Nome do Projeto
Projeto Geração de Renda e Permanência
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/05/2019 - 15/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
A permanência na universidade tem se constituído um grande desafio para os estudantes e as IFES, que buscam juntos superar as dificuldades inerentes ao próprio processo de formação e mudança de contexto familiar e social do estudante. A migração de alunos oriundos de outras cidades e estados brasileiros em busca de uma graduação acadêmica, em si só implica no enfrentamento, por parte destes e de suas famílias, em no mínimo, duas mudanças importantes: o afastamento de sua família (aspecto emocional) e a dificuldade financeira (aspecto econômico). A universidade, através das políticas de assistência estudantil procura oferecer condições de permanência e este projeto de ensino se constituem uma proposta que irá também contribuir com a geração de renda, auto-estima, socialização e prevenção de situações emocionais e psicológicas que venham a causar a evasão e retenção.

Objetivo Geral

Capacitar os alunos para a realização de pequenos ofícios que lhes possibilitem um rendimento financeiro, sem prejuízo do horário que necessitam para frequentarem as aulas.

Justificativa

Muitos alunos bolsistas da PRAE, principalmente aqueles cuja família de origem reside em outra cidade ou estado, são atendidos pelos programas de assistência estudantil, como alimentação, transporte e moradia, sem, no entanto, contar com outro recurso financeiro, visto que as condições sócio-econômicas de suas famílias não lhes permitem a tal. Em muitos casos, além desses benefícios, os alunos não recebem auxílio de ordem alguma. Tal situação interfere diretamente no desempenho acadêmico, pois além de faltar o recurso para comprar utensílios básicos de higiene, vestuário, medicação, entre outros, os alunos não têm condições de pagar pelo xerox nem livros necessários para estudarem. Infelizmente, embora não se tenha ainda uma dimensão exata de quantos alunos enfrentam essa situação, podemos observar, por meio de entrevistas realizadas no Núcleo de Apoio Psicossocial e pelos assistentes sociais do Núcleo de Serviço Social da Coordenadoria de Integração Estudantil, que esta é a realidade de um número expressivo de alunos. Assim, cabe uma análise do problema com vistas à elaboração de uma proposta de intervenção capaz de beneficiar esse público, no sentido de oferecer aos alunos um programa de geração de renda. Desta forma, ao mesmo tempo em que lhes capacita a enfrentar tal diversidade, lhes dá condições de interagir com outros que também compartilham da mesma situação, resgatando a auto-estima e o sentimento de pertencer.

Metodologia

Para a realização deste projeto de ensino necessitaremos de um bolsista, preferencialmente do curso de Artes Visuais.
A metodologia deste projeto de ensino prevê as seguintes atividades:
- Elaboração do calendário de cursos e divulgação do mesmo nos meios de comunicação acessados pelos estudantes;
- Realização de dois cursos de 3 horas por mês, no mínimo.
- Organização de feiras mensais para divulgação e comercialização dos produtos confeccionados pelos alunos.
- Estudo sobre a possibilidade de utilizar a internet como veículo de divulgação e venda de produtos.
- Formação de um grupo com vistas à participação do mesmo em movimentos de economia solidária que já atuam com a comercialização de seus produtos;
- Criação o Ateliê Livre, um espaço destinado aos alunos que queiram aprender artesanato, no qual eles possam frequentar e produzir seus trabalhos, em horários pré-estabelecidos e divulgados.

Resultados Esperados

Com a execução deste projeto de ensino, esperamos contribuir com a melhoria da condição sócio-econômica dos alunos inscritos nos cursos e o aumento dos níveis de aprovação e permanência.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMELIA RODRIGUES NONTICURI815/05/201915/12/2019
JANAINA DA SILVA GUERRA415/05/201915/12/2019
JOCIANA PEREIRA SANCHES ROMMEL2015/05/201915/12/2019
LISANDRA BERNI OSORIO415/05/201915/12/2019
MARIO RENATO DE AZEVEDO JUNIOR415/05/201915/12/2019
STEPHANIE REGINA WAUTIER SCHAEFER BATISTA415/05/201915/12/2019
SUZAN CARDOSO BALSAMO4

Página gerada em 18/04/2024 07:11:30 (consulta levou 0.022887s)