Nome do Projeto
PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE - PAPE
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
27/04/2019 - 27/03/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Resumo
O programa de apoio e acompanhamento pedagógico, pensado e gerido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, é uma ação estratégica que visa atender as demandas dos estudantes da UFPel, na qual idealiza um trabalho desafiador frente as crescentes dificuldades apresentadas por estudantes de nível superior. Temos como foco do trabalho o conhecimento sobre como o estudante da UFPel aprende, os resultados dessas pesquisas são muito importantes, pois indicam pistas importantes para o planejamento das ações, e estimulam a investigação sobre os fenômenos que acontecem com nossos universitários. Sendo assim, este programa tem como intuito principal, desenvolver ações estratégicas que visem prioritariamente ações voltadas a uma “psicopedagogia do cuidado”, a fim de que a instituição esteja preparada às demandas de estudantes que necessitem, prioritariamente.
Na continuidade, projetar ações que incluam professores e pais. Tal psicopedagogia abarcará uma rede de ações cooperativas e interdisciplinares entre profissionais das áreas da Psicologia, Pedagogia, Psiquiatria, enfermagem e Assistência Social. Nesta mesma esteira interdisciplinar, urge buscar aproximações entre PRAE a PRE, incluindo o NAI com um único objetivo: o de qualificar as ações que promovam a permanência e o bem-estar do estudante. Para isso temos de trabalhar em dois grandes eixos: a) uma assistência psicopedagógica que promova um bom desempenho na aprendizagem de estudantes - PRAE com (algum) apoio do NAI; b) um trabalho de apoio junto aos professores que necessitam orientação para qualificar suas práticas junto aos estudantes - PRAE e PRE.
O objetivo principal da “psicopedagogia do cuidado” visa um bom desempenho do estudante no âmbito psico emocional e acadêmico, desenvolvendo o perfil psicoemocional. A meta deverá ser uma autoformação reflexiva de estudantes da Universidade Federal de Pelotas.
Objetivo Geral
O objetivo deste programa é a promoção de ações voltadas a “psicopedagogia do cuidado” com ênfase no pedagógicos, visando o apoio à aprendizagem e acompanhamento dos estudantes da UFPel. Bem como, promovendo sua saúde integral, prioritariamente daqueles que recebem auxílios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE e apresentam baixo aproveitamento acadêmico, visando a sua permanência com qualidade na universidade.
Justificativa
Diante das dificuldades de aprendizagem e de memorização dos conteúdos em determinadas disciplinas, em alguns cursos especialmente, relatadas por estudantes que procuram orientação na PRAE, diariamente, e ainda pelos encaminhamentos de “estudantes com problemas de aprendizagem, psicológicos e sociais”, pelos professores e coordenadores de cursos, em geral, justifica-se a criação de um programa de acompanhamento pedagógico específico, que acolha, identifique e proponha dinâmicas que possam dar conta dessa demanda.
As pedagogas que atuam no acompanhamento pedagógico dos estudantes na PRAE, inicialmente compõem o quadro técnico da equipe de apoio psicopedagógico, vinculada ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NUPADI.
Esta equipe possibilita um atendimento especializado, individualmente ou em grupo, em relação às demandas apresentadas pelos universitários (quer sejam elas de natureza social/vulnerabilidade econômica, pedagógica/aprendizagem e psicológica/perturbações emocionais) que não conseguem o aproveitamento previsto nas normativas dos programas de assistência, configurando um trabalho multiprofissional e multidisciplinar.
As pedagogas que atuam no acompanhamento pedagógico dos estudantes na PRAE, inicialmente compõem o quadro técnico da equipe de apoio psicopedagógico, vinculada ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NUPADI.
Esta equipe possibilita um atendimento especializado, individualmente ou em grupo, em relação às demandas apresentadas pelos universitários (quer sejam elas de natureza social/vulnerabilidade econômica, pedagógica/aprendizagem e psicológica/perturbações emocionais) que não conseguem o aproveitamento previsto nas normativas dos programas de assistência, configurando um trabalho multiprofissional e multidisciplinar.
Metodologia
As contribuições sobre a pesquisa qualitativa em educação, das autoras MARLI ANDRÉ, 2001; BERNADETE GATI, 2007; MARIA CECÍLIA DE SOUZA MINAYO, 2008, são bases que que podem fundamentar o fazer cotidiano das pedagogas na PRAE/UFPel. Mas o grande alicerce é a escuta sensível sugerida por René Barbier (1994).
De acordo com as autoras o foco da investigação deve se centrar na compreensão dos sentidos atribuídos pelos sujeitos às suas ações e explicam, ao mesmo tempo, que para compreender esses códigos é necessário colocá-los em um contexto. Ou seja, enfatizam que a pesquisa qualitativa busca a interpretação dos fenômenos, em lugar da mensuração, a descoberta em lugar da constatação e assumem que fatos e valores, estão intimamente relacionados, tornando-se inaceitável uma postura neutra do pesquisador.
A partir dessa premissa, o trabalho pedagógico, voltado a “psicopedagogia do cuidado” pauta-se nos seguintes eixos:
1º) buscar compreender os fenômenos que acontecem com os nossos estudantes, a partir dos significados (objetivos ou subjetivos) atribuídos a eles, ao seu contexto, às suas dificuldades de aprendizagem, às suas condições de estudo, ao seu desempenho acadêmico e à sua qualidade de vida;
2º) conhecer os estudantes, observar suas atitudes, identificar e interpretar os seus significados;
3º) revisar hipóteses e relacionar com teorias e conceitos afins para proposição de ações pedagógicas e/ou técnicas de aprendizagem e estudo (individuais e em grupos), de acordo com esses contextos;
4º) propor exercícios (em grupos) que estimulem os afetos positivos e as funções executivas da mente (planejamento, organização, atenção, resolução de problemas, reflexão, senso de percepção e outras), os quais se relacionam intimamente. (BISHOP, D & SNOWLING, M, 2004) e memoriais autobiográficos sobre o processo de aprendizagem (JOSSO, 2004).
5º construção estratégias de Aprendizagem antes, durante e depois do estudo (avaliação dos métodos de estudo).
De acordo com as autoras o foco da investigação deve se centrar na compreensão dos sentidos atribuídos pelos sujeitos às suas ações e explicam, ao mesmo tempo, que para compreender esses códigos é necessário colocá-los em um contexto. Ou seja, enfatizam que a pesquisa qualitativa busca a interpretação dos fenômenos, em lugar da mensuração, a descoberta em lugar da constatação e assumem que fatos e valores, estão intimamente relacionados, tornando-se inaceitável uma postura neutra do pesquisador.
A partir dessa premissa, o trabalho pedagógico, voltado a “psicopedagogia do cuidado” pauta-se nos seguintes eixos:
1º) buscar compreender os fenômenos que acontecem com os nossos estudantes, a partir dos significados (objetivos ou subjetivos) atribuídos a eles, ao seu contexto, às suas dificuldades de aprendizagem, às suas condições de estudo, ao seu desempenho acadêmico e à sua qualidade de vida;
2º) conhecer os estudantes, observar suas atitudes, identificar e interpretar os seus significados;
3º) revisar hipóteses e relacionar com teorias e conceitos afins para proposição de ações pedagógicas e/ou técnicas de aprendizagem e estudo (individuais e em grupos), de acordo com esses contextos;
4º) propor exercícios (em grupos) que estimulem os afetos positivos e as funções executivas da mente (planejamento, organização, atenção, resolução de problemas, reflexão, senso de percepção e outras), os quais se relacionam intimamente. (BISHOP, D & SNOWLING, M, 2004) e memoriais autobiográficos sobre o processo de aprendizagem (JOSSO, 2004).
5º construção estratégias de Aprendizagem antes, durante e depois do estudo (avaliação dos métodos de estudo).
Resultados Esperados
Melhoria na qualidade e permanência de estudantes da UFPel, bem como elevar o percentual de aproveitamento, prioritariamente, de bolsista da PRAE
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRISA KEMEL ZANELLA | 2 | 27/04/2019 | 27/03/2020 |
CLAUDIA BARBOSA PEREIRA SOUSA | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
DOUGLAS DA SILVA MEIRELES | 4 | 27/04/2019 | 27/03/2020 |
ELISANDRA ESPIRITO SANTOS PINA | 20 | 26/08/2019 | 15/12/2019 |
LUCIA MARIA VAZ PERES | 4 | 27/04/2019 | 27/03/2020 |
MARCOS JEAN DA SILVA | 4 | 27/04/2019 | 27/03/2020 |
MARE AXINIA DE OLIVEIRA OSSANES | 20 | 15/05/2019 | 04/07/2019 |
REJANE BACHINI JOUGLARD | 8 | 27/04/2019 | 27/03/2020 |