Nome do Projeto
Projeto de ensino: fortalecendo articulação entre teoria e prática na formação em enfermagem
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/05/2015 - 28/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem
Resumo
No processo de formação previsto pelas diretrizes curriculares a articulação entre diferentes conteúdos e espaços de formação se constitui em um importante foco orientativo dos cursos de graduação, particularmente na área de saúde, conforme Parecer CNE/CES nº 1.133, de 7 de agosto de 2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição.e Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.
Aspectos como uma formação orientada por competências, voltada para a construção do conhecimento no processo ensino aprendizagem em uma perspectiva que favoreça um estudante com uma postura pró-ativa, com vistas a aprender a aprender implica em construir espaços de formação que inclua métodos e ferramentas capazes de contribuir com diferentes formas e ferramenta de aprendizagem, favorecendo processos particularizados do estudante.
Assim este projeto pretende contribuir através de espaços e atividades que permitam o desenvolvimento de habilidades e competências esperadas na formação em enfermagem, particularmente no que se refere a espaços protegidos de ensino: laboratórios de simulação e anátomo-funcional; laboratórios de buscas, leituras e produção textual e suporte teórico- pratico de atividades no território e em serviços de saúde.
Objetivo Geral
Construir espaços de articulação de teoria e pratica que contribuam na formação em enfermagem.
Justificativa
De acordo com as diretrizes curriculares nacionais para os cursos graduação em Enfermagem o perfil dos egressos do curso deverá contemplar um enfermeiro generalista, crítico, reflexivo, competente em sua prática, responsável ética e socialmente e capaz de conhecer e intervir sobre as situações e problemas referentes ao processo saúde-doença prevalentes no país e na região em que vive, atendendo as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao pensar e estruturar a formação com vistas ao objetivo apresentado defini-se por uma intervenção pedagógica e um a abordagem metodológica orientada pela necessidade de integração entre conteúdos teóricos, competências e habilidades. Que estes se apresentem mediados pela reflexão e movidos pela produção do conhecimento, através da inserção em concretas realidades.
Neste sentido, o espaço de formação fundamental para o enfermeiro é o Sistema Único de Saúde enquanto sistematização da atenção em saúde/processo de construção de uma atenção orientada pela universalidade, igualdade e qualidade de atenção em saúde.
Dentro dessa perspectiva, uma metodologia que se revela imensamente qualificada, é justamente a abordagem construtivista, através de práticas ativas para que possa ser valorizado o conhecimento prévio de cada um dos envolvidos, construindo assim, um espaço de formação e desenvolvimento de novos saberes.
Nesta concepção reafirma-se então a noção de avaliação que tenha como princípio proporcionar uma avaliação formativa, a qual se revela pelo principio diagnóstico. Sendo este um processo individual, voltado ao processo de aprendizagem. Será respeitado o espaço/tempo de cada um para que a aprendizagem ocorra de forma progressiva em direção ao perfil esperado para cada situação de aprendizagem.
Neste cenário teórico, Demo (1995, p.130) alerta que “o mero repasse copiado não tem sentido pedagógico”, pois o contato pedagógico próprio da educação superior é aquele mediado pela produção/reconstrução de conhecimento. Urge então a necessidade de se romper com a pedagogia da pura transmissão e reprodução de conhecimentos.
Neste sentido espaço protegido de formação contribuem no processo de aprendizado e no processo de avaliação diagnóstica.
Desde 2009, quando da implementação do novo currículo a Faculdade de Enfermagem tem feito esforços no sentido de atender necessidades particularizada do estudantes, promovendo espaços e ferramentas de aprendizagem bastante utilizadas quando do diagnostico de necessidades diferenciada e também no processos transferência e reopções.
Ao pensar e estruturar a formação com vistas ao objetivo apresentado defini-se por uma intervenção pedagógica e um a abordagem metodológica orientada pela necessidade de integração entre conteúdos teóricos, competências e habilidades. Que estes se apresentem mediados pela reflexão e movidos pela produção do conhecimento, através da inserção em concretas realidades.
Neste sentido, o espaço de formação fundamental para o enfermeiro é o Sistema Único de Saúde enquanto sistematização da atenção em saúde/processo de construção de uma atenção orientada pela universalidade, igualdade e qualidade de atenção em saúde.
Dentro dessa perspectiva, uma metodologia que se revela imensamente qualificada, é justamente a abordagem construtivista, através de práticas ativas para que possa ser valorizado o conhecimento prévio de cada um dos envolvidos, construindo assim, um espaço de formação e desenvolvimento de novos saberes.
Nesta concepção reafirma-se então a noção de avaliação que tenha como princípio proporcionar uma avaliação formativa, a qual se revela pelo principio diagnóstico. Sendo este um processo individual, voltado ao processo de aprendizagem. Será respeitado o espaço/tempo de cada um para que a aprendizagem ocorra de forma progressiva em direção ao perfil esperado para cada situação de aprendizagem.
Neste cenário teórico, Demo (1995, p.130) alerta que “o mero repasse copiado não tem sentido pedagógico”, pois o contato pedagógico próprio da educação superior é aquele mediado pela produção/reconstrução de conhecimento. Urge então a necessidade de se romper com a pedagogia da pura transmissão e reprodução de conhecimentos.
Neste sentido espaço protegido de formação contribuem no processo de aprendizado e no processo de avaliação diagnóstica.
Desde 2009, quando da implementação do novo currículo a Faculdade de Enfermagem tem feito esforços no sentido de atender necessidades particularizada do estudantes, promovendo espaços e ferramentas de aprendizagem bastante utilizadas quando do diagnostico de necessidades diferenciada e também no processos transferência e reopções.
Metodologia
As áreas de competência saúde, gestão, e investigação cientifica, serão desenvolvidas pelas subáreas: cuidados as necessidades individuais em saúde, cuidados as necessidades coletivas em saúde, organização do trabalho em saúde, estudo e pesquisa em saúde que movimentam os saberes para a formação do perfil profissional do enfermeiro.
Os saberes serão organizados temporalmente em quatro unidades educacionais:
- unidade de simulação: laboratório de exame físico e procedimentos dirigidos a adultos, mulheres, crianças e saúde mental;
- unidade anatomo-funcional: laboratório de suporte e articulação de conteúdos de anatomia, fisiologia e exame físico;
- unidade de construção de portfólio: oficinas continuas de busca, leitura, analise de produção cientifica e construção de portfólios
- unidade de suporte as atividades pratica no território e serviços de saúde
Os procedimentos para intervenção pedagógica referendados neste Projeto pretende contribuir para o entrelaçamento teórico que visa sustentar, auxiliar e legitimar a concepção curricular, possibilitando avançar no processo de formação em saúde e enfermagem.
É inegável que são múltiplas as formas de conceber o fenômeno educativo. O mesmo pode ser analisado sob o ponto de vista humano, histórico e multidimensional e sua abordagem, para Mizukami (1986) pode se dar pelas formas cognitiva, emocional, sócio-política e cultural. São todos estes aspectos que funcionam em conjunto, seja um mais promovido que outro, mas de forma integrada e associativa, no qual o destaque para apenas um fator pode levar a divergência focal do fenômeno.
Estas considerações nos encaminham para uma prática na qual o educador assume o papel de facilitador do processo ensino e aprendizagem, que, nesta perspectiva nos remete para uma abordagem mais detalhada à respeito dos procedimentos e instrumentos.
Os disparadores da aprendizagem em cenários reais de Unidades Básicas de Saúde e Hospitais serão as situações reais dos usuários dos serviços e do contexto de trabalho em saúde que serão identificadas e trabalhadas no próprio serviço e nos encontros de estudo e formação.
Os disparadores de aprendizagem podem ser: demandas de campo; temas articulados as atividades previstas em campo; apresentação de produtos produzidos no território ou nos espaços de atividade prática (diagnósticos; acompanhamento de famílias...);
A simulação da prática visa o desenvolvimento das capacidades necessárias ao domínio da competência nas áreas de saúde, de gestão e sistematização da assistência. São espaços protegidos que simulam cenários da pratica de cuidados a saúde, onde os estudantes realizam atendimentos em pacientes simulados, realizam procedimentos em manequins e ou bonecos. Estarão acompanhados por um facilitador que avaliará o desempenho das capacidades voltadas ao perfil do profissional a ser formado.
O portfólio é um espaço em que o estudante descreve seu aprendizado. Trata-se de síntese reflexiva elaborada pelo aluno e complementada com buscas referenciadas. Assim sendo, o portfólio pode ser definido como um continente de diferentes classes de documentos (notas pessoais, experiências de atividade, trabalhos pontuais, pesquisa sobre os temas em questão, processos de ensino-aprendizagem). Objetiva registrar o que o aluno aprendeu com a atividade; expor as dificuldades e o que ajudou a resolver.
O conjunto dos registros proporciona aos alunos e facilitador uma visão geral do processo de aprendizagem vivido, evidências do conhecimento que foi sendo construído, das estratégias usadas para aprender e da disposição de quem o elabora para continuar aprendendo.
Permite estimular os alunos na condução da sua própria aprendizagem e auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências inerentes a profissões que requerem atitudes reflexivas em face de situações novas.
Ferramenta que tem o potencial de contemplar as produções dos alunos em um largo período de tempo e de traduzir não somente sua maneira de pensar (dimensão cognitiva) como seus sentimentos e atitudes (dimensão afetiva) e sua maneira de agir (dimensão procedimental), trazendo em suas reflexões autores, assim como a adequada citações das referencias utilizadas.
Assim propõe-se a estruturação de diferentes grupos de estudo e aprendizagem considerando as grandes áreas de formação e objetivos previstos no projeto político pedagógico em curso, são eles: grupos de simulação, de anatomo-funcional, construção de portfólio e suporte as atividades práticas.
Os saberes serão organizados temporalmente em quatro unidades educacionais:
- unidade de simulação: laboratório de exame físico e procedimentos dirigidos a adultos, mulheres, crianças e saúde mental;
- unidade anatomo-funcional: laboratório de suporte e articulação de conteúdos de anatomia, fisiologia e exame físico;
- unidade de construção de portfólio: oficinas continuas de busca, leitura, analise de produção cientifica e construção de portfólios
- unidade de suporte as atividades pratica no território e serviços de saúde
Os procedimentos para intervenção pedagógica referendados neste Projeto pretende contribuir para o entrelaçamento teórico que visa sustentar, auxiliar e legitimar a concepção curricular, possibilitando avançar no processo de formação em saúde e enfermagem.
É inegável que são múltiplas as formas de conceber o fenômeno educativo. O mesmo pode ser analisado sob o ponto de vista humano, histórico e multidimensional e sua abordagem, para Mizukami (1986) pode se dar pelas formas cognitiva, emocional, sócio-política e cultural. São todos estes aspectos que funcionam em conjunto, seja um mais promovido que outro, mas de forma integrada e associativa, no qual o destaque para apenas um fator pode levar a divergência focal do fenômeno.
Estas considerações nos encaminham para uma prática na qual o educador assume o papel de facilitador do processo ensino e aprendizagem, que, nesta perspectiva nos remete para uma abordagem mais detalhada à respeito dos procedimentos e instrumentos.
Os disparadores da aprendizagem em cenários reais de Unidades Básicas de Saúde e Hospitais serão as situações reais dos usuários dos serviços e do contexto de trabalho em saúde que serão identificadas e trabalhadas no próprio serviço e nos encontros de estudo e formação.
Os disparadores de aprendizagem podem ser: demandas de campo; temas articulados as atividades previstas em campo; apresentação de produtos produzidos no território ou nos espaços de atividade prática (diagnósticos; acompanhamento de famílias...);
A simulação da prática visa o desenvolvimento das capacidades necessárias ao domínio da competência nas áreas de saúde, de gestão e sistematização da assistência. São espaços protegidos que simulam cenários da pratica de cuidados a saúde, onde os estudantes realizam atendimentos em pacientes simulados, realizam procedimentos em manequins e ou bonecos. Estarão acompanhados por um facilitador que avaliará o desempenho das capacidades voltadas ao perfil do profissional a ser formado.
O portfólio é um espaço em que o estudante descreve seu aprendizado. Trata-se de síntese reflexiva elaborada pelo aluno e complementada com buscas referenciadas. Assim sendo, o portfólio pode ser definido como um continente de diferentes classes de documentos (notas pessoais, experiências de atividade, trabalhos pontuais, pesquisa sobre os temas em questão, processos de ensino-aprendizagem). Objetiva registrar o que o aluno aprendeu com a atividade; expor as dificuldades e o que ajudou a resolver.
O conjunto dos registros proporciona aos alunos e facilitador uma visão geral do processo de aprendizagem vivido, evidências do conhecimento que foi sendo construído, das estratégias usadas para aprender e da disposição de quem o elabora para continuar aprendendo.
Permite estimular os alunos na condução da sua própria aprendizagem e auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências inerentes a profissões que requerem atitudes reflexivas em face de situações novas.
Ferramenta que tem o potencial de contemplar as produções dos alunos em um largo período de tempo e de traduzir não somente sua maneira de pensar (dimensão cognitiva) como seus sentimentos e atitudes (dimensão afetiva) e sua maneira de agir (dimensão procedimental), trazendo em suas reflexões autores, assim como a adequada citações das referencias utilizadas.
Assim propõe-se a estruturação de diferentes grupos de estudo e aprendizagem considerando as grandes áreas de formação e objetivos previstos no projeto político pedagógico em curso, são eles: grupos de simulação, de anatomo-funcional, construção de portfólio e suporte as atividades práticas.
Resultados Esperados
Espera-se que o projeto permita qualificar o principio diagnóstico da avaliação proposta no projeto pedagógico e que a estruturação de espaços de formação qualifique a formação reduzindo reprovação e estimulando a inserção dos estudantes nos cenários de aprendizagem reduzindo evasão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALLAN MARCOS DA SILVA PALHETA | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
ANA AMALIA PEREIRA TORRES | 4 | 04/05/2015 | 28/04/2017 |
ANA CAROLINA PADUA LOPES | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
ANA CLARA DE BRITO CRUZ | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
ANA PAULA GARCIA BARRAGAN | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
ANDRÉIA INÊS ENGELMANN | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
BRUNA ALVES DOS SANTOS | 20 | 02/05/2016 | 28/04/2017 |
BRUNA FERREIRA RIBEIRO | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
BRUNO PEREIRA NUNES | 2 | 06/06/2016 | 30/12/2016 |
CAMILA TIMM BONOW | 20 | 11/05/2015 | 31/07/2015 |
CARLOS ALBERTO DOS SANTOS TREICHEL | 2 | 04/05/2015 | 28/04/2017 |
CAROLINE KRUGER CASTRO | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
CELMIRA LANGE | 2 | 06/07/2015 | 31/12/2015 |
CHRISTIAN LORET DE MOLA ZANATTI | 3 | 07/11/2016 | 30/12/2016 |
CRYSHNA LETÍCIA KIRCHESCH | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
DENILSON REHLING LOPES | 20 | 01/08/2015 | 31/12/2015 |
DIANA CECAGNO | 3 | 06/06/2016 | 30/12/2016 |
DIOGO HENRIQUE TAVARES | 20 | 11/05/2015 | 31/07/2015 |
EDSON ELIZEU ESCHEVANI TAKEHISA | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
EDUARDA ROSADO SOARES | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
ELISA SEDREZ MORAIS | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
GLAUCIA JAINE SANTOS DA SILVA | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
JANAINA DO COUTO MINUTO | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
JESSICA CARDOSO VAZ | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
JOSÉ HENRIQUE DIAS DE SOUSA | 20 | 11/05/2015 | 30/12/2016 |
JULIANA BORDONI CANÊZ | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
JULIANA GRACIELA VESTENA ZILLMER | 2 | 04/05/2015 | 28/04/2017 |
JÉSSICA JESKE DUARTE DEVANTIER | 20 | 15/07/2015 | 31/12/2015 |
JÉSSICA MORÉ PAULETTI | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
JÉSSICA ROSSALES DA SILVA | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
KARINE LEMOS MACIEL | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
LAINE BERTINETTI ALDRIGHI | 20 | 11/05/2015 | 31/07/2015 |
MANOELLA SOUZA DA SILVA | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
MARIANA DIAS DE ALMEIDA | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
MARIANA LUCHESE VASEM | 2 | 04/05/2015 | 28/04/2017 |
MARILU CORREA SOARES | 2 | 04/05/2015 | 28/04/2017 |
MARINÉIA ALBRECHT KICKHÖFEL | 20 | 16/05/2016 | 30/12/2016 |
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA | 2 | 04/05/2015 | 28/04/2017 |
MILENA OLIVEIRA COSTA | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
MÔNICA GISELE GARCIA KÖNZGEN | 20 | 01/08/2015 | 31/12/2015 |
NATHALIA DA SILVA SCHNEIDER | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
NORLAI ALVES AZEVEDO | 3 | 06/06/2016 | 30/12/2016 |
PEDRO MÁRLON MARTTER MOURA | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
PIERRE FERNANDO TIMM | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
RAQUEL CAGLIARI | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
RENATA CUNHA DA SILVA | 4 | 04/05/2015 | 28/04/2017 |
RICARDO AIRES DA SILVEIRA | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
ROXANA ISABEL CARDOZO GONZALES | 2 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
SIMONE COELHO AMESTOY | 2 | 04/05/2015 | 31/07/2015 |
SUEINE VALADAO DA ROSA | 4 | 04/05/2015 | 28/04/2017 |
SUELE MANJOURANY SILVA DURO | 3 | 06/06/2016 | 30/12/2016 |
TAINÁ MOLINA SCHNORR | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
TATIANE MACHADO DA SILVA | 4 | 04/05/2015 | 28/04/2017 |
TEILA CEOLIN | 2 | 04/05/2015 | 28/04/2017 |
VALERIA CRISTINA CHRISTELLO COIMBRA | 2 | 04/05/2015 | 28/04/2017 |
VANDA MARIA DA ROSA JARDIM | 4 | 04/05/2015 | 28/04/2017 |
VIVIANE MARTEN MILBRATH | 2 | 04/05/2015 | 28/04/2017 |
YASMIN SALDANHA GENEROSO | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |