotecnologia, serão elencados temas de interesse e aplicação da Biotecnologia para ser apresentada, estudado e discutido. Melhorando o desempenho acadêmico e desenvolvendo a integração e o pertencimento ao curso e a profissão.
Resultados Esperados
- redução da evasão;
- maior rendimento acadêmico e diminuição dos índices de reprovação;
- incentivo à pesquisa e inovação em Biotecnologia;
- qualificação de transposição de conhecimento;
- estabelecimento de vínculos e identidade profissional;
- integração entre os alunos dos diferentes semestre da graduação em Biotecnologia;
- promoção da sensação de pertencimento.
- maior rendimento acadêmico e diminuição dos índices de reprovação;
- incentivo à pesquisa e inovação em Biotecnologia;
- qualificação de transposição de conhecimento;
- estabelecimento de vínculos e identidade profissional;
- integração entre os alunos dos diferentes semestre da graduação em Biotecnologia;
- promoção da sensação de pertencimento.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALAN JOHN ALEXANDER MCBRIDE | 1 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
ALESSA ROTH DA SILVA | 2 | 12/08/2019 | 13/12/2019 |
ALICE LEMOS DE AVILA | 2 | 03/06/2019 | 31/12/2019 |
AMANDA SILVA HECKTHEUER | 2 | 03/06/2019 | 31/12/2019 |
ANA LUÍSA RIGOLIN MENGELLE BIANCHI | 2 | 12/08/2019 | 13/12/2019 |
ANDREI LUCAS PADILHA PEREIRA | 2 | 03/06/2019 | 31/12/2019 |
BRUNA MIRANDA RODRIGUES | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
DANIEL VARELA LEZICA JUNIOR | 2 | 12/08/2019 | 13/12/2019 |
DARLING DE ANDRADE LOURENÇO | 5 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
DIEGO SERRASOL DO AMARAL | 2 | 03/06/2019 | 31/12/2019 |
EDUARDA SOARES DA SILVA | 2 | 03/06/2019 | 31/12/2019 |
FABIANA KOMMLING SEIXAS | 1 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
FABIO PEREIRA LEIVAS LEITE | 1 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
FABRICIO ROCHEDO CONCEICAO | 1 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
GABRIELA DE QUADROS DA LUZ | 5 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
GEOVANE DIEL DE OLIVEIRA | 2 | 12/08/2019 | 13/12/2019 |
GIULI ARGOU MARQUES | 2 | 12/08/2019 | 13/12/2019 |
GUILHERME FEIJÓ DE SOUSA | 5 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
JENIFER FETTER | 2 | 03/06/2019 | 31/12/2019 |
JOÃO CARLOS RODRIGUES JUNIOR | 5 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
LUCIANA BICCA DODE | 1 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
LUCIANO DA SILVA PINTO | 1 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
LUCIELLI SAVEGNAGO | 1 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
MABELLE CARDIA NUNES DOS SANTOS | 2 | 03/06/2019 | 31/12/2019 |
MARIA LUIZA DE OLIVEIRA ZANINI | 5 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
MARIANA HÄRTER REMIÃO | 1 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
MARTA GONCALVES AMARAL | 1 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
NICOLE RAMOS SCHOLL | 5 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
PATRÍCIA SILVA DIAZ | 1 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON | 2 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
RAFAEL AMARAL DONASSOLO | 2 | 06/09/2019 | 31/12/2019 |
RENATA ENGRACIO DE OLIVEIRA | 2 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
SIBELE BORSUK | 1 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
THAIS LARRÉ OLIVEIRA BOHN | 1 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
TIAGO VEIRAS COLLARES | 1 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
TIFFANY THUROW BUNDE | 2 | 03/06/2019 | 31/12/2019 |
VANESSA GALLI | 1 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
VINICIUS FARIAS CAMPOS | 1 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
VINICIUS RODRIGUES RODRIGUES | 2 | 12/08/2019 | 13/12/2019 |
VIOLETTA DIAS PACCE | 2 | 06/09/2019 | 31/12/2019 |
WILLIAM BORGES DOMINGUES | 2 | 03/06/2019 | 31/12/2019 |
YAGO PIRES | 2 | 12/08/2019 | 13/12/2019 |