Nome do Projeto
Elementos e técnicas em iluminação cênica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 15/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
Presente em todos os espetáculos cênicos - a exceção plausível são aqueles realizadas na rua, durante o dia, utilizando-se da luz do sol - a iluminação cênica cumpre diversas funções dentro da cena, incluindo aí a função de permitir que os atores/bailarinos/performers e os materiais cênicos sejam visíveis para os espectadores
Dentre os elementos que compõem a cena teatral, a iluminação é certamente um daqueles que mais guarda relações com o desenvolvimento tecnológico, no sentido de estar relacionado com o manuseio e domínio de equipamentos e aparelhos específicos (refletores). Além de todo referencial estético que o iluminador (o light designer) deve possuir, é necessário o conhecimento e o domínio desses equipamentos para que sua utilização seja otimizada.
Objetivo Geral
Apresentar aos alunos de Artes Cênicas os conhecimentos básicos da Iluminação Cênica enquanto linguagem do espetáculo em diálogo com as outras áreas do fazer cênico.
Justificativa
Os cursos de Teatro e Dança Licenciatura da UFPel, como parte de seu Projeto Pedagógico, ofertam aos discentes um série de disciplinas que envolvem apresentações cênicas. O próprio ofício de professor dessas artes frequentemente exige ou propõe que os alunos façam apresentações públicas. Dentro disso, o domínio ou o conhecimento de técnicas de iluminação torna-se um valioso auxílio para que essas apresentações sejam bem sucedidas, proporcionando a elas um acabamento e um refinamento estético que se não ocorreriam sem a utilização correta e eficaz desses equipamentos;
O conhecimento dos equipamentos e aparelhos utilizados em teatros ou em salas que se destinam a apresentações artísticas, a montagem, afinação e operação de luz, configuram-se domínios do conhecimento extremamente úteis para os licenciandos em Teatro e Dança.
O conhecimento dos equipamentos e aparelhos utilizados em teatros ou em salas que se destinam a apresentações artísticas, a montagem, afinação e operação de luz, configuram-se domínios do conhecimento extremamente úteis para os licenciandos em Teatro e Dança.
Metodologia
Uma vez que diversas disciplinas de ambos os cursos envolvem a apresentação pública de trabalhos, o Projeto de Ensino atuará na orientação e apoio dos discentes envolvidos nessas disciplinas, que listamos a seguir:
Teatro: Interpretação I, Interpretação II, Encenação Teatral I, Encenação Teatral II, Montagem Teatral I, Montagem Teatral II.
Dança: Composição Coreográfica I, Composição Coreográfica II, Composição Coreográfica III, Montagem de espetáculo I, Montagem de espetáculo II
Teatro: Interpretação I, Interpretação II, Encenação Teatral I, Encenação Teatral II, Montagem Teatral I, Montagem Teatral II.
Dança: Composição Coreográfica I, Composição Coreográfica II, Composição Coreográfica III, Montagem de espetáculo I, Montagem de espetáculo II
Resultados Esperados
Espera-se com o projeto otimizar a utilização dos equipamentos e aparelhos existentes nos cursos de Teatro e Dança Licenciatura da UFPel, assim como proporcionar aos alunos um maior conhecimento tanto da técnica como da estética da iluminação cênica, contribuindo assim para uma formação mais completa dos discentes de ambos os cursos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANO MORAES DE OLIVEIRA | 1 | 11/05/2015 | 15/12/2015 |
CAROLINA POHLMANN DE OLIVEIRA | 20 | 11/05/2015 | 14/10/2015 |
DANIEL FURTADO SIMOES DA SILVA | 2 | 11/05/2015 | 15/12/2015 |
DANIELA LLOPART CASTRO | 1 | 11/05/2015 | 15/12/2015 |
EDERSON DE CARVALHO PESTANA | 2 | 11/05/2015 | 15/12/2015 |
GIOVANA CONSORTE DE SOUZA | 1 | 11/05/2015 | 15/12/2015 |
JOHANN BORDALO OSSANES | 20 | 23/10/2015 | 15/12/2015 |
JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA | 1 | 11/05/2015 | 15/12/2015 |
MAIARA CRISTINA MORAES GONCALVES | 1 | 11/05/2015 | 15/12/2015 |
PAULO JOSE GERMANY GAIGER | 1 | 11/05/2015 | 15/12/2015 |