Nome do Projeto
LEVANTAMENTO E SISTEMATIZAÇÃO DE DADOS SOBRE MUSEUS DE MEMÓRIA NA AMÉRICA LATINA E ANGLO-SAXÔNICA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/08/2019 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a inscrição dos Museus de Memória no imaginário turístico . Os Museus de Memória, tipologia museológica que se desenvolve expressivamente a partir dos anos 1990 como um dos elementos do que Annette Wieviorka (1998) denominou como “a era do testemunho”, trazem como presssupostos fundamentais o dever da denúncia de um passado trágico, a reparação simbólica pela memória e a busca pela garantia da transmissão dessa herança para as gerações futuras. Estes museus multiplicam-se em escala planetária no cenário contemporâneo marcado por violências associadas aos regimes ditatoriais, aos crimes de massa, totalitarismos, genocídios (CHEVALIER,LEFORT,2016) bem como aos processos identitários ancorados em rupturas, sofrimentos e exclusões.
Substitutos compensatórios da falta de uma verdadeira reconstrução histórica e jurídica do passado em um presente marcado pelo trauma (ANDERMAN, 2014) os museus de memória irrompem na cena pública como agenciadores de uma memória difícil e na busca de sentidos de pertencimento, utilizando-se para tanto de diferentes dispositivos e critérios museológicos que, ora afirmam a perspectiva teórico-metodológica do que Waldisia Rússio definiu como fato museal, a relação do homem, sujeito conhecedor, com o objeto, parte da realidade também integrada e sobre a qual ele tem o poder de agir (RÚSSIO GUARNIERI,1984), ora colocando-a em questionamento, pois a matéria tangível ou intangível conformadora dos museus de memória está, via de regra, inapreensível uma vez que se constitui no campo do indizível: como traduzir a tortura? Com qual léxico definir o sofrimento? Com que instrumentos mostrar o que não se quer ver?
O processo de constituição destes museus, ainda que emergindo de buscas memoriais e em contextos de recuperação de passados traumáticos, segue as normatizações e princípios regulatórios da instituição museu no seu sentido mais restrito- o reconhecimento do valor memorial do que ali é deposto seguindo um rito de passagem (documentação, registro, catalogação), atravessado por práticas que removem objetos, narrativas, documentos, de suas vidas ordinárias e os elevam a condição de acervo (HERTZ, CHAPPAZ-WIRTHNER, 2012; BRULON, 2016). Este processo pressupõe que os bens que entram para um museu deixam de ser pessoais e assumem um outro estatuto- o de bens simbólicos- transcendendo assim sua materialidade e trajetória intima e passando a representar a “passagem do visível ao invisível”.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
Este projeto tem por objetivo analisar os impactos da inscrição de museus de memória no cenário urbano, identificados como atrativos turísticos e como agenciadores de relações sociais, econômicas e políticas no contexto no qual estão inseridos.
Objetivos específicos
1. Elaborar uma descrição densa sobre os museus de memória no âmbito da América Latina e Anglo-Saxônica, enfatizando as relações que apresentam no contexto social no qual estão inseridos.
2.Descrever os processos históricos e sociais que orientaram a formação dos museus de memória com ênfase nas três instituições selecionadas para o aprofundamento da pesquisa.
3. Aferir como estas instituições interagem no contexto urbano em que se encontram, verificando quais alterações, benefícios e redes se formaram a partir delas.
4. Averiguar como estas instituições estão inseridas em circuitos turísticos.
5. Definir o perfil dos visitantes que frequentam as instituições analisadas, buscando identificar as motivações que os levam a estes museus.
6. Identificar as estratégias e dispositivos museológicos implementados pelos museus no processo de comunicação com o público visitante.
7. Identificar os espaços museológicos para acolhimento do público.
8. Averiguar as formas de financiamento da instituição museológica e os impactos da visitação no orçamento da mesma.
9. Analisar materiais de divulgação do museu e outros colocados à disposição do visitante como os souvenirs comercializados no interior dos mesmos.
10. Compreender como o museu se insere na dinâmica do turismo e as possíveis consequências disso no que se refere aos processos sociais de produção da memória do sofrimento.
Este projeto tem por objetivo analisar os impactos da inscrição de museus de memória no cenário urbano, identificados como atrativos turísticos e como agenciadores de relações sociais, econômicas e políticas no contexto no qual estão inseridos.
Objetivos específicos
1. Elaborar uma descrição densa sobre os museus de memória no âmbito da América Latina e Anglo-Saxônica, enfatizando as relações que apresentam no contexto social no qual estão inseridos.
2.Descrever os processos históricos e sociais que orientaram a formação dos museus de memória com ênfase nas três instituições selecionadas para o aprofundamento da pesquisa.
3. Aferir como estas instituições interagem no contexto urbano em que se encontram, verificando quais alterações, benefícios e redes se formaram a partir delas.
4. Averiguar como estas instituições estão inseridas em circuitos turísticos.
5. Definir o perfil dos visitantes que frequentam as instituições analisadas, buscando identificar as motivações que os levam a estes museus.
6. Identificar as estratégias e dispositivos museológicos implementados pelos museus no processo de comunicação com o público visitante.
7. Identificar os espaços museológicos para acolhimento do público.
8. Averiguar as formas de financiamento da instituição museológica e os impactos da visitação no orçamento da mesma.
9. Analisar materiais de divulgação do museu e outros colocados à disposição do visitante como os souvenirs comercializados no interior dos mesmos.
10. Compreender como o museu se insere na dinâmica do turismo e as possíveis consequências disso no que se refere aos processos sociais de produção da memória do sofrimento.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINA GOMES NOGUEIRA | 15 | 03/08/2019 | 31/12/2020 |
JOSÉ ANDREAS TABARÉ CURBELO KNUTSON | 5 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
Juliane Conceição Primon Serres | 3 | 02/08/2018 | 02/08/2019 |
RITA JULIANA SOARES POLONI | 3 | 02/08/2018 | 02/08/2019 |